terça-feira, 21 de julho de 2009

PUNHO DE FERRO & JOHN BYRNE - GRANDES MOMENTOS MARVEL


A LENDA PERDIDA DO PUNHO DE FERRO!

Um dos mais cultuados personagens Marvel, Punho de Ferro, foi publicado do Brasil no fim dos anos 70 através da editora BLOCH.

As aventuras do Herói de Kun Lun logo caíram no gosto dos leitores, principalmente porque a frente do titulo estavam dois autores que iriam tornar-se uma lenda dos quadrinhos durante os anos 80. Chris Claremont e John Byrne. Byrne, um dos maiores desenhistas de todos os tempos, ficaria com uma dívida eterna com Daniel Rand pois foi com este personagem que ele decolou para o sucesso estrondoso que viria a acontecer com o titulo Unncanny X-men.

Byrne aparece no numero 25 de Marvel Premiere (dois números depois da estréia de Claremont) e apartir daí vai ter um ligação com Punho de Aço durante mais de uma década.

Infelizmente o titulo próprio do personagem não obteve grandes lucros e foi descontinuado no numero 15. Justamente em meio a um crossover com os X-men. Mas a dupla de autores seguiu com o personagem, fizeram dois números da revistas Marvel Team-Up (nº 63 e 64) dando números finais á linha argumental que deixaram inconclusa no numero 15 de Iron Fist. Em seguida alguém decidiu juntar o Herói de Kun Lun com o irrascivel Luke Cage. Apartir do numero 50 a coleção deste ultimo passou a chamar-se POWER MAN & IRON FIST, mas a dupla já vinha atuando junto desde o numero 48. E quem eram os responsáveis por tal evento? Claremont e Byrne. O contraste entre as personalidades de ambos os heróis fazia que esta fosse uma das coleções mais extravagantes de todo o meio, mas justamente por conta deste detalhe os Heróis de aluguel ( ainda não) conquistaram uma fiel legião de seguidores. O titulo atravessou os últimos anos da década de 70 e meados dos 80 contando com uma variedade de autores, os mais destacados: Mary Jo Duffy e Kerry Gammil, Denis Cowan, Kurt Busiek (aqui dando seus primeiros passos). Mas nem tudo eram flores naqueles anos de Jim Shooter como editor em chefe da Marvel, e com a desculpa de que a empresa lançaria o projeto Novo Universo, Shooter decidiu encerrar diversas coleções e entre elas Power Man & Iron Fist. Mas isto ainda não seria o pior para milhares de fãs do herói marcial. No ultimo numero da coleção, o 125(set 1986), acontecia a morte de Daniel Rand. É claro que esta decisão calou fundo em John Byrne, que para esta época estava trabalhando na Distinta Concorrência, mas não tinha se esquecido do personagem que o lançou para o fandom.

Durante o restante dos anos 80 os leitores não deixaram cair no esquecimento a mítica do herói e aos poucos Punho de Ferro acabou tornando-se um personagem Cult na Marvel. Tanto os leitores como diversos profissionais (que também costumam ser fã) da área seguiam lembrando-se do herói. E quando em 1990 Byrne assume o titulo de outro grande herói da casa das idéias – Namor- o ressurgimento do Punho de Ferro era somente questão de tempo. Após uma série de números onde recolocava o Príncipe da Atlântida no Jet set do universo Marvel, Byrne começa um arco argumental que irá trazer Daniel Rand de volta á continuidade Marvel. Ou pelo menos era isto que pensávamos.

Namor e os herdeiros Rand-Meachum entraram em disputa pela Terra Selvagem ( sim, queriam vender aquela parte esquecida do globo terrestre ) e foi lá, que o príncipe vingador juntamente com sua prima , Namorita , encontrou o Imortal Iron Fist( ops, isto vem depois). Mas as coisas não eram o quê pareciam... Na verdade O punho de Ferro era ninguém mais ninguém menos que o Super Skrull. Mas, alguma coisa não estava certa, os fãs não podiam estar enganados. Byrne havia deixado diversas pistas que despertaram a suspeita em Misty Knight (antiga namorada do herói) ela acreditava que Daniel estava vivo, em algum lugar. ...Ao investigar a tumba de Daniel, Misty encontrou restos não humanos, então a pergunta era: Onde está Daniel Rand ?

Acompanhado pelas heroínas Misty Knight e Collen Wing e contando com a ajuda do Mago Supremo(Dr. Estranho), Namor vai a Kun Lun e lá encontram o verdadeiro Punho de Ferro. Ele estava em poder dos HÝlthri , uma raça de homens plantas, inimigos mortais de Kun-Lun. Depois de trazerem o herói de volta a Nova York todos ficam sabendo que o ser que havia usado o uniforme Vermelho :

:

era na realidade, um clone do herói criado pelos HÝlthri. Assim mais uma vez, Punho de Ferro retorna ao universo Marvel e mais uma vez pelas mãos do genial Byrne. A divida havia sido paga .

Todo este arco de historias não foi publicado no Brasil. Infelizmente a editora Abril publicou apenas os primeiros números do Namor de Byrne. Justamente os números que antecederam a saga do Punho de Ferro.

Quem sabe algum dia a Panini, se muitos leitores pedirem, não publica este material aqui.

Jesus Nabor Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário