quinta-feira, 27 de agosto de 2009


O MUNDO ERA UM PLANETA DOS MACACOS!


Era uma noite fria de meados dos anos setenta, eu e meu avô estávamos ansiosos para que chegasse logo as 22:00, pois durante a semana anunciaram o novo filme da PRIMEIRA EXIBIÇÃO –titulo do programa de sábado a noite da Rede Globo - O PLANETA DOS MACACOS. Mal sabia eu que estava por assistir a um dos maiores clássicos da ficção e aventura de todos os tempos.

De repente a tela explode em uma vastidão de estrelas e começa a viagem junto ao Astronauta (sim, usava-se este termo naqueles anos inocentes) comandante TAYLOR.

As implicações filosóficas e de cunho político social deste filme (que foi baseado no livro homônimo de PIERRE BOULLE) não é o que me interessa analisar ou discutir. Hoje passados 40 anos do surgimento do filme O PLANETA dos MACACOS (1968-USA) ele ainda é motivo de culto, suas legiões de fãs em todo mundo seguem adorando aos personagens: Cornelius, Zira, Ursus, Zaius, Tailor, Nova, Brent, Cesar, Galen, Col. Alan Virdon, M, Peter Burke, Urko, etc. Pode-se dizer que foi graças á franquia O PLANETA DOS MACACOS que outros filmes como ALIENS, STAR WARS, tiveram o sinal verde para serem produzidos. A macacomania descobriu um filão que seria explorado nas décadas seguintes.


No Brasil não foi diferente do resto do mundo. Depois da estréia na TV, a macacomânia espalhou-se por todo o país. Surgiram diversos produtos relacionados com a série, desenhos animados, seriado, revistas em quadrinhos. Até mesmo um personagem de um programa humorístico caracterizou-se como macaco: quem não lembra do Macaco Charles do famoso O PLANETA DOS HOMEMS e seu bordão: O MACACO ESTÁ CERTO! Ou então: Não preciso Explicar, Eu só queria Entender!


No meio dos anos setenta a editora BLOCH aproveitando a onda, lançou o BLOQUINHO CINEMA: PLANETA DOS MACACOS era um titulo da MARVEL COMICS que nos primeiros números trazia os filmes em quadrinhos. Porém com o passar dos números, aventuras originais foram criadas para a série. Este titulo da Bloch durou 17 números e teve 01 edição especial.Eram revistas em formatinho e a cores.


A série de filmes foi aos poucos perdendo sua força e a saga encerrou-se na sua quinta longa metragem já sem o brilho e originalidade dos dois primeiros.

Também houve um seriado para televisão que não logrou alcançar o sucesso esperado.Estreou em setembro e saiu do ar em dezembro de 1973 com apenas 14 episódios produzidos (também foi exibido no Brasil pelas emissoras GLOBO e SBT) e foi descontinuado em sua primeira temporada.


Menos sorte ainda teve o desenho animado que teve apenas 13 episódios.Ano de produção 1975. Apesar da qualidade indiscutível do programa, não fez o sucesso esperado junto á molecada. Estes foram exibidos no Brasil nas tardes da Rede Globo.


Em 2001 o mundo conheceu uma nova versão do Romance de Boulle. Desta vez Tim Burton (diretor considerado CULT nos EUA : Batman (1988),Edward mãos de tesoura, Os fantasmas se divertem,) criou sua visão do livro deixando de lado muito do que foi o primeiro filme de 1968. Não considero esta versão um REMAKE do filme de J. Schaffner mas um novo filme, muito mais fiel ao livro do que seu predecessor.


O planeta dos macacos foi um fenômeno de massa, tudo que levasse a marca da macacada vendia como água. Eram brinquedos, pôster, revistas, camisetas, etc, etc. As pessoas ao mesmo tempo em que se assustaram com o filme, também quiseram gostar daqueles “monkiesman”!

Não quero que explique, eu só quero entender o porque aquela cena final, de TAYLOR, ajoelhado na praia, olhando para aquele símbolo, caído, semi destruído, ainda é tão poderosa que faz com que eu tenha vontade de sair daqui e ir assistir novamente ao PLANETA DOS MACACOS!



MACACOGRAFIA BASICA:


BLOCH EDITORA – BLOQUINHO CINEMA – revistas em formatinho 17 exemplares + 01 numero extra -anos 70


BOX DVD – O PLANETA DOS MACACOS-05 LONGA METRAGENS + DVD EXTRA COM DOCUMENTARIO SOBRE A PRODUÇÃO DOS FILMES


LIVRO :QUANDO OS MACACOS DOMINAVAM A TERRA – OPERA CULT


Escrevi este texto que foi publicado no ano passado , em homenagem aos 40 anos do filme Planeta dos Macacos, no jornal A Razão , de Santa Maria - RS


Jesus Ferreira

zonafranca34@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário