terça-feira, 17 de agosto de 2010

NAMOR, O PRINCIPE SUB-MARINO - GOLDEN AGE!


NAMOR, O PRINCIPE SUBMARINO!

Poucos personagens dentro do universo Marvel são tão cultuados quanto NAMOR! Talvez ele não tenha a popularidade de um WOLVERINE, ou dos X-MEN, talvez ele não seja tão bacana quanto o HOMEM ARANHA ou uma lenda viva como o CAPITÃO AMÉRICA. Ele não é simpático como o amável COISA ou um messias cósmico como o SURFISTA PRATEADO. Mas o príncipe Vingador de Atlântida é sem duvida um dos maiores ICONES Marvel e um dos mais adorados personagens da GOLDEN AGE de todos os tempos.

Sua primeira aparição se deu no titulo MARVEL COMICS nº 01 de 1939. Criação de BILL EVERETT para aparecer no primeiro número de uma revista chamada MOTION PICTURE FUNNIES WEEKLY ( que seria distribuída nos cinemas gratuitamente) que infelizmente não viu seu segundo número chegar as ruas! Mas a sorte de NAMOR e de EVERETT não era de maneira alguma o esquecimento. Apesar da editora Funnies,Inc fechar suas portas, o proprietário desta logo conseguiu vender a um outro empresário do ramo, um tal de Martin Goodman, o conteúdo da Motion Picture Funnies Weekly e assim, em MARVEL COMICS Nº 01 – Marvel era um nome que Goodman já havia usado outras vezes em seus títulos de PULP FICTION – volta a aparecer o filho vingador : NAMOR, O PRINCIPE SUBMARINO! Para este número, Everett agrega mais 4 paginas a história publicada anteriormente.

Apesar de não ser um “tipo” simpatico, aos poucos Namor foi ganhando admiradores e tornou-se um dos grandes da Era de Ouro dos quadrinhos.

E assim, apenas dois anos depois de sua aparição, Namor ganhava um titulo próprio, o que naqueles tempos era algo bastante inusitado. O nº 01 de THE SUB-MARINER foi colocado a venda no inicio de 1941 e trazia em seu interior duas aventuras de NAMOR e uma do personagem ANGEL ( que nada tem a ver com o seu hononimo dos X-men ).

SUBMARINER COMICS ( foi como se chamou a coleção a partir do segundo número) foi uma coleção de periocidade trimestral que foi uma das coleções principais de TIMELY. Porém, em 1949, pouco tempo após ter adotado a periocidade bimestral, infelizmente uma crise na industria faria desaparecer dezenas de publicações e NAMOR seria uma das baixas. O número 32 seria o ultimo exemplar a aparecer nas “bancas”! Mas, o visionario Goodman não deixaria seus Heróis Marvel morrerem assim, sem mais nem menos. E foi então, quê, no outono de 1953, CAPITÃO AMÉRICA, NAMOR E TOCHA HUMANA retornam ao convivio dos mortais atravéz do titulo YOUNG MEN , mais precisamente em seu número 24. Pouco tempo depois, estes três personagens teriam suas coleções reativadas apartir da númeração em que haviam parado – no caso especial aqui, NAMOR ressurgia em seu número 33 (1954)!

Mas infelizmente este relançamento logrou pouco exito, visto que todos as coleções foram encerradas antes mesmo de acabar o ano. Bem, todas não, SUB-MARINER COMICS durou um pouco mais. Foi até o número 42 datado de Outubro de 1955. Este número, 42 , seria a última aparição do principe submarino, que viveria uma longa “ hibernação até o longinquo ano de 1962, quando atravéz de um herói FLAMEJANTE, voltaria ao cenário MARAVILHOSO e nunca mais o deixaria!

Mas como diria o titã : Aí, já é uma outra história!

* Aqui no Brasil as aventuras do Príncipe submarino começara a ser publicadas em 1940 no titulo GIBI MENSAL. O fato de ser um dos primeiros Super Herois americanos a ser editado por aqui, talvez explique o fascinio e a admiração da grande maioria dos colecionadores veteranos pelo Filho Vingador...


zonafranca34@hotmail.com
jesus ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário