quinta-feira, 5 de novembro de 2009

OS NOVOS MUTANTES - A SAGA DO URSO MÍSTICO -


OS NOVOS MUTANTES - A SAGA DO URSO MÍSTICO! Ou Quando os Jovens tornam-se Adultos

O formato pequeno em que foi editado aqui no Brasil (na revista do Incrível Hulk- editora abril formatinho) tirou de uma das maiores histórias dos Novos Mutantes um dos seus principais atrativos – a beleza da arte de BILL SIENKIEWICZ. Foi nesta fase do titulo dos jovens alunos de Xavier que ele começou a dar uma virada em sua carreira como ilustrador. Seus trabalhos anteriores (principalmente em Cavaleiro da Lua) não haviam preparado os leitores para o que viria a seguir. Sienkiewicz sacudiu a indústria com seus desenhos delirantes.

Com a chegada do desenhista neste titulo, Chis Claremont muda sua postura frente ás letras e parece dar-se conta que uma vez sabia escrever histórias em quadrinhos. Parecia que ele voltara a ser o Claremont que levou os X-men ao topo no fim dos anos70. Com Bill os roteiros de Claremont adquirem mais profundidade e ficam mais adultos. E as aventuras que antes eram de um tom tolamente juvenil, começam a ficar mais sombrias, pesadas e até mesmo sinistras.

Esta aventura – A saga do Urso Místico- conta um ritual de passagem, da fase criança para adulta de uma menina. Com todo o psicológico que isto implica. Claremont se aventura por um terreno que poucas vezes se permitem autores com menos competência que ele adentrar. E o resultado é uma das melhores aventuras super-heróicas e terror que a Marvel já produziu com os alunos de Xavier. A representação gráfica deste terror psicológico, levada a perfeição por Sienkiewicz dividiu os leitores. Muitos mesmo, não entenderam e refutaram a proposta deste brilhante autor. Mas a polêmica foi boa para o titulo e, o quê até poucos meses antes era mais uma coleção medíocre da Marvel (graças exclusivamente á seu medíocre desenhista) tornava-se um dos títulos mais Hot do momento.

Passados alguns anos, hoje se pode apreciar esta história comovente de uma menina que tem de enfrentar seu pior pesadelo: O assassino de seus pais! E neste processo tornar-se verdadeiramente o que se espera dela. Também nesta saga foi apresentado um novo personagem: Warlock – um ser alienígena hibrido entre maquina matéria orgânica.

A saga do Urso Místico foi um divisor de águas na história dos Novos Mutantes e é mais um dos grandes CLÁSSICOS MARVEL que merecia um encadernado de luxo no Brasil.

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário