terça-feira, 22 de setembro de 2009

HISTÓRIAS DA ZONA FRANCA COMICS - S.A.M Nº 13 E VELHOS AMIGOS !


os amigos:Jesus Ferreira,Eder,Felix,Diogenes e Finkler atrás da maquina !


SUPERAVENTURAS MARVEL Nº 13 – EDITORA ABRIL – UMA HISTÓRIA DOS VELHOS TEMPOS!

Era o ano de 1987, provavelmente entre Abril e Maio, lembro que já havia passado pelo trote dado aos calouros na Puc ( Adriana Bulling, um brinde, onde quer que você esteja!) pelo pessoal veterano. Na época eu ostentava uma vasta cabeleira e um ingênuo senso de que podia enfrentar aquela turba que vinha na minha direção com tesouras nas mãos. Não pude!E meus cabelos ficaram no chão!

Mas não é disto que quero falar, e sim de uma situação que vivi naquela época e que hoje, muitos anos depois, durante um almoço entre velhos amigos foi relembrada por três dos participantes daqueles bons e velhos tempos.

Naquela época, ainda não havia a Zona Franca Comics, eu ainda trabalhava com contabilidade, mas colecionava gibis e sempre tinha alguns repetidos para alguma troca ou venda. Não lembro exatamente como, mas naqueles dias de inicio de aulas, conheci um sujeito que disse conhecer outro sujeito que colecionava quadrinhos. Fala com um, fala com outro, acabei sendo apresentado ao Diógenes, nosso grande amigo hoje conhecido como “Mestre”! Mas naqueles tempos, ele ainda era o Diógenes! Diógenes, colecionava todos os títulos da Abril( Marvel e DC) e também a linha Bonelli, além das revistas do Conan. Logo pensei: “Pronto, encontrei uma mina de ouro”!

Bah, nada disso, o cara tinha todos os números das coleções, completas... Me quebrei. Mas ai foi que o amigão Finkler disse: Mestre, Mestre, e aquele numero de SuperAventuras Marvel que não veio para a cidade ? Lembra?

Opa, pensei logo, que numero é este que não veio para Uruguaiana? Eu também tinha todos os números de SAM. Mas era verdade, havia um número da coleção que não foi distribuído no interior, o número 13. Eu havia comprado esta edição em uma viagem á Porto Alegre e nem recordava mais deste detalhe.

Disse logo ao Mestre que tinha a referida revista e que podia vendê-la. Ficamos que eu levaria a revista no próximo dia de aula.

No dia seguinte, chego com a SAM nº 13 e começo a negociar com o Mestre, sob o olhar atento e admirado de Edsan Finkler.

Depois de muito debater chegamos a um valor que contentava aos dois. Diógenes, depois de pagar (com cheque, lembro bem), guarda a revista rapidamente em sua maleta e virando-se para mim,diz , com um sorriso de quem havia ganho na loto :

- Eu teria pagado o dobro por ela!

Eu, ainda dobrando cuidadosamente o cheque, depois de verificar se tudo estava correto, coloco o mesmo na minha pasta, ajeito os cadernos, olho para os dois amigos, e enquanto saio lentamente para o corredor, digo:

- Eu teria Vendido pela Metade!

Vinte e tantos anos depois, Felix, cabo Eder e nós mesmos: Finkler, Diógenes e eu, caímos na ridada... Outros vizinhos de mesa nos olham sem saber o que acontece! Sentimos que falta a figura do Almeidinha para a galhofa ser maior!

Esta é mais uma das muitas histórias que nós, os amigos daquele lugar que passou a chamar se Zona Franca Comics, contamos cada vez que nos reunimos nos almoços de confraternização.

Pensando hoje, talvez tenha sido ali, naquele corredor do Campus da Puc, que nasceu a Zona Franca Comics. Da satisfação de haver feito um bom negocio com a venda daquele gibi, mas também e principalmente porque vi a satisfação que meu amigo teve ao ter completado sua coleção, foi que nasceu a vontade de dar continuidade ao comercio de gibis.

Depois deste fato, muitos e muitos outros aconteceram, muitas e muitas histórias nestes mais de 20 anos de convívio...Histórias que com certeza em alguma outra oportunidade estarei contando aqui, no blogue da zona franca comics.


Os amigos : Turco Miltan, Carlos Eduardo " abnezer", Diógenes "mestre" Carvalho, Jesus Ferreira

jogando uma interminavel partida de Magic na praça barão do Rio Branco durante a feira do livro de 1995.


Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

6 comentários:

  1. Vidaaaaaa Longaaaaaaa a Zona Francaaaaaaa

    E Que sempre haja "Eras de Ouro " a serem contadas.

    Um Abração.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a historia Jeeeesuuus, bein nesta epoca eu nem tinha terminado o 1º grau. Tu é véio heim?!

    ResponderExcluir
  3. Questão e Mauro, beleza caras...
    Em breve novas aventuras, digo, histórias da Zona Franca Comics;.
    maurussssssss, o pessoal pensa que tu é meu irmão mais velho, cara! qua,qua,qua,!!!
    feito.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional, chefe. Sensacional! Na data desta foto de 1995 eu estava recém chegando a Santa Maria para fazer a minha primeira faculdade (que nunca terminei, ha ha ha). Nesta mesma época eu consegui encontrar aqui em SM o Hulk #2. Chorei quando vi a revista, comprei, e passei a carregar ela comigo pra todos os lugares, ha ha ha.

    Cara, ótima história mesmo.
    Conte-nos mais!
    Cospefogo.

    ResponderExcluir
  5. Bem ...eu estava nos arredores nesta epoca. Nem imaginaria que um dia eu faria parte de uma historia tao rica em peculiaridades,em estorias, em causos que as vezes beiram ao fantastico!
    Mas pensem bem:-Existiria um lugar no mundo tao apropriado para tais fatos ocorrerem?
    Poderiamos até bolar um slogam:
    A MAIOR AVENTURA DE SUA VIDA COMEÇA AQUI!
    ZONA FRANCA COMICS!
    TO BE CONTINUE...
    aBRAÇAO A TODOS!!

    ResponderExcluir
  6. Dae Cospefogo e Turco Milton.
    Cara, realmente as histórias da zona franca são muitas e FANTÁSTICAS.
    O Dj Tom ( turco ) viveu a maioria delas e até algumas em que eu não participei...
    Cospefogo , o Hulk é, para mim, o personagem mítico da Marvel. Sem, claro, desmerecer nenhum outro, o Gigante Esmeralda acaba esmagando a todos os homenszinhos ! hehehehe
    abraços e fiquem por aqui, que em breve novas e tenebrosas histórias da ZONA FRANCA COMICS!

    ResponderExcluir