sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O CORINGA- EDIÇÃO EXTRA DE BATMAN (EM CORES) - EBAL 1975



Corria o ano de 1975 e a editora Brasil América dominava as bancas de Revistas de todo o Brasil com suas edições maravilhosas em quadrinhos.
Um dos principais titulos da casa era BATMAN EM CORES (que por estes entonces ja alcançava mais de 50 números publicados) e nada mais natural que os editoras da EBAL aproveitassem o sucesso para lançar edições especiais com os personagens do universo do Homem Morcego!
Uma destas edições foi O CORINGA. Com data de Junho de 1975 este especial em formato americano, á cores, trazia uma história escrita por Dennis O'neil e desenhada por Irv Novick com arte final de Dick Giordano. Irv Novick convêm dizer é um dos mais esquecidos desenhistas da era de prata dos Quadrinhos. Um desenhista, na minha opinião, da mesma tala de Jim Aparo - competente e cumpridor - talvez sem o genio de um Adams, um Colan, um Sterenko, mas de qualquer modo, um grande profissional.
Nesta aventura o palhaço ardiloso do crime vê-se as voltas com o genial Duas-Caras. Ambos aproveitando-se do fato de Batman estar fora da cidade, resolvem, atravéz de um desafio, descobrir quem é o maior gênio Criminoso de Gotham.
O Risco Duplo do Coringa!
São ao todo 18 paginas de ótima diversão!
Complementa a edição uma aventura do Elektron - O Caso do Ladrão Inocente - dos geniais Gardner Fox, Gil Kane e Murphy Anderson.

Esta edição nacional saiu pouco tempo depois da revista americana
The Joke # 01. A coleção infelizmente não teve vida longa - apenas 09 numeros. Alguns deles chegaram a ser publicados no Brasil.

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com

Um comentário:

  1. Rapaz, encontrei essa edição em relativo estado de conservação no lixo reciclado essa semana..e como colecionador de HQs foi como ganhar na loteria kkk

    ResponderExcluir