terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

TEX CARTONATO MONDADORI -SFIDA NELLA CITTÀ FANTASMA




Planos são feitos para serem desfeitos !
Com esta frase de efeito (! ) retorno ao Blog da zona franca, coisa que pretendia fazer apenas no inicio de Março. Mas atendendo aos apelos de numerosos amigos ( 4 ou 5 ) e tendo retornado de umas curtissimas férias antes do previsto, estou hoje voltando a carga da brigada ligeira , digo, ao Blog !
E que tema melhor para iniciar o novo ano ( sim, dizem que aqui o ano só começa depois do Carnaval ) que resenhar o último Cartonato Mondadori lançado ano passado na velha bota !
* SFIDA NELLA CITTÀ FANTASMA - É um belo álbum produzido por Aronldo Mondadori Editore com toda a qualidade que já é marca destas públicações. mas este álbum em especial tem alguns detalhes curiosos , o principal é que é a primeira vez que um artista não italiano é agraciado com um prestigiado álbum deste porte. Sim, pois o desenhista desta emocionante aventura é o espanhol ALFONSO FONT ! Aqui uma esclareçedora e rica entrevista que o artista concedeu ao blog do TEX !
Retornando ao Cartonato Sfida nella città fantasma ( desafio na cidade fantasma ) tem texto de Mauro Boselli - talvez o mais importante roteirista de TEX hoje - que conta uma aventura onde Tex e Kit estão a caça de um perigoso bando de fora da lei comandados por um assassino sanguinário chamado Deadman Dick. Pai e filho acabam encontrando com outros personagens que irão ter participação importante na história ( Boselli usa este artificio de cruzar varias linhas de histórias que acabam desembocando em un grand finale ) como por exemplo o pastor Morrow que procura sua irmã Alice , os jovens Mark, Annie e Rose!
Além dos criminosos, Tex tem de enfrentar aos Utes do chefe Bisonte Negro e ao indio renegado BlackBird !
Após muitas reviravoltas todos estes personagens irão ao encontro de seu destino na cidade abandonada de YELLOW SKY ( Colorado) aos pés das montanhas Sangre de Cristo ! Em um grande desfecho , Boselli conclui com maestria a trama que desde um principio se mostrava sombria e com elementos fantásticos ! Esta foi uma das melhores histórias do Ranger da nova leva de aventuras pós anos 2000 - foi públicada originalmente na italia em 2005 entre agosto e setembro -Tex nºs 538 e 539 !
Quanto ao desenho de Font , as cores ( sugeridas pelo próprio autor ) destacam mais ainda seu estilo dinamico e com uma levada classica de contar uma história. Font tem em seu curriculo dezenas de grandes trabalhos e este álbum gigante de TEX com certeza mereçe figurar ao lado de todos eles.

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário