sexta-feira, 4 de setembro de 2009

BATMAN EM CORES EBAL- ESPECIAL - Nº 47


Uma das coleções que mais prezo entre todas que tenho é a Batman em Cores Especial Ebal. São 67 números em formato americano.

Motivado por um post que li recentemente sobre a edição Superman/Batman nº 50 da editora Panini, resolvi criar este post aqui para falar dos encontros entre estes dois pilares do Universo dc ( Superman e Batman). Pois neste titulo, Batman em cores, a Ebal publicou diversas aventuras do titulo americano World´s Finest, coleção que justamente reunia estes dois super amigos. Minha idéia é apresentar todos os números da coleção da Ebal fazendo uma pequena resenha de cada um deles. Tentei separar as edições por temas, e para começar, escolhi os números que tenham aventuras do titulo World´s Finest.

Então comecemos pelo exemplar nº47 – Com o titulo Limpem o Sangue do Meu Nome!

Personagens Principais: Batman, Superman, Deadman , Thomas Wayne Jr.

História de Bob Haney – Desenhos de Dick Dillin e Vince Colletta.

Ao investigar uma série de mortes, atribuídos ao assassino do bumerangue, Batman vai fazer uma descoberta surpreendente.

Contando com a ajuda do fantasma Desafiador e do amigo Superman, Batman descobre que não foi o único filho do casal Wayne. Três antes de seu nascimento, os Waynes tiveram seu primogênito, Thomas Jr. Porém durante um passeio com sua babá, a criança foi vitima de um acidente que lhe infringiu danos cerebrais gravíssimos (por todos os neurologistas, Batman) e foi internado por seus amorosos pais em um sanatório. Bruce nasceu logo em seguida e antes que os Waynes tivessem tempo para lhe contar sobre o irmão maior, foram brutalmente assassinados por Joe Chill. Com uma premissa tão furada quanto a defesa do nosso presidente do congresso, Haney faz Bruce encontrar seu irmão, que é o principal suspeito de ser o Assassino do Bumerangue e Batman tem de provar a inocência de seu irmão mais velho.

Alguém ai pode perguntar: Ta, e o Desafiador e o Superman, onde entram nisto tudo? Bem, eram os anos 70,época onde não havia tanta preocupação com a cronologia e o que importava era contar uma história mais ou menos interessante e colocar o maior número de personagens por pagina em uma mesma revista. Então o Desafiador e o homem de aço estavam ali mesmo para encher lingüiça, como se diz por aqui. Mas para ser justo, o Desafiador vai ter uma participação importante no fim da aventura.

Esta história, como todos nós sabemos, acabou desprezada pela cronologia atual do personagem ( apesar de quê, agora com os eventos atuais, não se pode saber...) enfim, uma boa aventura, com um ótimo desenho do competente Dick Dillin.

Ficha técnica: edição brasileira: Batman em Cores Especial nº 47 – Editora Ebal- set 1974

Edição original: World´s Finest Comics # 223

Apartir de hoje, estarei tentando fazer no minimo um post sobre esta série da Ebal.

Jesus Ferreira

zonafranca34@hotmail.com

2 comentários:

  1. Jotaéfe! Hoje vou passar aí ver os lançamentos. Será que chega o Marvel Apresenta do Punho de Ferro? Se chegar, SEPARA PRA MIM!

    Cospefogo

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo Cospefogo...
    olha, consegui o batman 79 para ti. estarei de volta na terça feira.
    abraço.
    jesus

    ResponderExcluir