sexta-feira, 19 de novembro de 2010

TEX E O SENHOR DAS PEDRAS VERDES - ESPECIAL ENCONTRO EM URUGUAIANA!

Se tudo der certo, daqui a uma semana estaremos com os amigos em URUGUAIANA festajendo mais um grande encontro de colecionadores Bonelli do Rio Grande do Sul. Estes dias que antecedem ao grande evento estarei aqui no blog postando varios texto sobre o universo de nosso herói. Hoje comento uma das maiores aventuras do Ranger de todos os tempos! Leiam a seguir:

TEX E O SENHOR DAS PEDRAS VERDES!

Depois de uma das mais ferozes e incríveis aventura vivida pelos quatros pards, Tex,Kit Carson, Jack Tigre e Kit Willer : A BATALHA DOS VINGADORES (TEX Nº 39 –Editora VECCHI-1ªEDIÇÃO) ! A expectativa de nós leitores era alta com relação ás próximas aventuras do famoso Ranger. Mas felizmente não ficaríamos decepcionados, pois o genial G.L.Bonelli e o magistral Letteri iriam nos entregar uma grandiosa aventura onde o mistério, terror, ação e drama se mesclam em uma das melhores histórias da legenda do TEX de todos os tempos.

O BRUXO MOURO foi o titulo que abriu a seqüência de três edições onde foi apresentado pela primeira vez no Brasil o personagem de EL MORISCO – este na verdade, cronologicamente, não é o primeiro encontro do ranger com o sábio El Morisco, eles encontraram-se pela primeira vez em uma aventura que seria editada alguns anos mais adiante. Há que se lembrar que aqui no Brasil as edições não seguiam a seqüência italiana. Morisco é um grande estudioso das ciências ocultas e está sempre pronto para entrar de cabeça em toda aventura que envolva grandes mistérios, com o passar dos anos acabou se tornando um dos maiores amigos de Tex.

Tex e Carson ao Investigar misteriosos roubos de armas, na região entre os estados unidos e o México, acabam dando de encontro a um misterioso grupo de descendentes dos antigos astecas que auxiliados por corruptos mercadores e mercenários mexicanos, planejam uma grande revolta com o objetivo de restaurar a glória de uma antiga civilização. Uma das mais mortíferas armas que este grupo usa é um elemento que em contato com a corrente sanguínea leva a vitima a morte e imediata mumificação! Isto causa um imenso terror em todos os que presenciam estas mortes pavorosas. São as mortes provocadas pelas MISTERIOSAS PEDRAS VERDES!

Com a ajuda de El Morisco e de seu fiel ajudante EUSÉBIO, Tex acaba descobrindo onde se escondem os astecas, e junto com Carson adentra ao misterioso Vale dos Gigantes. É neste lugar sombrio e perigoso que eles irão enfrentar ao SENHOR DAS PEDRAS VERDES! O que se segue então é terror puro. Pela primeira vez, nas quarentas e duas edições publicadas até então, vemos os dois amigos batendo as portas do inferno, se poderia dizer que estavam literalmente sentindo o cheiro de enxofre e que já estavam vendo se aproximar ao mesmíssimo SENHOR DAS PROFUNDEZAS! Bonelli e Letteri se superaram com estas cenas de puro terror e drama! A morte parecia certa para os dois amigos! O carrasco aproximava-se cada vez mais e todos os elementos conspiravam para que o fim de nossos heróis.

Eu acredito que durante muito tempo esta trilogia: O Bruxo Mouro, O Mistério das Pedras Venenosas e A Caverna do Vale dos Gigantes permaneceram para os leitores como o melhor trabalho de LETTERI. Ouso dizer que é uma das melhores seqüência de toda a saga do Tex. Para mim, que a li em uma época que era muito mais influenciável que hoje (devia ter uns 8,9 anos) ficou para sempre marcado na memória a imagem daquele personagem sinistro: O SENHOR DAS PEDRAS VERDES!

Mal sabia que em breve iria surgir outro grande mestre da magia negra que seria o maior e mais celebrado inimigo do Tex de toda a vida! Mas aí, como diz nosso amigo Titã, Já é outra história!


*Uma curiosidade sobre este arco de histórias ( tex nº40, 41,42) é que foi justamente e livremente inspirado nele que se fez o até agora primeiro e único FILME do tex!

** - As imagens coloridas são da edição Storica a Colori.


Jesus Ferreira

zonafranca34@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário