quinta-feira, 23 de julho de 2009

LEGIÃO DOS SUPER HERÓIS - KEITH GIFFEN-


LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS – Cinco Anos Depois

Em maio de 1992 a revista SUPER-HOMEM começou a publicar aquela que seria a ultima saga da LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS – As Guerras Mágicas. Iniciando no numero 95 concluiu na edição 98. Estas edições equivalem aos números 60 á 63 da LEGION OF SUPER HEROES. Com o fim das Guerras Mágicas também encerrava um clico na História da LSH. A coleção seria descontinuada, Paul Levitz iria embora e Keith Giffen seria o novo líder da LsH,.

Com o slogan Cinco Anos Depois , em 1989, Keith Giffen assume o argumento e desenho da nova série que tem sua numeração reiniciada. Com uma premissa mais madura e argumentos cheio de reviravoltas esta nova fase da Legião é considerada pelos fãs da equipe uma das mais apaixonantes de todos os tempos. Junto a Giffen aparecem os desenhistas Al Gordon, Chris Sprouse ,Brandan Peterson,Jason Pearson e um que começaria no titulo uma carreira que irá torná-lo um dos grandes desenhistas da DC : Stuart Immonen. Curiosamente um casal de fãs da Legião, Tom e Mary Bierbaum, em pouco tempo começa a dividir os créditos dos roteiros com Giffen. Na verdade, todos estes autores sempre foram grandes fãs da Legião e isto, quem sabe, foi o motivo pelo qual, a série não conseguia arrebanhar novos leitores. O fato dos autores conhecerem tudo sobre o universo da LSH agradava aos fãs de toda uma vida, pois a cada tanto se via menção a episódios de 10, 15 ou 20 anos antes, e os fãs sabiam do que os autores estavam falando. Por outro lado, isto fazia com que aqueles que houvessem começado a seguir a série há pouco tempo, ficassem perdidos, tentando entender o que estava acontecendo. Esta dificuldade, dos novos leitores entenderem o universo do grupo, tratou-se de solucionar varias vezes durante a série (em algumas vezes com soluções realmente extraordinárias-como veremos mais adiante) e resultou finalmente no que aconteceu em Zero Hora! Mas não vamos nos adiantar e vamos ao que foi a Legião de Keith Giffen :

1º - Passaram-se cincos anos desde a ultima vez que vimos a Legião ( As Guerras Mágicas ). O caos impera na Terra e diversos conflitos ocorreram que colocou em xeque a legião, a policia cientifica e os Planetas Unidos.

2º - Os Legionários agora estão mais adultos e amargos. Já não há aquele espírito de um clube de amigos. . A era dos Uniformes coloridos acabou! O Sonho acabou!

3º - Secretamente, os Dominiuns controlam a Terra ( não tão secretamente assim, é verdade) com uma tirania implacável. Os Kundios e o Circulo Negro também estão agindo no universo...

4º - Nesta linha argumental, a Legião é uma criação do Senhor do Tempo (ver post sobre Suberboy, superPower e a legião dos super heróis.) para controlar Mordru ( um dos grande inimigos da Legião e um dos maiores feiticeiros de todo o universo DC ). Mon El, depois da grande batalha contra o Senhor do Tempo (DC 2000 # 15 –editora Abril –Março de 1991),está em coma. Durante a batalha, a essência do Senhor do Tempo se mescla com a alma do grande herói permitindo que ambos continuem vivos. Mon-El descobre toda a verdade sobre a criação da Legião, de Superboy e sobre si mesmo. E mesmo sabendo que irá perecer, destrói ao Senhor do Tempo. E com isto acaba com toda a linha temporal até ali. A partir deste momento, na nova continuidade Mordru reina absoluto, até que um ritual mágico substitui ao Senhor do Tempo por Glorith( antiga inimiga da Legião e de Mordru ) e a linha temporal é novamente restaurada com algumas modificações. Glorith agora é a responsável pela criação da Legião e de Valor (novo nome para Mon-El) e o senhor do tempo e suberboy são eliminados da cronologia.

