segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CLASSICOS DC - OMAC - JACK KIRBY - PLANETA DeAGOSTINI


A editora espanhola Planeta DeAgostini, seguindo talvez a boa acolhida que as séries Biblioteca Marvel Excelsior da concorrente Forum, começa a publicar no mesmo formato P/B e com um centenar de paginas, diversos titulos clássicos do Universo DC. São titulos como : OS NOVOS TITÃS , A Liga da Justiça ( pós lendas) estes de um periodo mais recente e também titulos como OMAC de JACK KIRBY!
CLÁSSICOS DC OMACK traz os 08 números da série que JACK KIRBY produziu para a DC entre Outubro de 1974 a Dezembro de 1975! Um exército de um homem só! Um homem comum transformado em uma grande maquina de guerra, em um mundo onde a tecnologia estava acima dos valores morais dos humanos! O Irmão Olho, a Agencia Pela Paz Global, o grande cataclima... São alguns dos conceitos que Kirby colocou nesta sua série que foi seu canto do cisne na DC. Logo ele voltaria para MARVEL e outros autores pegariam seu OMAC, autores como Dennis O´Neil, Jim Starlin e John Byrne! Dennis Oneil recolocou o personagem em foco na sua passagem pelo titulo KAMANDI elaborando uma ligação "familiar" entre os dois personagens de Kirby!
Depois Jim Starlin, outro grande fã do REI, levou OMAC para o titulo Warlord ( o Guerreiro,no Brasil) depois do cancelamento do titulo Kamandi! Infelizmente foram poucas aventuras e mais uma vez, cancelamento.
Então foi que um dos mais fervorosos fãs do Rei, John Byrne, resolveu contar também a sua versão do Exército de Um Homem só! Em 1991 aparece uma mini-série em 04 partes , em branco e negro ( algo um tanto inusitado para os padrões gringos ) formato prestig, onde Buddy Blank era novamente apresentado a uma nova geração de leitores! Talvez por ter conta do prestigio de John Byrne o caso é que o personagem voltou a ganhar algum destaque no fandom depois desta mini-série - alias, um dos melhores trabalhos de Byrne nos anos 90 - o que já vinha se tornando raro!
Mas parece que o grande guerreiro do futuro não tem mesmo sorte com o grande público e depois desta mini voltou ao esquecimento. Mas como outras criações do Grande Mestre Kirby, Omac sempre suscitou homenagens de autores que são também fãs do Universo Dc. Foi o caso de Mark Waid e Alex Ross na mini-série o "Reino do Amanhã" e também de Peter David durante seu "Young Justice 1,000,000".
A última aparição, pelo menos em termos de conceito, de OMAC foi Projeto Omac, série que antecedeu o mega evento que tomou conta do universo Dc : CRISE INFINITA ! Apesar de não trazer Buddy Blank de volta, esta nova retomada do conceito do Irmão Olho, com uma "roupagem" atualizada para os novos tempos teve muito boa aceitação dos leitores. Tudo isto mantém cada vez mais vivo o legado de JACK KIRBY !
No Brasil :
Omac apareceu por aqui no titulo KAMANDI da editora Ebal! Também apareceu em Edição Extra. Lembro de uma aparição de Buddy Blank também em uma aventura com o Super-homem formatinho da editora Abril. A mini-série de John Byrne foi publicada aqui pela DEVIR e finalmente o Projeto Omac saiu pela editora PANINI!

OMAC - CLÁSSICOS DC - PLANETA DeAGOSTINI 174 PAGINA - PRETO & BRANCO
JACK KIRBY
Contendo os números OMAC 01 a 08 - out 1974 a dez 1975


Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário