quarta-feira, 9 de setembro de 2009

TEX VERSUS O TERROR SOBRENATURAL


TEX HORROR – FORA DE SÉRIE ITALIANO – ALESSANDRO TESAURO EDITORE

Recebi hoje mais uma aquisição para a minha Bibliotex: Tex Horror. Um belo livro com diversos textos e bibliografias de vários autores da saga do Grande Tex Willer além de diversos desenhos inéditos. Gostei muito de alguns destes desenhos, principalmente os de um autor que eu particularmente desconhecia: Lino Jeva. Fiquei muito impressionado ao saber que ele, segundo o texto, foi desenhistas de varias Striccias do Tex nos anos 50. Ele, Jeva, era um grande amigo de Aurélio Galleppini. A seguir, um pequeno texto que fiz agora a pouco de improviso, sem qualquer outra intenção que não a de dar uma rápida pincelada no tema. Pode ser que em breve, desenvolva mais este assunto, pois é um tema que me interessa muito: O sobrenatural nas histórias em quadrinhos!

Desenho inédito de Lino Jeva : TEX CONTRA O VAMPIRO !

“Em um mundo onde o fantástico e o sobrenatural pouco ou nada diziam frente á brutalidade, rudeza e crueldade do homem comum, Tex Willer enfrentou-se com vários representantes deste outro Mundo. Desde Bruxas-feiticeiras, passando por seres alienígenas, Mitos e Lendas como o Sasquatch ou o Lobisomem (neste caso um Diablero) o próprio Senhor dos Cemitérios e o maior de todos os seres maléficos e diabólicos existente no universo do maior Ranger do Oeste: Steve Dickart – Mefisto!

Mefisto legou ao mundo de Tex seu ignóbil filho: Yama, outro ser degenerado, corrompido pelo poder do mal e entregue totalmente ao submundo do Horror onde seu pai é cativo. Juntos, Mefisto e Yama tentaram por algumas vezes derrotar aos quatros amigos, Tex e seus pards, falhando sempre em suas empreitadas graças à coragem dos nossos heróis bem como a ajuda de vários sábios “bruxos” do Bem. Entre eles, encontra-se o grande curandeiro navajo (Nuvem-Vermelha), e também um dos maiores amigos de Tex - O Bruxo Mouro – El Morisco.

Tex já esteve frente a frente com seres sobrenaturais, tais como Múmias, Zumbis, Lobisomens, Fantasmas e diversas aparições sobrenaturais criadas pelo bruxo Mefisto ou não. Em todas as situações, graças a sua astucia, coragem e sangue frio, Tex sempre saiu vencedor. Mas nem sempre foram seres fantásticos que cruzaram o caminho de Tex. Algumas vezes, vilões corriqueiros usaram do artifício do Terror e sobrenatural para provocar o pânico e caos em determinadas comunidades propiciando assim que seus interesses fossem atendidos. Contra estes, Tex também se voltou e saiu vitorioso.

Diz-se que um dos segredos da longevidade da série Tex é saber mesclar, em um único cenário, o Oeste Americano, diversas correntes da literatura popular. A aventura, o drama, a comédia, o Horror e o fantástico sempre tiveram seu lugar na saga do Ranger. Graças à genialidade de seus autores – principalmente Bonelli e Galep - Tex cavalga por todos estes mundos sem perder as características que sempre o definiram.

Seria interessante listar os maiores inimigos “sobrenaturais” do Ranger, mas não o farei agora, pois pretendo em breve voltar a este assunto, listando não só os vilões, mas como também os arcos de histórias dentro da coleção normal de Tex.

E o diabólico Tigre Negro? Em que categoria o colocaremos?”

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com


O DESENHO AO LADO, TEX CONTRA UM ZUMBI É DE AUTORIA DE CIVITELLI

Um comentário:

  1. Pra mim que já fui um pretenso colecionador de Tex,achei corretissimo teu texto!
    Otimo mesmo,e realmente este fato de Tex mesclar os varios generos é o que faz dele um imortal dos quadrinhos!
    Sensacional o trocadilho "Bibliotex"!
    Abraços!

    ResponderExcluir