sábado, 14 de novembro de 2009

TEX E A PIRÂMIDE MISTERIOSA - EDIÇÃO EM CORES MONDADORI



Um dos mais raros álbuns da coleção Cartonato Mondadori - edições em formato gigante e em cores que anualmente publicam, em forma encadernada, arcos de histórias produzidas na série mensal do personagem TEX - é o álbum TEX E A PIRÂMIDE MISTERIOSA.
Escrito pelo genial G.L.Bonelli e desenhado por Letteri , esta aventura se passa no mexico, na região da sierra del Hueso.
Tex e Carson chegam á Pilares, lar do famoso El Morisco - O Bruxo Mouro - e logo envolven-se em uma aventura cheia de mistérios, magia, sobrenatural e divindades Egipcias.
El Morisco torna-se inimigo de um poderoso mago chamado RAkos ! Rakos é um emissário de Isis que tem como maldição espalhar o mal até que alguém lhe livre do terrivel castigo decifrando um misterioso inigma !

Mais uma vez Letteri se mostra a altura do texto de G.L.Bonelli, retratando ao Bruxo Mouro e aos cenários mexicanos com a mesma competência de sempre. E esta edição da Mondadori, em formato gigante e a cores, valoriza muito seu trabalho.
Como curiosidade fica a imformação de quê esta aventura só veio a luz no Brasil em 2004, pese ter sido editada na coleção mensal de TEX na Italia no ano de 1979 (nº 228 e 229). Curiosamente nós leitores de TEX já haviamos visto alguns quadrinhos desta aventura no ÁLBUM de FIGURINHAS DO TEX !
Uma outra curiosidade é que na edição brasileira foram suprimidos os três ultimos quadrinhos desta aventura : veja a imagem do tex cartonato e veja a imagem da ultima pagina do Almanaque TEX nº 21 !
É claro que estes três ultimos quadrinhos não interferem no desfecho da história, mas fica a curiosidade de saber o porquê deste corte!

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com

2 comentários:

  1. Mais um belo e interessante texto. Parabéns pard Jesus.
    A propósito da frase "Uma outra curiosidade é que na edição brasileira foram suprimidos os três ultimos quadrinhos desta aventura" no seu texto, informo que dois desses três quadrinhos não aparecem sequer na edição italiana de Tex...

    ResponderExcluir
  2. Caro Pard, obrigado por sua visita.
    Quanto aos ultimos três quadrinhos, eu fiz a comparação com o álbum da Mondador. Infelizmente não possuo as edições originais italianas para comparação. Obrigado por sua observação de quê possivelmente duas destas trê tiras( se podemos chamar assim) tenham sido produzidas especialmente para o álbum cartonato.
    um grande abraço
    jesus ferreira

    ResponderExcluir