sexta-feira, 10 de julho de 2009

OS INCOMPARAVÉIS INUMANOS ! JACK KIRBY



O nascimento da Era das Maravilhas !






OS INUMANOS

A criação dos Inumanos se deu no momento mais fértil da historia da Marvel. De fato se pode dizer que foi com os Inumanos, na revista dos Quatros Fantásticos,que Stan Lee e Jack Kirby romperam os murros do convencional e uma torrente de metáforas de ficção cientifica e fantasia transbordou, inundando terras até então desconhecidas. E com isto, nós, pobres mortais nos afogamos em um mar de magia, aventura, Drama e vertiginosa diversão nunca antes experimentada. Era uma fase áurea para a dupla de criadores. A cada numero novos conceitos e personagens eram introduzidos. A força criadora de Kirby estava a mil, e com a direção firme de Lee, eles levaram o titulo do Quarteto a lugares além de qualquer imaginação. Qualquer uma, claro, que não as de Kirby e Lee!

Oficialmente, Os Inumanos fizeram sua aparição no numero 45 do titulo FF. Mas, Medusa já vinha sendo mostrada no titulo desde o numero 36. E no numero 44 Gorgon fez sua estréia. Seguindo a Medusa, os quatro fantásticos acabam descobrindo o lugar onde vivem os Inumanos. Após o confronto inicial entre as duas superfamílias são apresentados Raio Negro e os outros integrantes da primeira família de Atillan. Também é conhecido o maior inimigo de Raio Negro, Maximus! O tirano acaba acionando um dispositivo que torna Atillan inacessível para o resto do mundo. Reed Richards promete a Johnny que irá fazer de tudo para conseguir vencer a barreira que isola o Grande Refugio do resto da humanidade. Johnny Storm e Cristalys estavam separados novamente. Mas não havia tempo para chorar este romance, pois chegavam o Surfista Prateado e Galactus! E isto tudo em apenas algumas poucas paginas. O que muitos levariam anos para desenvolver, Kirby e Lee faziam em apenas um par de números de vinte e poucas paginas. Qual o segredo deles? Este é também um dos grandes mistérios que ficará sem solver para o todo sempre. A nós cabe apenas agradecer que Eles estivessem ali, naqueles primórdios da Era Marvel moderna. O resto será história...


Aproveitando-se do forte relacionamento entre os Quatros Fantásticos e a família real de Atillan, Lee e Kirby a cada tanto, traziam os misteriosos Krees para viverem aventuras ao lado da primeira família Marvel. Apesar da boa acolhida pelos leitores, os Inumanos nunca tiveram sua história desenvolvida, pois os autores estavam conformados com eles como eternos coadjuvantes. Em 1970, Marvel lançaria uma primeira tentativa de dar serie própria á Raio Negro e família: Eles estrelaram Amazing Adventures (1970). A próxima coleção a levar o nome de Inumanos somente veria luz em 1975 e lamentavelmente teria vida curta também. Foram doze números apenas . Apesar de curta, esta série virou Cult. Eram os Inumanos de Doug Moech e George Pérez. Eles estavam começando na Marvel, Pérez tinha então apenas Vinte e um anos e chegava com toda a alegria e imaginação da juventude. Isto compensava suas deficiências naturais da falta de experiência. Doug Moench por seu turno é um dos primeiros autores-leitores da Marvel, e faz parte de um time de autores como: Englehart, Wolfmann, Claremont, Starlin, Conway, Gerber o Wein, que haviam sido fãs da primeira geração da casa das idéias. Estes autores estavam escrevendo histórias voltadas para o publico universitário (como alguns deles haviam sido até pouco tempo atrás) e não para jovens colegiais, pré adolescentes, como o resto da indústria!

Mas um grande artista veterano também esteve presente nesta curta série: Gil Kane! Ele estava já com cinqüenta anos quando realizou este Raio Negro, mártir por seu povo e a quem dota de um eterno ar de melancolia e tragédia que é tão característico em seus personagens.

