quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MAGNUS ENFRENTA OS ROBÔS- RUSS MANNING


MAGNUS ENFRENTA OS ROBÔS – RUSS MANNING

Uma das mais antigas lembranças que tenho de revistas coloridas de Super-Heróis é de uma edição da revista Magnus Enfrenta os Robôs. Esta revista, junto com uma do Demolidor da Ebal foi uma das primeiras que li na minha vida. Lembro até hoje do dia em que troquei estas jóias por alguns livrinhos de bolso do meu pai...

Russ Manning é considerado um dos maiores desenhistas de todos os tempos. Seu trabalho no titulo Tarzan está para sempre eternizado no grande Roll das Histórias em Quadrinhos. Seu estilo limpo e futurista conquistou uma legião de admiradores em todo mundo. E sua etapa no titulo do Homem Macaco é uma das mais pedidas em toda enquete entre leitores. A cada Tanto alguma editora relança estas suas preciosidades.

Mas não foi somente com Tarzan que Manning marcou sua passagem no meio. O seu grande triunfo foi MAGNUS! Um titulo onde ele teve o controle total sobre criação e criatura. Onde pode desenvolver toda sua técnica de traços limpos e precisos. Foram 27 numeros cheios de aventura, ação, deslumbramento e com uma visão de otimismo frente ao futuro.

No Brasil Magnus foi publicado em sua totalidade por Empresa Gráfica o Cruzeiro S.A na coleção O guri. Também em cores. Hoje é uma das coleções mais difíceis de serem encontrada.

Há pouco tempo, a editora americana DARK HORSE publicou toda a saga de Magnus em três lindos volumes em capa dura. Magnus e Manning mereciam um tratamento assim.

Manning também ficou muito conhecido por seu titulo Irmãos de Lança (publicado nas revistas da EBAL como história de fundo nos títulos de Korak – o filho de Tarzan).

Outros trabalhos de Manning dignos de nota editados no Brasil são os

álbuns em cores de luxo da EBAL: Tarzan e o Poço do Tempo e Tarzan A Terra que o Tempo Esqueceu! Além de diversos especiais em preto e branco das tiras dominicais de Tarzan. A seguir tres scans de um excelente artigo escrito por Luiz Antonio Sampaio :

artigo publicado nas revistas de terror da D-Arte


Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário