sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

BLADE - O CAÇADOR DE VAMPIROS - MARV WOLFMAN/GENE COLAN


BLADE – O CAÇADOR DE VAMPIROS!

Em 1973 Marv Wolfman uniu-se ao Mestre Gene Colan para produzir aquele que seria, talvez , lembrado como seu maior trabalho para os quadrinhos : A TUMBA DE DRÁCULA ! A dupla de autores se caracterizou pela excelência de seu trabalho e perfeita sintonia de idéias! Wolfman inicia sua participação no número 07 da coleção e logo após alguns números já mostra a que veio com a criação de BLADE – O CAÇADOR DE VAMPIROS ! Mais exatamente em TUMB OF DRACULA # 10.

Marv Wolfman disse que já tinha a intenção de criar um personagem da raça negra desde que iniciou sua carreira na Warren. Nesta editora desenvolveu uma história de vampiros, de poucas paginas, onde já aparecia um personagem de raça negra que se dedicava a caçar os chupa-sangue! Ele havia delineado o personagem, sua origem, seu uniforme e toda a ambientação da história. Infelizmente, Wolfman teve de deixar tudo para lá porque simplesmente cancelaram o titulo.

Então chegou o convite de Roy Thomas para fazer parte de Tomb of Dracula e após ter feito três números do titulo, nos quais pode cimentar sua colaboração com Colan, decidiu que era o momento para tornar realidade sua idéia.

Quando Colan pensou no rosto para representar ao Senhor dos Vampiros, lhe veio a imagem de JACK PALANCE. Quando pensou em uma face para Blade, Colan se baseou em vários atores e esportistas, mas principalmente em JIM BROWN, um ex-jogador de futebol americano!

Depois de aparecer no décimo número da coleção, Blade, tornar-se-ia uma figura habitue do titulo, pode-se dizer até quê uma peça fundamental da coleção. Um antagonista forte para enfrentar ao Senhor das Trevas. Mas Blade também representava uma tendência forte naqueles anos Setenta. Marvel não podia ficar fora da BLA XPLOITATION, que marcou toda uma etapa na cultura norte americana. Principalmente na sétima arte.

Hoje Blade é tido mais como um anti-herói! Mundialmente conhecido por conta dos filmes (a quem, diga-se de passagem, deve-se o ressurgimento das franquias de super-heróis no cinema! Foi com Blade que as portas de HOLLYWOOD abriram-se para que fosse produzido X-MEN e a partir daí ,como se diz, é História! ) produzidos por Hollywood e do seriado !

BLADE – Criação de Marv WollfMan e Gene Colan!

Primeira aparição em tumba de Drácula nº 10 – desenho de capa Gil Kane e Tom Palmer

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário