sexta-feira, 14 de agosto de 2009

WIZARD Nº 01 - EDITORA GLOBO -1996 - O GUIA DOS QUADRINHOS !


WIZARD Nº 01- Editora GLOBO - Agosto de 1996 -

Era a época em que "os" Rob Liefeld, Todd McFarlane, Mark Silvestre, Jim Lee, Brandon Choi, J.Scott Campbell, Erik Larsen e Jim Valentino dominavam a Terra. Era a era de Spawn, Gen 13, Wild Cats, Cyber Force, Savage Dragon, e Shadowhawk... E para nos contar sobre estas News of the world, nasceu à revista WIZARD – o Guia dos Quadrinhos.

Comandada pelo respeitado Leandro L. Del Manto, a revista chegou com tudo. Reportagens, entrevistas, postes, artigos, curiosidades, listas dos 10 isto, 10 aqueles, enfim, uma ótima versão da irmã mais velha gringa.

Neste numero, para dar sorte, uma entrevista com o autor nº 01 do mundo dos super heróis: Stan Marvelman Lee, 06 paginas com o velho mestre. Também um raio-X da Dupla Dinâmica: Adam West and Burt Ward. Além de um bate papo com Mark Silvestre.

Também havia uma matéria sobre o ótimo The Maxx do genial Sam Kieth. E uma das minhas seções preferidas: Palavras Mágicas – as cartas dos leitores.

A revista trazia também uma coluna do Jotapê, um repasse nos melhores lançamentos nas bancas do mês, seção de Games, de Vídeo, um questionário – aqui chamado de Q.I.H. Q-quociente de inteligência de historias em quadrinhos. – e também havia o calendário de super-heróis: Acontecimentos importantes, ou nem tanto, para o mundo dos super seres ocorridos no mês do cachorro louco.

Mas não vamos nos enganar, a revista também era um veiculo para divulgar os títulos que a editora Globo estava lançando no mercado. Títulos da linha Image. Todos em formato americano para competirem diretamente com o material Marvel/DC da editora da arvorezinha.

Também nesta edição da Wizard, uma ótima nota sobre os títulos Bonelli. Infelizmente não foi adiante o projeto que é mencionado na matéria: A intenção era de se publicar 06 Almanaques, onde apareceria um herói diferente a cada edição. Destes 06 somente o primeiro foi editado. E, diga-se de passagem, uma das melhores edições de um material Bonelli já feito no Brasil. Foi o Almanaque do Faroeste nº 01 – Editora Globo –Julho de 1996.

Mas ainda havia mais, muito mais: 10 mais de desenhistas e escritores, 10 melhores obras de quadrinhos de todos os tempos, e as 10 mais gost, ops,digo , Sensuais heroínas! Um curso de Impacto, aprendendo a desenhar com Gregg Capullo. A escolha do Elenco de um possível filme também era uma brincadeira que o pessoal da Wizard fazia, neste numero, um elenco para Sandman. Uma matéria sobre o Arquivo X. Ou seja, a verdade estava aqui dentro desta edição! E para não dizer que não se falou de flores, um texto sobre a nova inédita definitiva mega série da DC: Zero Hora!

Também tínhamos as notas e noticias sobre o mundo dos quadrinhos, cinemas e musica. E uma seção chamada Cine Wiz contava as novidades e curiosidades dos projetos cinematográficos originados a partir dos comics. E para finalizar este numero 01, um guia de preços de quadrinhos raros – muita gente sempre pediu que alguém, com fundamentos, organizassem no país um guia assim – na verdade este guia da primeira edição era mais ilustrativo do que outra coisa, pois pegava edições gringas. A partir do segundo numero a coisa seria pra valer, com títulos nacionais.

Tudo isto tivemos na WIZARD nº 01. Era muito e nós queríamos mais. E assim foi por 15 edições. E no fim, como tudo, o que era bom, se terminou... Mas aí, já é uma outra história....

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

4 comentários:

  1. Comprei pouco mais que uma dezena essa semana em um sebo. Pode ser que com o tempo eu compre mais.

    ResponderExcluir
  2. O sebo Rarities em Porto Alegre/RS possui. Rua Mal. Floriano, 91, sala 814, 90020-061 - Centro Histórico Tel.: 51 9259-9225

    ResponderExcluir