Uma nova Legião é recrutada por Camaleão e Cósmico, contando com os veteranos Jo Nah ,Timber Wolf , Ayla Ranzz , Salu Digby, Jan Arrah , Laurel Gand ( a versão de Supergirl na nova linha temporal), Brainiac 5, Kent Shakespeare, Mysa Nal e alguns novos membros, a Legião faz do Planetoide Tallus seu quartel General. ( eu falei que para seguir este titulo a pessoa tem de ser muito fã ...)

Com este grupo de foragidos e revolucionários, Cósmico e Reep Daggle começam a revolta para derrubar os Dominiuns e retomar ao controle da Terra. Infelizmente alguns amigos estão do lado do inimigo e mais uma vez a morte bate ás porta da Legião. Mas nem só tristeza espera pelos rebeldes. Em um dos muitos esconderijos ocultos nos subterrâneos de nova metrópolis , em camaras criogênicas, os dominiuns, mantinham dezenas de secredos. Um dos mais guardados era um grupo de vinte LEGIONARIOS, tal e qual eram vintes no passado. Estes Vintes jovens legionários acreditam serem eles os verdadeiros heróis e que os “adultos” são clones que estiveram vivendo suas vidas durante todo este tempo. Ou será ao contrario?

Este grupo é encontrado por um Jovem reporte chamado Devlin, que irá ter papel importante na destruição dos dominiuns. Depois de diversas batalhas, os invasores são expulsos, mas não antes de deixarem um terrível “presente” para o povo da Terra. Havia pouco tempo e uma decisão terrivel deveria ser tomada para preservar uma parte da humanidade.

As poucas cidades, que haviam sobrevivido às explosões da câmara, ergueram domos de energia e foram ao espaço.

Em 04 de Julho de 2995 a Terra explodiu. E coube ao reporte Devlin O´Ryan contar registrar este funesto evento.


Em 04 de Julho de 2995 a Terra explodiu.

Com tudo o que aconteceu, as “duas” Legiões não haviam tido tempo de encontrar-se e agora que o perigo passou, um grande momento espera pelos dois grupos. Um encontro emocionante e emocionado resulta do encontro das equipes. Contrastando com a alegre e Juvenil Sw6 (sigla pela qual era designada a legião Jovem) vemos os amargurados e sombrios veteranos da LsH. ...

A partir deste momento, a legião é novamente perseguida e seus membros tem de se ocultar sob novos uniformes. Mais uma nova fase se inicia, com o grupo dos jovens Legionarios protegendo a nova terra e os heróis veteranos enfrentando seu mais terrível inimigo : Mordru.

E aqui começa a despontar um grande desenhista: Stuart Imonnen...mas aí, como diz o titã :

Já é outra história...Mas isto, vocês já sabiam.

Longa Vida á Legião

Jesus Nabor Ferreira

Legionário Honorario!

Zonafranca34@hotmail.com

(55) 3026-0950

2 comentários:

  1. Jesus,meu garoto tudo bem?? legal este teu tarabalho de divulgar um pouco mais sobre as hqs. eu sou fa do trabalho de Alex Ross e de george perez. quanto a legiao, muito material deles que ainda nem chegou aqui no brasil, e talvez nem chegue, é facilmente encontrado em sites como action comics ou sq quadrinhos, claro que nao é nada comparado a ter uma revista, mas estas ediçoes em pdf, sao muito legais para fins de curiosidade e de se manter atualizado ao que acontece la fora. abraços e muito bom trabalho!!
    LONGA VIDA A LEGIÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo, obrigado por seguir nosso blog. VAleu !
    também gosto muito do Peréz e do Ross. Quanto ao material em pdf, acho válido para o pessoal conhecer o que rolou lá fora e que não chegou e nem vai chegar aqui. Mas nada substitui o papel,não é mesmo. É uma pena que a Legião não ande muito prestigiada aqui no Brasil. Mas quem sabe a panini não nos surprende com alguma edição encadernada...
    Mais uma vez, obrigado e apareça sempre.
    Longa Vida a Legião !

    ResponderExcluir