terça-feira, 17 de novembro de 2009

BATMAN CACOFONIA - KEVIN SIMITH -


BATMAN CACOFONIA - 100 paginas, de Kevin Smith e Walter Flanagan - História completa.

O Coringa é libertado do Arkam por um assassino chamado Onomatopeia. Livre, o palhaço do crime sai em busca de vingança contra Maxie Zeus que usou seu gás do riso para dissiminar entre os jovens de Gotham uma nova droga.
Em meio a este roteiro de aparencia simplista, Kevin Smith nos mostra mais uma vez a relação ambigua e doentia entre Batman e O Coringa. Com a participação especial do Pistoleiro, Zsasz e Comissário Gordon, Smith vai costurando a história e nos revela mais um pouco sobre o misterioso Onamatopeia. Batman deduz que ele é obcecado por heróis fantasiados e quê está se aprimorando na arte de eliminá-los.

Há varias curiosidades interessantes nesta aventura criada por Smith, vejamos: Logo nas primeiras paginas o Coringa está Lendo um livro chamado A Nascente –de Ayn Rand – leia a sinopse do mesmo: “Tão atual hoje quanto na sua época, A nascente é um romance sobre um herói – e sobre aqueles que o invejam e tentam destruí-lo.

No personagem do jovem arquiteto intransigente Howard Roark, Ayn Rand apresentou pela primeira vez a figura humana cujas atitudes e posturas na vida revelam o maior objetivo de sua escrita: o homem ideal, o homem tal qual "poderia ser e deveria ser".

Este controverso romance de Ayn Rand narra a história da luta do arquiteto Howard Roark, cuja integridade era imóvel como o granito... de Dominique Francon, a deslumbrante mulher que amava Roark, mas se casou com seu pior inimigo... da denúncia fanática lançada por uma sociedade revoltada contra um grande criador. Nesta obra-prima, Rand apresenta uma das idéias mais desafiadoras já narradas em um livro de ficção – a de que o ego do homem é a nascente do progresso humano.” - O pistoleiro diz ao Coringa que este é um de seus livros preferidos e o Maluco lhe responde que ja imaginava... !

Smith nos brinda com sua verve sarcástica e despudorada (para não dizer outra coisa) e faz com que o Coringa tenha um dialogo cheio de intenções homossexuais com o Onomatopeia. O mesmo acontecendo mais tarde em uma cena com o próprio Batman. Isto me levou a lembrar do grande clássico do fim dos anos 80 -BATMAN ARKHAM ASYLUM – escrito pelo infant terrible da época Grant Morrison- onde duas cenas bem menos explicitas causaram comoção : Coringa dando um tapa na bunda do Morcego e antes se oferecendo para servir de jantar. Estas passagens causaram alarde no fandom da época. E hoje o que dizer das insinuações que Smith transmite em seu texto neste Cacofonia ? É claro que não faço comparações entre uma e outra obra! Arkham Asylum está em outro nível.

Mas a história não são apenas gags, tiros e facadas. Também há o conflito interminável em que vive o Homem Morcego sempre que se depara com uma situação em que pode ou não definir sua situação com o palhaço do crime: Deve ou não o Batman ser responsável pelo desaparecimento do Coringa? E o Coringa? Quer mesmo o fim de seu maior inimigo? Há um dialogo explicativo entre os dois rivais nas ultimas paginas da mini que define o quê o Coringa realmente deseja do Batman. E fecha a história com algumas interrogativas sobre o mais novo inimigo do Cruzado de Gotham : Onomatopeia!

Enfim, vale os R$ 7,50 investidos na sua aquisição!

Batman Cacofonia – Kevin Smith, Walter Flanagan e Sandra Hope.

Capas de Adam Kubert – capas alternativas de Bill Sienkiewicz

Editora Panini/ DC

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

6 comentários:

  1. Jesuuusss, muito bom texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Maurrussssss,
    Dae cara. valeu... E falando um pouco mais sobre este especial, vale a pena mencionar que talvez esta seja a primeira vez que vemos o Coringa de BARBA !!!!!!!! BAH !!!!!!!!! Que importancia isto têm, tu pode perguntar!!! Eu respondo que nenhuma, mas e dai...É o Kevin Smith...hehheeheh
    just for fun !
    hoje post sobre bastidores de TERRA X.
    falow

    ResponderExcluir
  3. JESUIS!!! eu nao vou poder elogiar o texto porq eu nao li :-D mas mesmo assim eu gostaria de pedir q tu guardasse 1 copia pra mim, ou caso jah esteja esgotado, encomendasse mais 1. alehm de muito grato eu inclusive leria e ateh elogiaria o teu texto :-)))

    ResponderExcluir
  4. aeee jesuis... gostei do texto, apesar de achar q tu podia se aprofundar menos no comentario sobre as ultimas paginas. ah, e tb tem o "dissiminar" do inicio: o certo eh "dissEminar"; dizem q eh feio corrigir as pessoas em publico, ma tu pede neh, jesus, tu pede...

    ResponderExcluir
  5. Grande Oscar,
    mestre, é justamente para que tu possas corrigir as falhas que as deixamos lá. como é que eu vou saber que tu leu, se tu não me corrigir, grande mestre ! Há, valeu pelo publico !!! Hehe,hehe, as 3 ou 4 pessoas que leem nosso blogue, agradecem !
    Valeu Oscar

    ResponderExcluir