quinta-feira, 4 de março de 2010

O TEX DE ANTONIO SEGURA - UM MAXI TEX !


O TEX BRUTAL de ANTONIO SEGURA!

Se há alguma diferença entre os atuais autores de TEX (Claudio Nizzi e Bozelli) e o espanhol Antonio Segura, isto fica logo evidente nas primeiras paginas de seu O Caçador De Fosseis!

Convidado por Sergio Bonelli (ou melhor, Segura se ofereceu para produzir um texto de TEX e ouviu de Sergio Bonelli que este deveria ser original e ao mesmo tempo fiel á história editorial do Ranger) para produzir o álbum que daria continuação á coleção iniciada anos antes com OKLAHOMA, Antonio Segura apresentou aos editores italianos (Dezio Cancio e o próprio Bonelli) um roteiro onde colocava TEX e Carson ás voltas com escavadores de fosseis (paleontólogos), um assassino insano e impiedoso, um desiludido chefe índio, um matador a beira da morte, um jovem sedento de fama e glória, um rico e desonesto comerciante, e um velho mineiro beberão. Amarrar todas estas pontas e movimentar uma trama coerente e envolvente em mais de trezentas paginas foi o que Segura fez, ilustrado soberbamente por seu velho companheiro de estrada: Jose Ortiz.

Mas o que faz que Segura me pareça tão longe de um Nizzi? Ou de Boselli? São a crueza de seus personagens e um realismo brutal que empresta á suas situações. Em seu primeiro texto para TEX, Segura impregna de sentimentos torpes os coadjuvantes da história e faz isto de uma maneira “segura”-com o imenso perdão do trocadilho-! Em nenhum momento temos duvidas quanto ao caráter de seus personagens e suas motivações. Segura constrói um Tex extremamente humano, inclusive com fraquezas que dificilmente estamos acostumados a ver em este grande Herói. A cena que Tex resolve a situação com Charles Sutter, fica marcada por mostrar um Tex implacável. Ao lado do Ranger, sempre o fiel amigo Kit Carson, que nas letras de Segura e Traços de Ortiz se parece cada vez mais com o grande irmão de Tex, sendo ele o contraponto para o seco e heróico ranger.

No trabalho seguinte: O Ouro dos Confederados, mais uma vez os autores tratam com extrema dureza um cenário comum ao gênero Western – O pós Guerra da Secessão.Com exceção os heróis Tex ,Carson e um soldado que os acompanha, todos os demais personagens são dúbios, amargos, cruéis e traiçoeiros. E mais uma vez, Carson joga o papel do irmão mais velho e bonachão que apóia e orienta os mais jovens. Os desenhos carregados de Ortiz transmitem uma sensação de angustia e decadência ao cenário desolado do pós- guerra.

Em as Duas Voltas da Vingança (tex anual 03), Segura faz um Tex menos rude. Talvez por não estar acompanhado de seu parceiro habitual, Jose Ortiz, e sim do mestre Argentino Repetto, Segura opta aqui por valorizar mais as cenas de ação, com grandes movimentações dos personagens, ótimas caracterizações dos elementos peculiares aos ambientes áridos e desertos dos grandes territórios mexicanos e a aventura envolvendo enfrentamento entre os nossos heróis ( Tex e Carson) e os inimigos Mexicanos ou então Indios rebeldes e soldados do exercito americano. Tem se um Tex mais aventuresco, menos intimista do que o dos outros anuais, mas com muito mais ação direta, tiros e socos! O desenho limpo e de traços certeiros de Angel Repetto, torna agradável e leve uma leitura que com outras “ tintas” seria pesada e amarga!

Os grandes enfrentamentos entre Índios e soldados, entre os arrogantes proprietários de terras e pobres moradores da vila local. No traço de Repetto ganham um ponto a mais. Nestas duas histórias mais curtas, Segura parece seguir o roteiro tantas vezes já usado pelos demais autores do Ranger, muita ação, muita luta, um Tex mais linear, o chefe navajo, o homem da Lei. Segura pouco se aprofunda no universo dos demais personagens, vê-se claramente que sua atenção está voltada apenas para a ação e o desenrolar da mesma. Mas, em se tratando de Segura, o leitor não fica decepcionado, ele entrega um grande banquete...Mesmo que regado a Sangue !

De todos os textos de Segura com Tex que li até o momento o que menos gostei foi justamente os deste ANUAL Nº 03! Mas mesmo assim ainda é um grande trabalho, muito acima da média da maioria dos textos de outros autores. O TEX de Antonio Segura sem sobra de dúvida é um dos mais empolgantes, divertido e cru que já tive a oportunidade de ler. Antonio Segura é um mestre e aguardo sempre ansioso por seu próximo trabalho.

Jesus ferreira

zonafrancacomics@gmail.com

zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário