sábado, 18 de julho de 2009

UMA LEGIÃO DE SUPER-HERÓIS -editora EBAL primeira parte

Uma das grandes coleções que a Ebal produziu era o almanaque superboy e a coleção superboy-bi, que em seus primeiros numeros trazia aventuras da Legião dos super Heróis.
estas são varias capas

Uma das coleções que mais tenho apego e que guardo comigo há muito,muito tempo é a da Legião dos Super-Heróis.

A editora ebal, depois de ja ter publicado diversas aventuras dos jovens heróis do futuro em titulos como SUPERMAN, SUPERMOÇA, SUPERBOY e SUPERMAN BI entre outros, resolveu dar um titulo próprio aos Legionários.







Iniciando em set/out de 1968, a coleção duraria 38 numeros. Os numeros 01 e 02 tinham 68 paginas, e apartir do numeo 03 ficaria em 34 paginas até o final da série.





Foram dezenas de aventuras nestes 38 numeros, praticamente todo o material que saiu no fim dos anos 50 passando pelos 60 e chegando no começo da década de 1970. Autores como Curt Swan, Otto Binder, Jerry Siegel, Edmond Hamilton, Wayne Boring, All Plastino, John fort, e um grande fã quê lá por 1966 escreveu ao veterano Weisinger dizendo que ele poderia produzir uma história melhor das que vinham saindo. E enviou uma amostra á Dc. Este fã chamava-se Jim Shooter e na época tinha apenas 13 anos. E na primeira aventura que roteirizou para a legião, criou conceitos e personagens que permaneçem até hoje. Shooter revolucionou a maneira como a DC fazia histórias de super-heróis...Autores como vince colleta, Cary Bates, Jack Abel, ross andru, george Tuska , nick Cardi , e um pouco mais adinte , Dave cockrum e mike Grell iriam levar a legião ao seu auge durante mais de uma década, do fim dos anos 60 até o inicio dos 80, quando um outro autor também deixaria seu nome ligado a este titulo para sempre...Mas isto, como diz o titã , Ja é uma Outra história...

segunda parte de A Legião dos super heróis... , superboy 1ª série,superboy formatinho, edições extra, e mais.

Long live the legion !

Jesus Ferreira








2 comentários:

  1. Jeeeeesuuuuussss:

    A Legião, para mim, é um dos melhores grupos de superherois já criados. Sempre rendeu otimas historias e de uns tempos pra cá fizeram uma salada de frutas com eles (ainda estou esperando o post dessa historia) seria muito bom se a Panini publicasse historias perdidas deles aqui no Brasil, mas acho dificil o que é uma pena! Nos ultimos 2 anos retomaram a Legiao com boas historias vinculadas ao Superman que culminará na excelente Legião de 3 Mundos, imperdível! E com disse o Jééééssssuss: Longa vida a Legião!
    Mauruuss

    ResponderExcluir
  2. ou traduzindo literalmente "Viva (do verbo viver mesmo) a Legião" mas a adaptação da Abril é melhor.

    ResponderExcluir