segunda-feira, 17 de agosto de 2009

BATMAN 70 ANOS VOL 01- AS GRANDES AVENTURAS JAMAIS CONTADAS..


BATMAN 70 ANOS VOL 1 –

AS GRANDES AVENTURAS DO BATMAN!

Finalmente chega às lojas o primeiro número da coleção Batman 70 anos. Vou fazer aqui um apanhado do que é esta edição, com informações sobre o especial que não vão atrapalhar em nada a leitura , ao contrario, pensa que irá ajudar a situar o leitor que não é tão seguidor do personagem ás histórias apresentado:

1ª História: Origens Secretas # 06 (1986): Estrelando o Batman da Era de Ouro. Roteiro Roy Thomas, Arte Marshal Rogers - Nesta história, posterior a Crises Nas Infinitas Terras, é recontada a origem do Homem Morcego e dado uma nova versão para seu primeiro Caso – O caso do sindicato dos químicos. Diversos personagens da versão clássica do Herói são mostrados, como por exemplo, a atriz Julie Madison... Marshal Rogers é considerado um dos desenhistas definitivos do Batman. Seus seis números de Detective Comics são até hoje considerado o trabalho definitivo do Batman nos anos setenta.

Inédita no Brasil.

2ª História: Professor Hugo Strange e os Monstros- Batman nº 01 1940 – roteiro Bill Finger, arte Bob Kane-História clássica já apresentada em Batman Crônicas.

3ª História: A carreira de Batman Jones – Batman# 108 1957, roteiro Bill Finger, arte Sheldon Moldoff – esta e a próxima aventura são de um período onde os títulos do Homem morcego viveram sua “pior” fase nos EUA. Por conta da censura que dominava os quadrinhos na época, os autores forçosamente escreviam aventuras água com açúcar, bobas, com pouca ou nenhuma ação e esqueceram por completo o aspecto policial e investigativo das historias do Batman. Com histórias envolvendo alienígenas, maquinas mirabolante e viagens no tempo, ou mascotes bizzaros (vide batcão, batmirim) estas histórias serviram para quase enterrar a franquia nos quadrinhos. Felizmente em breve apareceria O´Neil e Adams. O argumento desta aventura conta sobre um garoto que tem o Batman como seu ídolo, na verdade, seus pais lhe deram o nome de Batman Jones. E ele vai causar muita dor de cabeça á dupla dinâmica..


4ª História: Prisioneiros de Três Mundos – Batman #153 1963, roteiro Bill Finger, arte Sheldon Moldoff – Esta é

a outra aventura representante da fase multicolorida e bobinha do cruzado de capa. Nesta história aparecem batwoman e Batgilr e elas e a dupla dinâmica vivem curiosas aventuras em mundos além do espaço e do tempo. Esta e a aventura anterior, possivelmente já foram publicadas pela Ebal, na coleção em preto e branco.

5ª História: De quantas maneiras se podem matar Robin? – Batman#246 1972, roteiro de Frank Robbins, arte Irv Novick, Dick Dillin – Aqui já temos uma história da retomada á seriedade na saga do Morcego. Frank Robbins foi juntamente com Dennis O´Neil o responsável por fazer de Batman um Cavaleiro das Trevas. O desenhista desta aventura, Irv Novick é um dos grandes esquecidos da era de prata dos quadrinhos. Seu nome quase nunca é

mencionado apesar de ele ter um grande número de trabalhos, principalmente nos títulos do Batman e do Flash. Nesta aventura Batman tem de usar seus conhecimentos de maior detetive do mundo para encontrar Robin, antes que um dos seus inimigos mate o menino prodígio. Esta aventura foi publicada no Brasil em Batman em Cores, da Ebal.

