sábado, 18 de setembro de 2010

UM HOMEM SEM PASSADO! TEX vs KIT com arte maravilhosa de Villa


TEX VERSUS KIT – Um clássico de Claudio Villa!

Estávamos discutindo o que torna uma aventura clássica, quais quesitos ela deve apresentar para entrar para o panteão das histórias inesquecíveis de qual o tal personagem? A que critérios os criadores tem-se de agarrar para darem ao leitor ávido um item que depois de lido e relido vai para aquele cantinho destinado àquelas edições especialíssimas que deverão ficar guardadas a sete chaves.

A poucos anos, encontramos um destes novos clássicos moderno : Um Homem sem Passado! Partindo de uma idéia de Claudio Villa, o argumentista Claudio Nizzi cria uma aventura inesquecível na saga dos quatros heróis bonellianos! E com a arte excepcional de Villa, aqui talvez em sua melhor, e quem sabe a mais pessoal interpretação dos pards que Villa já tenha entregado, mais até que a histórica A VOLTA DE MEFISTO, esta história Um Homem sem Passado, com certeza é uma das dez melhores aventuras do Ranger de todos os tempos.

O argumento (de Villa)apesar de não ser muito original, não deixa de trazer boas idéias e uma trama movimentada : – durante uma perseguição a um perigoso fora da lei, tex e seus amigos, acabam emboscados pelos bandidos e depois de um violento tiroteio, Kit Willer é atingido por uma bala e cai inconsciente dentro de um rio. Tex, Kit Carson e Jack Tigre, depois de livrarem-se dos bandidos, cujo chefe consegue escapar, começam a buscar desesperadamente o jovem ferido. Todas as buscas mostram-se infrutíferas e o tempo vai passando e as esperanças de encontrar o jovem são cada vez menores- Assim termina a primeira parte desta história que será contada em três tomos na série normal do ranger e que depois viria a ser, com todo o mérito, editada na coleção CARTONATO MONDADORI como volume único totalmente a cores.

Pese o fato de que o argumento possa parecer de alguma forma já “batido”, o grande diferencial desta saga é mesmo os desenhos insuperáveis de um VILLA em toda a sua maturidade artística. Todos os elementos do desenho clássico e de ação estão postos correta e soberbamente em cada vinheta de cada pagina. Não se pode cansar-se de apreciar cada contorno, cada movimento, cada figura ou cada cena que mágica e cinegraficamente Villa “projeta” diante de nossos olhos. Só nos resta maravilhar-nos com tamanho esmero em contar uma história em quadrinhos.

O Homem Sem Passado é na minha a melhor história de Villa para o Tex até aqui. É, portanto um GRANDE CLÁSSICO DO TEX!

esta fantástica aventura foi publicada no Brasil na série normal do TEX , números 335,336 e 337!

Ainda na época da editora Globo.

Jesus Ferreira

Zonafranca34@hotmail.com
( 55) 3026-0950

4 comentários:

  1. Olá Jesus,

    Estive sábado na loja e lembrando daquela história do Surfista publicada no HTV 70, magistralmente concebida pelo Stan Lee, John Byrne e Tom Palmer, fui às minhas caixas de revistas e em suma é o seguinte: trata-se do desfecho da História do Querteto publicada nos HTV 63 e 64, onde a Shalla Ball fica em posse do Dr Destino sem que o surfista saiba que se trata da verdadeira Shalla Ball. Acontece que no HTV 70, Reed Richards desenvolve uma forma de romper a barreira de Galactus uma única vez, permitindo que o Surfista a transponha. Após liberto,só então o Surfista descobre que se trata da verdadeira Shalla Ball que fôra levada por Mefisto e RETORNA À TERRA! Ô cabeçudo! Não podia fazer uma ligação intergalática para o Quarteto? Bom, aí ele enfrenta de novo Mefisto que envia Shalla Ball para Zenn-La consumida por Galactus, enquanto o Surfista permanece aprisionada na Terra.
    Agora, aqui merece crédito a extinta ABRIL, pois enquento nos EUA os leitores tiveram que esperar de 1974 até 1982 para o desfecho do que teria aconcedido com Shalla-Ball, aqui os leitores esperam apenas 6 meses.
    Portanto, como conversamos antes, a cronologia prória da Abril tinha EM MUITO SEUS MÉRITOS.
    Até mais.

    Jaraí.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, realmente, tem coisas em que a editora abril acertou e muito. Eu não lembrava destas histórias do surfista. Vou ter de olhar meus antigos Herois da Tv.
    Mas falando em fases puladas pela abril, este feriado aproveitei e fui ler os biblioteca marvel do capitão américa. Tu sabia que a abril simplismente pulou mais de dois anos da revista do cap ? Depois da saga do império secreto ( capitão américa nºs 39,40 da abril -179 usa )as aventuras vão direto para o número 238 usa pulando toda uma fase do Frank Robbins e do velho rei Kirby.
    Questionamento a parte quando a qualidade do material - a fase de Kirby ja tinha sido editada pela BLOCH em sua quase totalidade - fica apenas a ausencia de mais um periodo na fase de um dos personagen icones da Marvel.

    abraço
    jesus

    ResponderExcluir
  3. É verdade, mas dentro das limitações da época, vale lembrar que foi "pulado" para a época da fase Stern/Byrne, e considerando que já haviam publicado em parte a fase Kirby, entendo a política da Abril, a mais, a cronologia estava mais de 10 anos atrasada e fase Kirby atrasaria ainda mais.
    E depois, quem é que prestava atenção na época àquelas letrinhas pequenas no canto da primeira página de cada história. Tinha gente que achava que as histórias eram feitas aqui no Brasil.

    Jaraí.

    ResponderExcluir
  4. Cara, essas páginas comparativas do TEX p&b e colorido são bem legais. Não dá para dizer qual é melhor, pois uma não dispensa a outra. Afinal, quadrinhos é desenho e a história em verdade, é segundo plano.

    ResponderExcluir