sábado, 3 de outubro de 2009

TEX WILLER - FORTE, DURO E FORMAL - UM FUMETTI DE GIOVANNI TICCI


O TEX MADURO E GRANíTICO DE GIOVANNI TICCI!

Existe na Itália uma coleção de edições em tamanho gigante e a cores que republica as melhores aventuras do Ranger Tex Willer chamada TEX CARTONATO MONDADORI. São edições com mais de 200 paginas totalmente a cores e com diversos artigos sobre o universo de Tex. A coleção abriu com o IL MIO NOME É TEX dos criadores do herói: G.L.Bonelli e A.Galleppini. Entre todos os desenhistas, até o momento Galep foi quem mais apareceu na coleção, justa homenagem para o pai visual de Águia da Noite. O outro artista que até hoje mais vezes abrilhantou os Cartonato Mondadori foi Giovanni Ticci. Ticci estrelou até o momento 05 maravilhosos Álbuns nos quais desfila toda sua arte. O primeiro deles: TEX UN'AVVENTURA NEL NORD traz a história: A mensagem dos Dakota. Um Ticci já entrando em sua fase mais autoral, saindo um pouco da influencia do seu grande mestre Giollitti.

O próximo álbum dele, TEX e I Soldati nos traz o seu primeiro encontro com o Ranger Tex Willer. E que encontro: Vingança de India( titulo no Brasil) uma das melhores aventuras de toda a saga do Ranger . Já aqui começamos a ver outro Tex. Um verdadeiro homem do oeste, duro, decidido, granítico. Nas aventuras de Ticci, O homem, o Cavalo e o Cénario são praticamente um só. Seu domínio da anatomia, sua caracterização dos grandes espaços, principalmente o deserto, as grandes planícies, os rios e cânions são uma característica marcante. Suas cenas nas cidades, onde mescla momentos de grande ação (lutas em bares e hotéis ou salões) com instantes de calma e descontração (refeições ou longas conversas nas delegacias) é formidável mente retratada. Ticci domina como poucos a arte de desenhar grandes espaços e também ambientes urbanos.

O álbum TEX E I SOLDATI nos brinda com duas aventuras desenhadas por Ticci : Vendetta Indiana ( tex nº 02 –editora vecchi) e Território Apache ( tex nº 16 –editora vecchi) ambas escritas por G.L. Bonelli. São aventuras consideradas lendárias dentro da saga do Ranger, ambas tendo como pano de fundo o conflito entre Índios e Soldados. No caso da primeira, eles, os soldados, desempenham um papel de “vilões” graças ao destempero de um único homem: Coronel Arlington. Arlington é um legitimo representante daqueles chamados “Senhor da Guerra” e quê impossibilitado de ter conquistado glória e fama em lutas legitimas, busca merecer suas medalhas através de um ato de pura covardia, massacrando uma tribo inteira de Utes que viviam pacificamente dentro de sua reserva. Seu ato covarde, porém ira faz-lo defrontar se com Tex e este irá empreender uma luta sem quartel contra os valorosos casacos azuis, soldados que nada mais fizeram que não seguir as ordens megalomaníacas do insano Coronel Arlington. Tex ,Kit e Jack Tigre comandam os índios contra os soldados. Kit Carson surge quase no fim do conflito com uma solução para que se evite que mais sangue inocente seja derramado.

Na segunda parte do Cartonato, Territorio Apache, uma grande aventura “solo” de TEX. Baseada em um texto de G.L.Bonelli, O massacre de Goldena, este é o retorno de Ticci ao personagem que irá consagrá-lo mundialmente.

Ao investigar um traficante de armas e bebidas com os índios, Tex vê-se frente a frente com Fraser, um perigoso renegado,que depois de ser brutalmente espancado por grande parte da população de Goldena, consegue fugir e jura vingar-se de modo terrível. Ao encontrar-se com o bando de rebeldes a quem fornece armas e munições, Fraser os convence a atacarem o povoado. O resultado é o massacre de toda a cidade. Tex une-se á um grupo de Rangers, liderados por Kit Carson e começa a dar caçada ao famigerado vilão. Depois de muita perseguição, os rebeldes e Fraser são encurralados por Tex e seus aliados. Depois de deixar Carson cuidando dos índios, Tex começa uma caçada individual ao renegado. E em meio às sombras da noite que cai por entre as arvores da densa floresta, Frase deverá enfrentar seu destino. Tex , justiceiro e implacável não irá tornar mais fácil a passagem do vilão e os fantasmas daqueles que ele massacrou parecem chegar juntamente com as feras da floresta, para cobrarem o devido preço por uma vida tão ignóbil.

TEX E I SOLDATI não foi meu primeiro cartonato Mondadori, mas é um dos que mais aprecio, pois traz em toda sua pujança um dos melhores momentos da saga deste mítico herói – o surgimento do melhor desenhista de TEX de todos os Tempos: Giovanni Ticci !

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

4 comentários:

  1. Gostei do texto, mas o titulo ficou deveras pederasta kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. O o próximo cartonado será da dupla Boselli & Font...

    ResponderExcluir
  3. Ticci pra mim é o melhor de todos os desenhistas, e a cores fica melhor ainda, ele também teve a sorte de desenhar historias que estão entre as melhores de tex

    ResponderExcluir
  4. Esse eu tentei comprar, mas está es-go-ta=do.
    gg.

    ResponderExcluir