terça-feira, 7 de julho de 2009

LEGIÃO DOS SUPER HERÓIS -SUPER POWERS



LEGIÃO DOS SUPER HERÓIS- O Maior Herói de todos!

“Eu nunca fui Superboy!” Com esta frase, Superman expressava toda sua surpresa quando encontrou pela frente uma versão juvenil de si mesmo. Isto acontece na revista Superman#08 de 1987, escrita e desenhada por John Byrne. E é graças á Byrne que os editores da DC tiveram que lidar com um grande problema de continuidade. Quando em 1985 e 86 a mega saga Crisis Nas Infinitas Terras remodelou o Universo DC, muitos conceitos mudaram, entre eles, o fato de que Superman nunca havia sido Superboy. Então, como explicar o fato de que a Legião dos Super Heróis havia se inspirado nas façanhas do Super quando adolescente para iniciar sua formação? Byrne e Levitz trataram de explicar em um arco de aventuras que duraram quatro edições e deixou profundas marcas em toda uma “legião” de leitores. Resumidamente foi assim:

No futuro, um grande inimigo da Legião – O senhor do Tempo- ao saber que os Jovens Legionários estavam por viajar ao passado para encontrar com o Superboy,percebe que o passado que a Legião pensava existir,na verdade não existe! Há uma série de hiatos na história do século XX registrado no futuro. Nas observações do Senhor do Tempo, Super Homem já começa sua carreira adulto e não há nada que diga que houve um rapaz de aço. Aproveitando-se disto, o Senhor do Tempo, usando seus recursos, cria Um Universo Compacto onde existe apenas uma versão do planeta Kripton e da Terra. É neste Universo Compacto que irá nascer à lenda SUPERBOY e é para ali que o Senhor do Tempo irá dirigir os Legionários a cada vez que eles acessarem sua espera do tempo.

Assim, durante todos estes anos o Superboy conhecido pela Legião nada mais era do que uma criação do Senhor do Tempo. E cada vez que a Legião pensava estar voltando ao seu passado, na verdade, ia á um mundo criado com um único propósito, a destruição! Foi isto quê, Cósmico e Noturna descobriram..( mas isto é uma outra história)

Quando os efeitos da destruição causada pela antimáteria, decorrente de Crise Nas Infinitas Terras chegou ao Universo Compacto, era a hora do Senhor do Tempo colocar seu grande plano em ação. E as vitimas seriam a Legião e o SuperMan. Mas ele não contava com a coragem e bravura do Maior Herói de Todos!

Ainda hoje, passado mais de vinte anos deste arco de histórias, a carga emotiva que Byrne e Levitz passaram com esta saga permanece. Impossível não se emocionar com o sacrifício feito pelo menino de aço, com os juramentos que seus pares fazem de levar á justiça o grande vilão e com o desfecho desta grande aventura na já clássica Legião dos Super heróis # 50. Vamos descobrir se um Imortal pode morrer! A resposta foi dada no final dos tempos.

A historia da Legião dos Super Heróis é marcada por voltas e mais voltas dentro de uma continuidade que muitas vezes deixou de ser coerente. Acompanhar toda esta grande saga é um trabalho hercúleo e que dificilmente será concluído. Principalmente porque aqui no Brasil não tivemos acesso á todo o material publicado. Ao contrario, nos últimos 20 anos foi bem pouco o que se publicou aqui dos títulos da Legião. Então, só nos resta resgatar algumas passagens, como esta do Universo Compacto. Aqui nos foi apresentada na edição SUPER POWERS # 11 de novembro de 1988. A conclusão deste arco de história se daria em um outro ótimo titulo da Abril/DC , o almanaque DC 2000.

6 comentários:

  1. Amigo Jesus, tira o flash da makina qdo for tirar foto, mano!

    ResponderExcluir
  2. OI Jesus. Beleza de edição, não? O pior, é que apesar da ótima história esta não foi a melhor da Legião desta fase, né? Adorava a Legião, pena que foi tão maltradada por aqui! esta revista realmente foi um dos marcos que ajudou a firmar minha adoração pela DC!
    Abraço, e mais uma vez obrigado pelo Hulk # 1 da Distri.
    Andre Bufrem

    ResponderExcluir
  3. Olá andré, legal que chegou o hulk 01.
    Pois é amigo, esta fase da legião foi muito boa, com diversos arcos bacanas. É dificil dizer qual a melhor história,ou quais as melhores histórias desta época. Uma grande pena realmente que no Brasil muita coisa foi deixada de lado.
    Um grande abraço e até breve.
    jesus ferreira

    ResponderExcluir
  4. Jeeesssus faz um post sobre a confusão que a DC fez sobre os 3 tipos de Legião que têm. Sei que tu ta por dentro da historia.
    Maurus

    ResponderExcluir
  5. Maurusss,The Spoiller Man !
    Cara, é muito confuso o lance da Legião e a continuidade. Tu sabe disto. O pior é eu estou juntando um material para fazer um post sobre isto,mas a coisa é tanta e tão confusa que não sei se tenho "envergadura Moral" para fazer este post. E depois, pesquisando na rede, encontra-se muita informação sobre os anos passados da legião. É uma pena que muita gente não pode ler ótimos momentos que eles tiveram pelas mãos competentes do Giffen,por exemplo.
    Agora, sobre os arcos argumentais atuais, eu não estou muito por dentro,pois como tu bens sabe, evito de ler Spoiller e só fico torcendo para a DC resolva a situação com a legião e que
    autores competentes e comprometidos assumam o titulo(parece que o Shotter ja saiu) e levem novamente a Legião ao Lugar que eles merecem estar.
    Long Live The Legion!
    jesus N Ferreira

    ResponderExcluir
  6. Jessuuuuus, resolver nao resolveram mas a miniserie que deve sair agora com a Crise Final - Legiao de 3 Mundos - é muito boa, tu vai gostar!
    Maurus

    ResponderExcluir