Doug Moench incutiu neste trabalho muito do que pensava sobre o momento em que viviam os Estados Unidos naqueles anos setenta... Um desencantamento com o sistema, a crise econômica e de valores morais e institucionais...

Os Inumanos, série em doze números, roteiro de Doug Moench, desenhos de George Pérez, Gil Kane e Keith Pollard. Foi mais um grande momento Marvel que não publicaram no Brasil.


De fato, muito pouco deste grupo foi visto por aqui. As primeiras aparições, na já lendária O HOMEM ARANHA da editora EBAL (nas aventuras do Quarteto Fantástico), no titulo do Incrível Hulk da editora Bloch, depois em aventuras dos mesmos quatros fantásticos pela RGE, Abril... Nas histórias dos Vingadores em Heróis da TV.

No fim dos anos 80, foi publicada uma graphic novel(inédita no Brasil) onde acontece o nascimento de Luna.

Em 2001 saiu uma excelente mini série de Paul Jenkins (argumentos) e Jae Lee (arte). Recolocando a criação de Lee e Kirby em evidencia. Porém antes desta, houve outra mini série com os Inumanos. Carlos Pacheco, Jose Ladronn, Jorge P Lucas entregaram uma comovente história da grande raça Kree que mais uma vez passou longe das bancas brasileiras. Além dos excelentes desenhos de Ladronn(em um estilo nitidamente Europeu, distante do Super Heróico Marvel) esta obra traz de volta um personagem de culto do universo Marvel – O senhor das Estrelas !

3 comentários:

  1. Oi Jesus. Parabéns por outra excelente matéria. Tem muita informação ali que eu nem tinha ouvido falar, como a Graphic dao nascimento da Luna (que m%$# que não saiu por aqui...), e principalmente esta mini em estilo europeu. Acho que os Inumanos casam perfeitamente com este estilo. por isso oi sucesso da Mini por Jae Lee. O estilo dele é bem diferente também, do que estamos acostumados. Será que alguma destas obras inéditas saí por aqui?
    Abraço.
    Andre Bufrem

    ResponderExcluir
  2. Inumanos é muito bom mesmo! Fantástica criação da dupla. Jesus, de que revista nacional mesmo é aquele scan ali de duas páginas? E mais uma vez parabéns pelo blog, cara!!!

    ResponderExcluir
  3. André e Borba.
    Valeu pelos comentarios. André, sou muito fã daquela mini do Jae Lee(você sabe que a panini prometeu uma edição encadernada desta mini ?Deve sair nos próximos meses)editada pela Mythos.
    Acho dificil que a Panini edite aqui a Graphic do nascimento da Luna, faz muito tempo que saiu e os autores(Ann Nocenti- grande fase no Demolidor- e Bret Blevins-Novos Mutantes-) há muito não tem nada no Brasil que possa servir de "chamariz" para este trabalho deles. Mas foi realmente uma pena,pois nesta graphic foi,guardada as proporções,a primeira vez que se mostra que nem tudo são flores no seio da familia real de Atillan.Preconceito e intolerência não são exclusividade dos humanos...
    A outra mini-Dos Espanhois Carlos Pacheco,Jose Ladronn- poderia ser facilmente editada pois não ficaria perdida na cronologia atual dos personagens,na verdade com o Evento Aniquilação seria um ótimo momento para os editores Marvel no Brasil lançarem esta mini em formato encadernado.Como foi feito na Espanha.
    Borba, estes scans eu tirei de uma edição da coleção os quatros fantásticos da RGE(aquela coleção de 14 numeros).Agora não estou com a revista na mão,mas se você quiser,posso ver depois na coleção e te digo o numero Exato.
    Caras, estou fazendo um post sobre o Rei,em breve. Estou lendo o livro do Evanier Kirby Rei dos Comics e cara,é muito massa...
    abraços e
    valeu
    jesus ferreira

    ResponderExcluir