domingo, 27 de junho de 2010

CRIMINAL - COVARDE - PANINI BOOKS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING

CRIMINAL - HARD BOILED
Para Ed Brubaker e Sean Phillips em Criminal NÃO existem Heróis! Não há espaços para mocinhos ou ao menos decencia. Todos neste universo criado por Brubaker tem algo sujo a esconder e a MORTE é a unica certeza no fim do dia!
Leo Patterson é um criminoso considerado expert em planejamento. Ele nunca foi preso e sua fama de ter sempre uma rota de fuga alternativa o faz valioso para um grupo que está planejando um grande roubo de Diamantes. Mas Leo também tem fama de nunca trair suas regras e elas lhe dizem para não fazer este serviço. Leo não quer para si o mesmo destino de seu “velho” ! Seguir as regras, este é o lema de Leo e ele tem conseguido manter-se “limpo” até agora por agir assim! Mas há coisas na vida de um cara que parecem inevitaveis e Leo vai ver que nem todos conseguem sempre Seguir Regras!
Não há final feliz em Criminal. Nenhum dos personagens da série merece redenção, Brubaker deixa claro já na primeira parte desta mini-série que todos aqui são culpados e que irão no fim pagar por suas escolhas...
O titulo desta mini em 05 partes é COVARDE e para muitos esta parece ser a principal caracteristica de Leo Patterson. Mas assim como Greta e Ivan, nós iremos descobrir que há muito mais em Leo Patterson do que simplismente um tipo Covarde.
Criminal, pelo que li, lá fora é um projeto parecido com o de 100 balas. Arcos de histórias, auto conclusivos, sem personagens fixos mas quê podem aparecer ao longo da série.
Criminal sai agora pela PANINI em uma edição em capa dura, com um preço que infelizmente tirou da maioria dos leitores a chance de conhecer este ótimo trabalho de Brubaker. Ainda não consigo entender qual o critério que os editores da PANINI usam para decidir o formato que devem ser publicados determinados titulos. Na minha opinião foi CRIMINOSA a opção da PANINI pelo formato que foi apresentada esta obra aqui. A editora lança um titulo como este, com um preço quase 100% mais caro do que uma outra linha ( MARVEL COLLETION )que foi para as bancas na mesma semana que Criminal.Porque fazer o leitor comparar CRIMINAL – um titulo adulto, sem nenhum apelo super-heróico – com HOMEM ARANHA GRANDES PODERES...uma edição muito bem cuidada e por um preço ridicularmente barato e de um personagem que até as pedras da rua conhecem... Será que esta foi a melhor estratégia ? Eu acho que não... Tenho certeza que muitos deixaram de comprar esta ótima mini-série por terem de optar entra ela e a da Marvel Colletion. O que é uma pena, pois Criminal tem um excelente texto e um desenho realista de um Sean Phillips que abusa do clima Noir.

Jesus ferreira
Zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário