sexta-feira, 12 de junho de 2009

ZAGOR CONTRA O VAMPIRO ! UMA ODISSÉIA BONELLIANA!



ZAGOR CONTRA O VAMPIRO - TRINTA ANOS DEPOIS !


Em junho de 1979 aparecia nas bancas, pela EDITORA VECCHI , ZAGOR CONTRA O VAMPIRO . Segunda e ultima parte da melhor história deste personagem ja escrita até hoje. Na minha modesta opinião, claro.
Os amigos que me conheçem sabem que não sou um grande fã ou mesmo colecionador do Espitito com a machadinha, mas esta aventura contra o conde Bela Rakosi esta guardada para sempre na minha gibiteca . Eu tinha apenas treze anos quando li pela primeira vez estes dois numeros de Zagor, desde muito cedo era interessado pela figura do Vampiro ( meu pai tinha as coleções de A TUMBA de DRÁCULA e AVENTURAS MACABRAS da BLOCH ) em um misto de medo e fascinio. Nolitta constrói uma aventura rica em drama, horror ,emoção e alguma dose de comédia ( as cenas com CHICO e o BARÃO na cozinha são impagaveis ) . Ainda hoje está história,para mim, permaneçe emocionante e arrepiante.

Além dos dois numeros da VECCHI, o vampiro apareceu também em mais duas outras ocasiões : No arco de histórias O RETORNO DO VAMPIRO e O ATAQUE DOS VAMPIROS.
Os dois primeiros arcos foram mais de uma vez republicados no Brasil:

ZAGOR VECCHI Nºs 10 e 11 - ZAGOR CONTRA O VAMPIRO
ZAGOR RGE Nºs 26,27,28,29 - O RETORNO DO VAMPIRO
ZAGOR RECORD Nº 14 - ZAGOR CONTRA O VAMPIRO
ZAGOR RECORD Nº 33 ,34 - O RETORNO DO VAMPIRO , O REINO DAS TREVAS

Na italia, a coleção BEST SELLER OSCAR MONDADORI publicou ZAGOR CONTRO IL VAMPIRO em um lindo volume . E quando a editora ZINCO começou a publicar o material italiano da BONELLI, em 1982 , justamente esta aventura foi escolhida para abrir a coleção !
Os três primeiros numeros :ZAGOR # 01 - ANGUSTIA , ZAGOR # 02 ZAGOR CONTRA EL VAMPIRO e ZAGOR # 03 ALBA TRÁGICA são todos no mesmo padrão dos italianos ( talvez melhor ,pois o papel destas ediçõe da ZINCO é muito bom ) !


Ainda tenho esperanças que um dia publiquem um CARTONATO MONDADORI EM CORES com a saga do ZAGOR CONTRA O VAMPIRO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário