quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A DEATH IN THE FAMILY - A MORTE DE ROBIN-CLASSICOS DC





Em meados de 1989 eu, atravéz de alguns amigos portenhos, tomei conhecimento do lançamento de A Death in the Family. Nesta época eu costumava viajar seguidamente á capital argentina e sempre visitava uma excelente banca de revistas localizada na rua Corrientes esquina com a Talcauano! Eles , nesta banca ou quiosque, recebiam semanalmente todos os lançamentos da Marvel e DC . Quanto eu vi a capa da primeira parte da história, imediatamente, a despeito do valor cobrado ser 4 vezes o preço da capa, comprei a edição e pedi que o homem reservasse as próximas.




As capas de A Morte de Robin são um capitulo a parte. Mike Mignola, um dos maiores nomes surgido nos ultimos anos, estava neste momento tornando-se um autor respeitado ( ainda não havia criado Hellboy, nem produzido Doctor Strange /Doctor Doom ) com suas participações nos titulos Marvel e sua outra empreitada com Jim Starlin - Odisséia Cósmica. As capas de A Morte de Robin são, sem medo de errar, o melhor que pode haver nesta história mal contada( dentre tantas que existem dentro do Universo DC ) que mesmo hoje, com o distanciamento que vinte anos possam conferir, ainda é mal digerida por milhares de leitores.




Talvez, olhando hoje, a aventura até que não é tão ruim...Mas as capas de Mignola parecem prometer tanto e quando abrimos a revista e nos deparamos com o trabalho competente , mas corriqueiro do Aparo, não se pode deixar de ficar um tanto decepcionado...


Agora a Panini vai publicar novamente A MORTE DE ROBIN...Mas e as capas do Mignola ?? E as capas do Mignola ????


Jesus Ferreira





6 comentários:

  1. Cara, eu adoro o trabalho atual do Mignola, mas a arte dele nessa época era SENSACIONAL! Porra, olha pra essas capas! Odisséia Cósmica é outra obra dele mais ou menos do mesmo período que tem uma arte incomparável, a maneira como ele desenhava o Batman é genial!

    ResponderExcluir
  2. Olá James, sou muito fã de Mignola. Acompanho o trabalho dele desde a época dos formatinho abril onde aparecia o seu inicio de carreira na tropa alpha e lembro também de uma aventura do Namor desenhada por ele.
    Comprei na época a edição gringa da Odisséia Cósmica por conta do desenho do Mignola. Se você tem , compare o trabalho dele em Odisséia e depois em Gotham by Gasligth ( são mais ou menos da mesma época destas capas do Batman e também de um especial do Wolverine na Terra Selvagem )as cores de Odisséia e a falta delas em Gotham 1889 fazem toda a diferênça. As duas são Geniais...

    ResponderExcluir
  3. Alô, Jesus - Então, também sou MUITO fã de Gotham by Gaslight, e acho tanto ali quanto em Odisséia Cósmica foram usadas paletas de cores extremamente adequadas ao que as histórias pediam. Também me lembro do especial do Wolverine na Terra Selvagem (mas esse eu ainda estou correndo atrás...rs).

    E você chegou a ver a adaptação que ele fez do Drácula do Francis Coppola? Já é num estágio intermediário entre o trabalho antigo dele e o que viria a ser o Hellboy, e é absolutamente LINDA!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá James, Veja , um dos meus primeiros posts foi justamente sobre a adaptação de Drácula do Coppola.Procure nos meus posts mais antigos...
    Foi uma pena que não saiu aqui este trabalho do Mignola, é simplismente Fantástico!
    Outra obra dele que recomendo muito é Iron Wolf - as cinzas da revolução - eu comprei uma edição encadernada lá fora e anos depois saiu aqui uma versão da brainstore. Recomendo muito.
    já na linha mais corriqueira tem o belo O mundo de Kripton, dele e do Byrne !
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Jim Aparo parece um subproduto do Neal Adams e do Sal Buscema. Eu odiava os detalhismos das mãos que o Aparo desenhava, por exemplo.

    O Breyfogle era muito melhor. Aliás, algo me diz que o Paul Dini também achava isso.

    ResponderExcluir
  6. A minha Bram Stoker's Dracula pelo Mignola (edição "española" trazida pelo Nabor) sumiu sem deixar vestígios.

    Vai ver foi evaporada pelos raios do sol. "Mistééério...", como diria a D. Milu.

    ResponderExcluir