sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PRÍNCIPE VALENTE -A RAINHA DA ESCURIDÃO! CHARLES VESS


PRINCIPE VALENTE DE CHARLES VESS

" Para os leitores aficionados aos quadrinhos de super-heróis, desde algum tempo, as revitalizações, revi Val ou relançamentos de personagens clássicos (ou nem tanto) já se tornou pratica comum. É a tal da necessidade de adequar determinador personagem aos novos tempos para que ele deixe de ser obsoleto ou sem interesse para as novas gerações de leitores. A fórmula habitual consiste em tomar a essência do herói, respeitando suas características básicas mais reconhecíveis e situar-lo em um novo ambiente, geralmente desprovido da ingenuidade e bondade que havia em seu cenário original. A nova realidade deve ser dura e cruel... É o velho herói para um novo mundo.

Muitos grandes personagens do comics Mundial foram adaptados para estes novos tempos: Batman, Superman, Homem-Aranha, etc...

Mas submeter a um CLÁSSICO da nona arte mundial como Príncipe Valente a este processo parecia algo tremendamente arriscado. Quem fosse assumir esta enorme tarefa poderia se encontrar com diversas armadilhas:

01 – Poderiam se limitar a fazer uma imitação respeitosa e serem tachados de plagiadores!

02 – Renovar radicalmente o personagem e incorrer na Ira dos fãs radicais.

Com muito valor, bastante carinho e muita seriedade, Vess, Li e Ridgway trataram para que, depois de ler esta aventura, o leitor fique com a mesma sensação que Valente na última cena. Ou seja, uma sensação estranha e agridoce, nascida da certeza de que os velhos tempos não voltarão, mas ao mesmo tempo em que a vida que segue hoje em dia e tem muitas coisas para oferecer, diferentes das de antes, talvez mais ambíguas, mas igualmente enriquecedoras.

Esta é uma história do Príncipe Valente, porém é uma história moderna. Nela há muitas coisas que não teriam espaço nas antigas tiras dominicais. Há muitas surpresas e uma certa sensação de descaso com respeito à continuidade das velhas andanças. Porém também se percebe a personalidade do Príncipe Valente genuína e integra. É como se Val tivesse despertado de um sonho e agora vivesse suas correrias sem as doces voltas de uma fantasia idealizada. Na realidade para sermos mais exatos, se trata de um novo cronista nos contando do mesmo personagem, mas com uma voz distinta, mais grave e descarnada, mais cruel e pesada.

Charles Vess não assumiu esta tarefa de repente. Ele já incluira Harold Foster na dedicatória de sua graphic novel, A bandeira do corvo, de 1985, o que demonstra que essa paixão vem há tempos. O Valente de Vess é o de Foster, impregnado, isso sim, de romantismo sem açúcar, de raiva sem desculpas e de anos sem consolo. Ao redor do velho cavaleiro foi tecido um argumento sinuoso, feito da acumulação de muitos avatares e pequenas vontades humanas embarcadas em destinos grandiosos. Não é uma história de guerreiros, espadas e heróis. É uma história de mulheres, de poder e também do poder da vida sobre a força da violência. Uma mulher coloca em marcha toda essa odisséia. Outras mulheres lhe colocam ponto final, e no meio os homenzinhos brincam com suas armas, seus barcos e seus ódios como se fossem crianças que brincassem em um parque, enquanto a mãe os vigia de um banco.

Os leitores que encontram pela primeira vez com a lenda do Príncipe Valente, não se sentirão decepcionados; este não é o Val de Foster, porém é tão genuíno como aquele, já que não alterou sua essência, que é o importante. Os fãs de sempre podem respirar aliviados. Não se cometeu nenhuma profanação e, no entanto se deu ao amigo de Arthur, uma passagem para ele viajar para os anos noventa.

Em todo o caso, o mais importante permanece intacto: o corte de cabelo inquietante e suspeitoso! Quantas gerações de leitores passaram noites em claro por conta deste corte de cabelo! Valente, Valente, com a idade que tem e com esse cabelo! É que algumas coisas nunca mudam."

- Texto traduzido livremente do prólogo de Trajano Bermúdez para a edição encadernada da FORUM!

PRÍNCIPE VALENTE e A RAINHA DA ESCURIDÃO foi uma mini-série produzida pela MARVEL, das mãos de CHARLES VESS (A BANDEIRA DO CORVO, SANDMAN – SONHOS DE UMA NOITE DE VERÃO-, HOMEM-ARANHA – ESPÍRITOS DA TERRA! Entre outros ), Elaine Lee e JONH RIDGWAY ( muitas histórias da linha Vertigo , etc ). No Brasil, a Tudo em Quadrinhos, publicou apenas 01 dos 04 números desta aventura...

“ Ás portas da morte, o Rei Arthur encarrega a Sir Gawin de retornar a espada mágica Excalibur para a dama do lago. Mas antes que o nobre cavaleiro possa agir, a cruel rainha MORGAUSE ataca!

De posse da poderosa arma , Morguase captura a legitima herdeira de Arthur( neta de Valente) a menina Ingrid.

Ao longo de um ensangüentado campo de batalhar cavalga uma solitária figura reluzente. Ele é o filho do Rei de Tule. Ele é o cavaleiro mais corajoso da Távola Redonda. Ele é a ultima esperança da Bretanha recuperar a luz utópica de Camelot. Ele é ...

...O Príncipe Valente!


Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

Um comentário:

  1. O Principe Valente é e sempre será um conto magnífico. Com certeza, é uma bela homenagem. Hal Foster é um dos melhores artistas de todos os tempos e sua obra é imortal...
    Raimundo Martins
    Cuiabá-MT

    ResponderExcluir