sexta-feira, 13 de novembro de 2009

BATMAN - O CAVALEIRO ASSOMBRADO -DIA DAS BRUXAS ESPECIAL


BATMAN – DIA DAS BRUXAS – O CAVALEIRO ASSOMBRADO!

Em um dia de Sexta Feira 13 como este nada melhor do que revisarmos esta série de histórias especiais produzidas para o titulo Legends of The Dark Knight. Pensada para ser uma mini-série dentro da coleção, estes especiais acabaram tornando-se anuais lançados na época do Halloween. A dupla Jeph Loeb e Tim Sale entregou durante três anos seguidos os especiais: BATMAN DIA DAS BRUXA I – MEDOS, BATMAN DIAS DAS BRUXAS II LOUCURA, BATMAN DIA DAS BRUXAS III FANTASMAS.

Batman Dia das Bruxas I – Medos: Durante o período do Halloween Gotham fica a mercê do Espantalho que em sua insanidade quer deixar a cidade ás escuras. Enquanto luta contra seu inimigo Batman também tem de enfrentar seus fantasmas pessoais e uma nova figura feminina que entra em sua vida.

Batman Dia das Bruxas II – Loucura: Aproveitando um dos mais famosos contos de todos os tempos – Alice No País das Maravilhas – Jeph Loeb envolve o Cavaleiro das Trevas com um dos seus mais inusitados inimigos: O Chapeleiro Louco! Participação importante de James Gordon e sua filha Barbara (futura Batgirl) que acaba sendo seqüestrada pelo insano Tetch. Também aparece a Dra Leslie Thompkins

Batman Dia das Bruxas III – Fantasmas: Ultimo dos especiais e propositadamente o mais elaborado deles, com certeza já preparando o caminho para o quê viria a ser O Longo dia das Bruxas (mas como diz o titã, Isto já é outra história!). Batman enfrenta a três de seus maiores inimigos: Hera Venenosa, O Pingüim e O Coringa. Além destes inimigos reais, Bruce Wayne também tem de purgar seus traumas pessoais e livrar-se de um Fantasma que vêm visitar-lhe durante este Halloween. Bruce irá receber a visita de três espíritos dos tempos e vão por a prova sua sanidade.

Estas histórias, como dito mais acima, fazem parte do titulo Legends of the Dark Knight que conta os primeiros casos do Homem Morcego. Situações e personagens recorrentes em outros títulos do Batman aqui aparecem com outra roupagem, diz-se inclusive que talvez esta seja a série definitiva do herói.

Em tempos de comemorações de setenta anos da publicação do Batman me parecia interessante que a editora Panini revisitasse estas edições, lançando um encadernado para que os novos leitores tivessem acesso a estas ótimas histórias. A primeira destas três aventuras foi editada no Brasil há exato quatorze anos. A editora Abril publicou os três especiais em formato americano e em edições bastante decentes. A número Um recebeu colorização metalizada em sua capa, um mimo para os leitores na época.

Existe uma edição encadernada dos três volumes que bem poderia servir de base para um especial por aqui...

Da arte de Tim Sale nem vou comentar pois seria falar um pouco mais do mesmo! Só posso dizer : Excelente!

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

2 comentários:

  1. Neyla Torrada diz:

    Otimo amigo, pessimas fotos!

    ResponderExcluir
  2. Maurus,
    enviei hoje as revistas pelo teu parceiro do banco. Me avise se chegou tudo certo!
    abraço!

    ResponderExcluir