sexta-feira, 10 de julho de 2009

1985 -MARK MILLAR



Chora Frank Miller , O nome é Millar, Mark Millar !



MARVEL MAX- 1985 – Ou como definitivamente Mark Millar se tornou o melhor autor de Quadrinhos dos novos tempos !

Quando comecei a ler 1985, mini-serie de Mark Millar que está saindo em Marvel Max (Panini) logo vi que esta não seria mais uma das muitas histórias esquecíveis dos últimos anos no main stream Marvel.

Millar fala diretamente ao nerd leitor de quadrinhos de toda vida, somos nós o Tobby da história. E Millar nos diz que quem sabe seremos um Jerry (pai de Tobby, um cara, segundo a ex-esposa, inteligente, mas preguiçoso, que desperdiçou o talento que tinha por medo de encarar a realidade preferindo a fuga para o mundo da fantasia dos gibis. Quando adolescente ele era engraçado e estranho, ao virar adulto, tornou-se patético e fracassado.) diante do mundo real?

O inicio da mini, me faz lembrar um livro de Stephen King que li na adolescência, onde havia uma mansão sinistra e dentro dela habitavam o medo e terríveis segredos. Aqui, neste caso, é o caveira. E outros personagens começam a aparecer na cidade, causando mortes e destruição. Tobby se da conta que nas histórias que ele lia as coisas não eram assim. Os vilões estão com sede de sangue e nada poderá detê-los. O garoto e seu pai tentam fugir e neste meio tempo também precisam salvar a mãe de Tobby. Aos poucos, porém, Tobby percebe que Jerry está escondendo algum segredo.

Millar já tinha me cativado com outra obra, Chosen (vão procurar as dezenas de resenhas que tem na rede) uma das melhores HQ que já li desde sempre. Também é dele: Procurado, Authority, Ultimate X-men, Guerra Civil e o sensacional SUPERMAN ENTRE A FOICE E O MARTELO. Na pilha para ler estão o WOLVERINE INIMIGO DO ESTADO edição encadernada da Panini.


Enfim, 1985 é uma história com cheiro de nostalgia e clima de sessão da tarde. Uma época mais light (para usar um termo da moda). Ainda não li o final, mas estou esperançoso.

Jesus Ferreira

3 comentários:

  1. Oi Jesus. Excelente a lembrança de incluir o Millar no teu Blog. Desta nova geração ele é o melhor pra mim, seguido de perto pelo Brubaker (que tal uma matéria sobre ele?). Ainda não li 1985, mas está na pilha. Inimigo de estado é imperdível! recentemente em Wolverine, Marc Gugenhein revê alguns episódios desta arco. Abraço.
    Andre Bufrem

    ResponderExcluir
  2. Oi André,
    Também gosto muito do Brubaker,estou lendo tudo que sai do cara por aqui.Muito bom.Será ótimo fazer um post sobre ele,tanto do material Marvel como DC.
    Cara, estou com o encadernado Inimigo do Estado,mas ainda não deu tempo para ler de uma botada só(que é como gostaria de fazer)mas em breve...
    Infelizmente não tenho seguido as edições mensais do Wolfi,
    Cara, são tantos gibis pra ler, discos para ouvir,filmes para assistir,esposa e filhos,e até o cachorro, que as 30 horas do dia não alcançam ,heheheh.
    Cara,aproveita que este mes saí a ultima parte de 1985 e mata a série numa botada só, vale a pena.
    abraço
    jesus

    ResponderExcluir
  3. olá André, li ontem a ultima parte de 1985. Show de bola. Millar fecha a conta redondo. Cara, gostei muito.Sensacional.
    abraço
    jesus ferreira

    ResponderExcluir