domingo, 19 de julho de 2009

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS -EBAL Ultima parte

A saga da Legião em Formatinho





Um resumo do que foi a publicação da LEGIÃO em formatinho na editora Ebal.:


Depois de haver recebido titulo próprio durante os anos 70 e ter aparecido em diversas coleções como : SUPERBOY em Cores, Superboy-bi, Origens dos super-heróis, Superman , Superboy, supermoça... Os legionários aparecem em formatinho na revista do SUPERMAN em formatinho nº 05 –set 1976. Aventura estrelada pelo Rapaz Saltador : O alvo Impossivel. Ja com os maravilhosos desenhos de Dave Cockrun.
Além de algumas aparições na coleção Edição Extra –revista que sem compromisso de periocidade trazia em cada numero uma aventura fechada, geralmente com personagens que não possuiam titulo próprio na Ebal – os Legionários vão estrelar o titulo SUPERBOY em Formatinho a cores cujo numero 01 aparece com data de Junho de 1977. Esta coleção vai durar apenas 07 numeros e em cada um deles apresentára ao menos 01 aventura da Legião dos Super-Heróis. São histórias de duas fases do grupo, onde aparecem os autores Cary Bates, Paul Levitz ( em sua primeira passagem pelo titulo) com desenhos de Dave Cockrum, James Sherman, Jack Abel, Mick Nasser, Joe Staton. Importantes mudanças acontecem neste periodo , novos personagens, novos trages , e a morte mais uma vez cobra seu preço dos legionários .
A sequencia destas histórias aparece no titulo SUPERDUPLAS –revista em formatinho a cores- nº 01 de Agosto de 1978. Esta revista da Ebal publica as aventuras do titulo americano The Brave and The Bold, onde o Batman recebe sempre um convidado para resolver algum caso.
São 24 numeros, mas nem todos trazem aventuras da Legião. Nesta fase aparecem autores como Gerry Conway, Rick Estrada, Jack Abel, Paul Levitz , Mike Nasser , James Sherman . Grandes momentos na história do grupo acontecem nesta fase. Um dos mais marcantes é a busca pelo assassino do Rei Quimico. A luta contra o circulo negro, o retorno de rapaz saltador, a guerra entre Imsk (planeta de violeta encolhedora ) e a Terra. A volta de Ron Vidar e o surgimento do Homem Infinito. A ultima aparição do grupo neste titulo,nº 24 de jul 1980, traz a aventura O legionário Composto. Que ficará incompleta . Pelo menos até o ano de 1982 quando aparece o nº 16 de SUPERBOY em formatinho 5ª série. A edição é toda dedicada á legião e traz na integra a aventura O LEGIONÁRIO COMPOSTO. Os autores são Gerry Conway e Rick Estrada.
O próximo formatinho que tenho da Legião é o numero 71 da coleção SUPERMAN em formatinho. De março/abril de 1983 Esta talvez seja a ultima aparição dos Legionários em um titulo da Ebal. Com o titulo Viver em Paz... Nunca mais ,Paul Levitz e Dick Dillin juntam o Homem do amanhã aos heróis do século trinta.
Em alguns meses todo o catálogo DC seria adquirido pela editora Abril e assim está seria a nova casa da Legião no Brasil depois de 15 anos.
A abril começa a publicar as aventuras do grupo no titulo SUPER-HOMEM ,mais precisamente no numero 03, mas aí, como vocês ja sabem, Já é uma outra História...
Jesus Nabor Ferreira
Legionário Honario. Long Live the Legion !



Nenhum comentário:

Postar um comentário