sábado, 1 de agosto de 2009

DEL TEBEO AL MANGA -UMA HISTÓRIA DE LOS COMICS


ENCICLOPÉDIAS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Edgard Guimarães

A editora Panini espanhola está lançando uma coleção de livros sobre as Histórias em Quadrinhos chamada “Del Tebeo al Manga: Una Historia de los Cómics”, prevista para 12 volumes. Os dois primeiros volumes são compostos de 4 partes.

A primeira parte enfoca o surgimento das HQs, com informações sobre o que chama “predecessores”, e depois aprofundando nos quadrinhos da imprensa norte-americana. A segunda e a terceira partes tratam exclusivamente da produção norte-americana para jornais, mencionando praticamente todas as séries clássicas até a década de 1990. A quarta parte é dedicada às tiras em outros países, falando um pouco mais a fundo da produção inglesa e superficialmente de todos os demais países. Do Brasil, há menção de Maurício e Cedraz.

A coleção é magnificamente ilustrada, embora muitas ilustrações estejam muito reduzidas. A editora optou pelo formato “comic book” em vez do magazine, que teria sido preferível. Quem viu algum exemplar da coleção espanhola em 48 fascículos “Historia de los Comics”, da década de 1980, perceberá a diferença. Ainda comparando com “Historia de los Comics”, a nova coleção da Panini não traz amostras de HQs. Mas usa o mesmo recurso de colocar quadros com biografias dos autores mais expressivos. E o conteúdo de informação das três primeiras partes é bastante significativo.

Não sei o conteúdo dos volumes seguintes, mas é pouco provável que dê a devida atenção aos quadrinhos produzidos fora dos Estados Unidos e Europa. Deve abrir uma exceção para os quadrinhos japoneses, já que usaram o termo “manga” no título da coleção. Para saber sobre quadrinhos de outra procedência, especialmente da América Latina, a fonte é outra.

A editora argentina La Bañadera del Comic está lançando a coleção “La Historieta Latinoamericana”, já com quatro volumes lançados. O primeiro volume enfoca Cuba, Chile e Uruguay; o segundo, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela; o terceiro é sobre o Brasil, escrito por Waldomiro Vergueiro; e o quarto sobre o México. Uma coleção mais modesta, volumes mais finos com impressão em preto e branco e sem capa dura, porém rico em conteúdo, com informações que não serão encontradas em nenhuma outra obra de referência.

No Brasil, uma obra sobre os Quadrinhos Brasileiros ainda está por ser feita. Em três ocasiões, esta obra ameaçou tornar-se realidade. O editor gaúcho de fanzines Anibal Cassal pretendia realizar um volume com esta história, mas aposentou-se de toda atividade ligada aos quadrinhos e fanzines. A editora Opera Graphica também acalentou este sonho, com uma coleção de mais de uma dezena de livros, cada um dedicado a um período das publicações feitas no Brasil. E o editor Octacílio Barros há anos busca patrocínio para seu projeto de uma grande enciclopédia sobre a história dos quadrinhos brasileiros.


Este texto foi produzido especialmente para nosso blog pelo grande pesquisador Edgard Guimaraes ao qual quero agradecer pela honra.

Obrigado camarada . abaixo algumas imagens da coleção História de los Comics -

Aqui um link para um ótimo blog onde há uma biografia do editor Josep Toutain .

Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário