terça-feira, 14 de julho de 2009

BRENT ANDERSON :UM ARTISTA NOIR!

Bren Anderson é um artista multifacetado !


BRENT ANDERSON – Um desenhista de estilo Noir!

Não lembro bem quando foi a primeira vez que vi o trabalho de Brent Anderson, mas provavelmente tenha sido nas aventuras de Kazar* na revista O Homem Aranha, da editora Abril. Com o argumento de Bruce Jones, eles (Jones e Anderson) redefiniram o status quo do personagem dentro do universo Marvel. Nestes arcos de histórias Shana ganha bastante destaque. Jones mergulha na transformação psíquica do personagem principal- Kazar- mostrando seus medos e fraquezas.


Seu próximo trabalho a chamar atenção foi no anual nº 05 dos FABULOSOS X-MEN, aqui publicado na Superaventuras Marvel nº 58*- uma grande aventura dos X-men juntamente com o quarteto fantástico. A arte final de Bob McLeod deixa o traço de Anderson mais leve, menos carregado do que na sua fase de Kazar. O texto de Claremont, com uma levada super heróica, permite que Anderson solte-se mais que no Texto de Bruce Jones. Mas no próximo trabalho, com o mesmo Claremont, Anderson volta ao estilo carregado e cinematográfico:


Deus ama, O homem mata*! Edição escolhida para dar inicio á serie de Graphic Novels da Editora Abril, esta excelente obra traz um Anderson encarregando-se totalmente da parte gráfica, com um traço mais carregado, me faz lembrar algo de Neal Adams, e também de um artista chamado Bill Sienkiewicz. Claremont mais uma vez é o argumentista. E esta é sem duvida uma de suas melhores obras. Quando começaram a pensar no argumento para o primeiro filme dos X-men, alguns conceitos desta graphic foram levados em conta. E o personagem do reverendo Striker acabou indo parar no segundo filme da franquia... Uma outra curiosidade sobre esta graphic é que o Magneto aparece não como Vilão mas sim aliado dos alunos de Xavier.


Somerset Holmes- Graphic Álbum nº04 –Editora Abril Jovem-1991- Este é um trabalho que foge ao estilo super heróico que vínhamos acostumados. Uma história de suspense, mistério, espionagem e aventura. Criação de Bruce Jones, Anderson e April Campbell. Acompanhamos a misteriosa Somerset Holmes em 130 paginas de reviravoltas, traição, intrigas em um verdadeiro thriller policial. Uma das melhores edições da série Graphic Novel (neste caso álbum).Do mesmo Bruce Jones a abril Jovem ja havia editado ARENA.


Algum tempo depois, vi novamente o trabalho de Anderson na série ASTRO CITY*. Uma excelente criação de Kurt Busiek e Alex Ross. Anderson faz os desenhos de diversos personagens. Indo desde o soturno Enforcado, samaritano, agente de prata, a primeira família, o confessor, enfim, todos os habitantes deste fantástico lugar chamado Astro City. Fica claro a versatilidade de Anderson.


Mais um trabalho de Anderson : Justiceiro o filme*- adaptação em quadrinhos do filme estrelado por Dolh Lundgren no papel titulo. A adaptação tem roteiro de Carl Potts. Esta edição saiu em agosto de 1991 em formato americano, abril Jovem.


Por fim, outro trabalho de Brent Anderson que gosto muito é a história Family, publicado no titulo Legends of The Dark Knight nº 31 - no Brasil creio que saiu em um dos Batman anual produzido na editora Abril Jovem.

Brent Anderson ainda teve dezenas de outros trabalhos editados aqui, títulos como Strik force morituri, diversos números de Astro City, etc. É um grande artista que muitas vezes passa despercebido por não estar em algum titulo considerado Top pela mídia. Mas um artista que vale a pena conhecer.

As obras marcadas com * estão disponíveis na ZONA FRANCA COMICS

(55)3026-0950

Zonafranca34@hotmail.com

2 comentários:

  1. é, JESUS...desse jeito vou ser obrigado a cobrar mais caro meus retratos para voltar a comprar as revistas da Marvel. Olha só, eu li essas histórias do Kazar e lembro muito bem dos desenhos do Anderson, como aquela imagem do Kazar e da Shana de costas, eu ficava admirado com os traços e sombras perfeitos. (Por isso eu demorava para ler uma revista)é isso aí, jesus, continua trazendo bastante informação boa, cara...Quem conhece essas histórias, com certeza vai querer relembrar e quem não conhece vai ficar maluco pra ler e admirar os traços do Brent Anderson. Ah, muito legal a matéria dos Inumanos, hein Jesus...Parabéns, cara... o verdadeiro Raio Negro deve estar com um leve sorriso na boca, depois dessa.
    Um grande abraço,
    Jorge Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Boa Jesus. O Brent Anderson nunca é citado quando tentam elecar os melhores. Mas na minha opinião este é com certeza um dos melhores artistas da atualidade. Seu Kazar nunca vai ser igualado. A perspectiva e o enquadramento dele são notáveis também. As histórias que ele desenha sempre estão entre as minhas preferidas, como esse encontro do quarteto com os X-men.
    Grande abraço.
    Andre Bufrem

    ResponderExcluir