6ª História: O Ultimo Natal de Batman – The Brave and The Bold #184 1982 – roteiro de Mike

W. Barr, arte de Jim Aparo – O titulo Brave and the Bold reunia Batman a outro personagem da DC em histórias fechadas. Neste numero a convidada é Helena Wayne, a Caçadora. Ela faz uma visita ao “tio” Bruce que está passando por uma crise existencial, colocando em risco até mesmo sua carreira como Batman. É claro que estou falando da personagem da Terra 2 – Esta aventura acontece antes de Crises. A arte do bom Jim Aparo ainda está aceitável e o texto de Barr não compromete...História inédita no Brasil.

7ª História: Todos os Meus Inimigos contra Mim! – Detetive Comics #526 1983 – roteiro de Gerry Conway, arte de Don Newton. Aventura comemorativa a 500 aparições do Batman no titulo Detective Comics. Esta é a melhor história do encadernado. Inédita no Brasil, esta história, passada antes de Crises, conta como vai acontecer o surgimento do 2º Robin. Em um arco argumental que vinha se desenvolvendo ao longo de vários meses, os maiores inimigos do Batman estão se reunindo para ver quem fica com o domínio do submundo de Gotham. Batman, ajudado por Catwoman, Talia, Robin, Batgirl, tem de enfrentar ao novo vilão de Gotham, o Crocodilo.

Quando o Crocodilo quis cobrar proteção do Circo Hill, onde vivia os Todd, casal de trapezistas amigos de Bruce e Dick, Batman enfrenta o vilão e acaba ferido. Os Todd se oferecem para ajudar a dupla dinâmica a capturarem o criminoso. Apesar de relutar Batman aceita a oferta e eles com a ajuda de Dick saem à procura da fera assassina. Neste meio tempo, o coringa reúne os maiores inimigos do Homem Morcego e começa a caçada ao Herói.



A Editora Abril publicou diversas histórias anteriores a esta aventura. No titulo SuperAmigos e em Super Powers. Mas inexplicavelmente, quando iria começar uma das melhores fases dos títulos Batman e detective comics eles deixaram de publicar o personagem, perdendo assim a oportunidade de os fãs lerem o material do Genial Gene Colan e também de Don Newton.

Aventura em 60 paginas. Imperdível. Inédita no Brasil

8º História: Sobre ratos e Homens – Batman Chronicles # 5 1996 – roteiro Alan Grant, arte Scott McDaniel - História curta, de nove paginas. Alan Grant é um dos maiores autores da sua geração, tudo que ele escreve vale a pena ser lido. Nunca gostei muito do McDaniel – talvez por culpa dos formatinhos da Abril que mataram sua arte na SAM.

9ª História: Cidadão Wayne - Batman Chronicles # 21 2000 – roteiro Brian Michael Bendis,arte Michael Gaydos – Rosebud ,...Vou lhe contar sobre Rosebud !


Um grande encadernado este, agora a esperar pelos outros volumes e que sejam tão ou mais interessantes que este.

Jesus Ferreira

zonafranca34@hotmail.com

(55) 30260950

3 comentários:

  1. Jesuuuuus, este junto com o post da Legião foi o melhor post até agora.
    Gostaria de saber se tu é o editor das edições 70 anos da DC? Se nao é deveria ser, por que faltou uma boa resenha na edicão Batman 70 anos. Eu nao fazia ideia que Jason Todd de antes de Crises nas Infintas Terras tinha uma origem, até, semelhante com a do Dick! Pós Crise Jason é transformado num pequeno delinquente que roubas os pneus do Batmovel!!!!! Vlw cara!

    ResponderExcluir
  2. Mauruuuuuuus,
    Cara, o pessoal que edita a DC no Brasil está fazendo um ótimo trabalho, sério mesmo.Não sei se é por questões de espaço que não saem notas explicativas sobre as aventuras ou personagens.
    Nós,como leitores vorazes que somos, estamos sempre procurando estas informações, e é legal ter acesso a elas. Infelizmente não dá tempo de ler tudo...
    abraço

    ResponderExcluir