quarta-feira, 10 de junho de 2009

O DESAFIADOR-JOSE LUIS GARCÍA-LOPEZ






DEADMAN-O DESAFIADOR DE JOSE LUIS GARCÍA-LOPEZ

As primeiras coisas que vi de García-Lopez foram as aventuras do Jonah Hex publicadas pela EBAL, depois encontrei seu traço em algumas aventuras do SUPERMAN em Formatinho, da mesma EBAL. Quando a editora abril lançou os heróis DC, um dos títulos que mais fizeram sucesso foi ESQUADRÃO ATÁRI desenhado pelo espanhol.
Durante os anos 80 Garcia-Lopez tornou-se desenhista referência para a DC.Começou no titulo weird werstern tales ( Jonah Hex) nos anos 70 e muito influenciado por dois gigantes, Joe Kubert e Neal Adams, o desenhista marca sua presença com desenhos cheios de força,dinamismo e jovialidade.Suas mulheres são lindas e muito reais e sua composição de pagina é ao mesmo tempo simples e de um domínio de posta em cena que somente os grandes desenhistas possuem. Se você gosta da DC ou do Super-Homem, provavelmente você já viu um desenho do Garcia-Lopez...
Mas aqui neste post eu quero falar sobre o DEADMAN (no Brasil DESAFIADOR) de García-Lopez. Ele tem uma longa seqüência de histórias com Boston Brand. Na ultima vez que vemos o personagem, ele está juntamente com Batman e Cleveland, em NANDA PARBAT e tinham acabado de deter um ataque da LIGA DOS ASSASSINOS chefiada pelo SENSEI, que queria vingar-se de RAMA KUSHNA. Esta aventura, desenhada por NEAL ADAMS com roteiro de BOB HANEY foi publicada no Brasil em SUPER-HOMEM Nº34 -editora abril 1987. Nós brasileiros tivemos que esperar apenas um mês para ler a continuação desta aventura, pois no SUPER-HOMEM Nº35 era publicado o trabalho de García-Lopez com Deadman.Mas para os leitores americanos não foi assim...
Em 1986 o escritor ANDREW HELFER e Lopez queriam reintegrar ao universo DC o personagem Desafiador e continuaram contando a história do ponto onde Adams e Haney haviam parado. Infelizmente este brilhante trabalho foi eclipsado pelos trabalhos de JOHN BYRNE - MAN OF STEEL e FRANK MILLER- BATMAN YEAR ONE e acabou ficando em somente quatro edições ( super-homem abril 1987 # 35,36,38, e superamigos abril 1987 #27 ).
García- Lopez voltaria á personagem Boston Brand no ano de 2001 através da mini série DEADMAN: DEAD AGAIN - aqui lançada pela BRAIN STORE editora na coleção DARK HEROES. Foram cinco números em formato americano e em ótima qualidade gráfica. - Desta vez fazendo as capas- lindíssimas por sinal. Esta mini série era mais uma tentativa de lançar a série do personagem. Mas novamente foi em vão. Porém, serviu para que mais uma vez JOSE LUIS GARCÍA-LOPEZ desenhasse o homem morto. Agora era uma aventura em duas partes - que corresponderiam aos números cinco e seis da coleção iniciada em 1986.
Estas não foram as únicas contribuições do Grande Desenhista ao personagem, pois no fim dos anos setenta ,mais precisamente em abril de 1979 em ADVENTURES COMICS 462 se dá o primeiro encontro entre eles.

O Desafiador de JOSE LUIS GARCÍA-LOPEZ é uma das melhores obras dos quadrinhos modernos e quem sabe já se possa também considerá-la um CLÁSSICO DA HISTORIETA !


Em tempo – saiu no Brasil a mini-série Operação secreta de Mike Baron ,Dan Jurgens e Tony DeZunica . Uma história contada em 12 partes de oito paginas cada . Aqui saiu na revista SUPER-HOMEM editora ABRIL Nºs 73 ao 85. Esta mini foi publicada em ACTION COMICS WEEKLY # 601 ao 612.
Listas de histórias onde aparecem o desafiador :
SUPER-HOMEM EDITORA ABRIL -FORMATINHO 1ª SÉRIE 1987
Nº 34 - NINGUÉM SE ESCONDE DA MORTE - HANEY e ADAMS- BRAVE AND THE BOLD 86
Nº 35 - MEU DESTINO É MORRER - HELFER e GARCÍA-LOPEZ - DEADMAN 01
Nº 36 - O VÓRTICE MORTAL - HELFER e GARCÍA-LOPEZ DEADMAN 02
Nº 38 - CIRCULO DE FOGO - HELFER E GARCÍA-LOPEZ DEADMAN 03
SUPERAMIGOS EDITORA ABRIL FORMATINHO -1987
Nº 27 - ROMPENDO A BARREIRA-HELFER e GARCÍA-LOPEZ DEADMAN 04

Aventuras da action comics weekly -SUPER-HOMEM EDITORA ABRIL FORMATINHO Nº 73 ao 85

Um comentário:

  1. O Garcia-Lopez desenhou tambem aquele encontro do Batman com o Hulk que ficou muito bacana.
    Falando em Ebal, teve uma edicao especial em formatinho com o Desafiador, mas eu queria saber se eram historias com o Neal Adams ou se era o Lopez.

    ResponderExcluir