segunda-feira, 28 de setembro de 2009

TEX EM CORES NO BRASIL - RETROSPECTIVA

Tex a cores no Brasil

Anúncio Tex a cores

Nos ultimos dias do mê de Julho fomos surpreendidos positivamente com a noticia dada em exclusivo pelo Portal TEXBR, que a editora Mythos irá lançar em Setembro próximo uma nova colecção do famoso Ranger Bonelliano! Tex a Cores será, segundo o anúncio da editora, uma colecção em formato italiano (21 x 16 cm) com o numero de páginas fixado em 250, entre textos especiais e as aventuras que serão publicadas em ordem cronológica conforme a edição de TEX italiana.

Texs a cores no Brasil

Aproveito então esta EXCELENTE notícia para repassar as edições coloridas da mítica personagem italiana, no Brasil:

- TEX ÁLBUM DE CROMOS (FIGURINHAS no Brasil):

Álbum de cromos

Essa foi a primeira vez que vimos imagens coloridas dos quadradinhos da saga de TEX. Considero o primeiro TEX a cores no Brasil. Edição da Vecchi que foi ás bancas em meados de 1981.

Interior álbum de cromos

- TEX - EDIÇÃO ESPECIAL COLORIDA Nº 1- Editora GLOBO (Set. 1990): O ÍDOLO DE CRISTAL
Nessa época era a editora GLOBO quem publicava a personagem de Bonelli & Galleppini no Brasil. E em Setembro de 1990 chegava ás bancas “O Ídolo de Cristal“, aventura totalmente a cores em formato italiano. Esta mesma história já havia sido editada antes, pela Vecchi, em formato de Livro em capa dura, mas a preto e branco. Corresponde ao número 200 da edição italiana. Autores: G.L. Bonelli e A. Galleppini.

Tex a cores 1

- TEX EDIÇÃO ESPECIAL COLORIDA Nº 2 – Editora GLOBO (Set. 1991): A CIDADE CORROMPIDA
Edição com capa de Sergio Zaniboni, texto de G. L. Bonelli e desenhos de Fabio Civitelli. Esta aventura foi publicada na Itália no número 323 de Tex, sendo colorida propositadamente no Brasil, para esta edição. Mais tarde, no Brasil, seria editada novamente no Almanaque TEX nº 34, desta vez em preto e branco, pela editora Mythos.

Tex a cores 2

- TEX EDIÇÃO ESPECIAL COLORIDA Nº 3 - Editora GLOBO (Dez. 1992): FORTE APACHE
Edição correspondente ao TEX nº 100 italiano. Esta aventura já havia sido editada antes no Brasil pela Editora Vecchi no número 4 da colecção TEX. Texto de G. L. Bonelli e desenhos de A. Galleppini. Na criação desta capa, Galep inspirou-se em um póster do actor Humphrey Bogart.

Tex a cores 3

- TEX EDIÇÃO ESPECIAL COLORIDA Nº 4 – Editora GLOBO (Set. 1994): A LANÇA DE FOGO
Edição correspondente ao TEX nº 300 italiano. Argumento de G. L. Bonelli e desenhos de A. Galleppini. Esta aventura também foi publicada no TEX nº 200 da série normal brasileira, também aí, a preto e branco.

Tex a cores 4

- TEX EDIÇÃO ESPECIAL COLORIDA Nº 5- Editora GLOBO (Ago. 1995): A VOZ NA TEMPESTADE
Edição correspondente ao TEX nº 400 italiano. Última das aventuras a cores desenhada pelo magnífico GALEP. Argumento de Claudio Nizzi e desenhos do mestre Galleppini. Há algumas diferenças entre a capa original italiana e a brasileira. A principal é a inversão da imagem do nosso herói.

Tex a cores 5

- TEX EDIÇÃO ESPECIAL COLORIDA Nº 6 - Editora GLOBO (Dez. 1997): A CARAVANA DO MEDO
Aventura sacada do Almanacco Del Wel 1995 com textos de Claudio Nizzi e desenhos do grande desenhador espanhol Victor De La Fuente. Este foi o último número desta bela colecção, tendo sido também colorizada propositadamente no Brasil.
Esta história voltaria a ser publicada, no Brasil, desta vez a preto e branco, no título ALMANAQUE TEX nº 31 com uma capa inédita de TICCI.

Tex a cores 6

- FUMETTI, O MELHOR DOS QUADRINHOS ITALIANOS – Editora GLOBO - Em Novembro de 1993, durante o evento da 2ª Bienal de Quadrinhos do Rio de Janeiro, foi lançado um álbum em formato grande (21 x 27 cm), luxuoso, a cores, papel de primeira qualidade e com um leque de material da casa editorial Bonelli: Tex , Dilan Dog, Nathan Never, Martin Mystère, Mister No e Nick Raider abrilhantaram as 116 páginas coloridas de FUMETTI.Para os fãs portugueses, recordo, que em 2008, esta mesma aventura, foi publicada a preto e branco, em Portugal, no BDJornal, sendo para todos os efeitos, a segunda história de Tex editada em Portugal.

Tex Fumetti

E ao Tex coube abrir o álbum com o curioso e divertido conto: “Uma Tarde Quente…”, texto de Sergio “Guido Nolitta” Bonelli e arte de um perfeito G. Ticci. Totalmente a cores. Esta com certeza foi uma das melhores publicações Bonelli já editadas no Brasil.

Tex Fumetti interior

- TEX Nº 400 – Edição comemorativa com 164 páginas (contando com o livreto especial contendo todas as primeiras 400 capas de Tex na série normal) totalmente a cores - MYTHOS Editora – ( Fev. 2003). Edição correspondente ao número 500 da série italiana - Com o titulo “Homens em Fuga” – texto de Claudio Nizzi e desenhos lindamente pintados de Giovanni Ticci. Esta foi a primeira edição a cores produzida pela MYTHOS. Capa belíssima de Claudio Villa.

Tex 400

Em Junho de 2005, a mesma Mythos viria a editar outra aventura a cores de TEX:
- Seleção Tex e os Aventureiros nº 3 – Edição em formato italiano, 252 paginas, trazendo diversas personagens da Bonelli.

Seleção Tex e os Aventureiros nº 3

A edição abre com a clássica história “O Duelo”. Aventura criada por Civitelli, roteiro de Nizzi e pinturas do próprio Civitelli. São 15 lindas paginas pintada pelo grande desenhador de Arezzo. Uma avant premiere do que viria a seguir.

O duelo

- TEX ESPECIAL 60 ANOS - MYTHOS Editora (Out. 2008) – “Na Trilha das Recordações” - Texto de Nizzi e desenhos belamente pintados por Fabio Civitelli. Uma edição mais que especial, com papel de primeira e impressão fantástica.
Uma verdadeira jóia para qualquer coleccionador. Digna da grande data que estávamos comemorando. Corresponde ao número 575 da edição italiana.

Tex 60 anos

Estas foram até o momento, as edições coloridas de TEX no Brasil. Agora é aguardar a nova série que a Mythos irá lançar. Estamos torcendo para que seja um grande sucesso tanto no Brasil, como em Portugal. No que depender da Zona Franca Comics, assim será!

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário