sábado, 2 de abril de 2011

JOE KUBERT - A LENDA VIVA DOS QUADRINHOS !


JOE KUBERT – A LENDA VIDA DOS QUADRINHOS!

Neste ano estamos comemorando uma década do lançamento de um dos mais importantes álbuns já produzidos para o personagem TEX WILLER. Estou falando do TEXONE desenhado pelo mestre dos quadrinhos mundial JOE KUBERT – TEX O CAVALEIRO SOLITÁRIO!

Lançado na ITALIA em 2001 este álbum teve argumento do veterano CLAUDIO NIZZI e foi especialmente pensado para que com ele JOE KUBERT apresentasse o personagem TEX ao publico norte-americano, pois a história seria lançada também nas comic shops americanas (Joe Kubert tem a honra de ter sido o primeiro e até o momento único desenhista americano a trabalhar com TEX ) onde os fumettis italianos são um tanto quanto desconhecidos.

Com esta premissa em mente, Nizzi prepara um roteiro centrado somente no personagem TEX que aparece sozinho em uma grande e brutal história de vingança. Levando em conta o estilo de Joe Kubert, a diagramação das paginas neste álbum são totalmente distintas ao que se estava acostumado ver nos trabalhos anteriores de outros autores! Com paginas às vezes de três quadros apenas, com cortes de cenas cinematográficos, com utilização abundante de sombras, KUBERT transforma este TEXONE no mais distinto de toda a coleção. Este mais do que um álbum de TEX é um álbum de JOE KUBERT. Para o bem ou para o mal. Não se consegue ficar indiferente a esta grande obra. Por conta de sua excepcionalidade, este álbum apresenta varias liberdades que seriam impensadas noutras situações. Nizzi apresenta um roteiro excepcionalmente bom, não poupando os leitores de dramas cruéis como o assassinato brutal de uma família de amigos do TEX no inicio da história, fazendo com que o herói parta em busca dos vilões e encontrando a morte praticamente certa na beira de um penhasco! Mas a história é de TEX e ele tem a pele mais dura que a de mil cascavéis e apesar de ser brutalmente espancado, ferido, jogado para a morte, ele sobrevive e parte em busca dos quatros canalhas responsáveis pelo horrendo massacre. Às vezes, em certos pontos, esta aventura me lembrou o texto do grande G.Nollita. Este bem poderia ser um TEX dele...Por conta do lançamento nos estados unidos, a história foi divida em quatro partes ou capítulos, cada um deles com um inicio, meio e clímax bem definidos. Mas isto não é demérito, ao contrario, fica-se com a impressão que a história torna-se mais dinâmica e mais ágil com esta quebra na estrutura narrativa, diferente do que estávamos acostumados.

TEX O CAVALEIRO SOLITÁRIO é uma grande história que esta definitivamente para sempre marcada na lenda do maior cowboy italiano e seus fãs tem uma enorme sorte por JOE KUBERT ter colocado a disposição de tal personagem todo seu magistral talento. O álbum levou mais de seis anos para ficar pronto, mas a espera valeu à pena, pois JOE KUBERT apresentou aos leitores do mundo todo de Águia da Noite uma das melhores interpretações que já sei viu do grande herói, vingador, justiceiro, guerreiro, um autentico CAVALEIRO SOLITÁRIO!

A seguir uma rápida biografia deste gênio da nona arte: O fabuloso JOE KUBERT:

JOE KUBERT – Uma vida em prol das historias em quadrinhos:

Nasceu na polônia e aos dois meses de idade imigrou para nova York; e com apenas 12 anos começa a fazer a arte final em algumas paginas de archie para ajudar nas contas da casa.
Estudou na New York´s High School of Music and Art e durante os anos de ouro dos quadrinhos colaborou com diversas editoras e estúdios em todo tipo de gênero, em séries como: Johnny Quick, Zatara, The Flash, The Vigilante, The Hawkman, entre tantas outras.
Conforme vai evoluindo, seu estilo se torna mais estilizado, acaba desenvolvendo uma excelente síntese visual e mostra grande habilidade para a composição das vinhetas dotando seus personagens de grande dinamismo.
Isto lhe permite trabalhar a partir de 1953 no St. John Group, impulsionando diferentes coleções, encarregando-se ele mesmo de desenvolver o argumento e os desenhos de varias séries. Uma das mais conhecidas foi TOR (ambientada na pré-história e baseado em um conceito original de Norman Maurer). Kubert sempre disse que sua maior influencia para esta série foi o personagem TARZAN, criação imortal de Egard R. Burroughs! Nesta mesma época KUBERT iria revolucionar a indústria com a criação da primeira revista em quadrinhos em 3D. SuperMouse foi o personagem escolhido para apresentar esta nova técnica aos leitores e a revista foi um estrondoso sucesso de vendas. Isto propiciou a Joe Kubert um inesperado rendimento, para a época, e com o dinheiro ganho ele adquiriu sua primeira casa.
De 1955 a 1965 trabalhou como autor
independente desenvolvendo varias séries de grande sucesso para diferentes editoras, mas sobre tudo para NATIONAL (futura DC comics), séries como SARG. ROCK, ENEMY ACE, e uma das mais lembradas a revitalização do personagem HAWKMAN.
Na maioria das vezes, trabalhou juntamente com seu grande amigo ROBERT KANIGHER.
Em 1966 recebe um convite para desenvolver para o importante jornal CHICAGO TRIBUNE uma tira diária sobre a guerra do Vietnam chamada TALES OF THE GREEN BERETS ( histórias sobre os boinas verdes ) com argumento do mesmo autor do livro FRENCH CONNECTION.
Infelizmente a crescente impopularidade da guerra do Vietnam fez com que a série tivesse vida curta. Kubert então passou a trabalhar como editor na NATIONAL encarregando-se de uma nova série de TARZAN (que a dc estava relançando juntamente com varias outras criações do autor E.R.Burroughs,) revitalizando um personagem que havia sido desenhado por mestres como HAROLD FOSTER e BURNE HOGARTH.
A versão de Kubert para o personagem alcançou um fantástico êxito de critica. A sua versão é hoje uma das mais lembradas pelos fãs do personagem e recentemente foi republicada nos estados unidos em três lindos volumes encadernados em edições luxuosas.
Em 1976 é inaugurada a Joe Kubert school of cartoon and graphic art. De suas salas saíram diversos grandes autores que fizeram e fazem a história dos quadrinhos dentro e fora dos estados unidos. Dois deles sendo os próprios filhos de Joe – Andy e Adam Kubert! Joe Kubert tinha como ídolos os grandes autores das tiras de jornais: Alex Raymond, Harold Foster e Milton Caniff. Foi companheiro dos lendários: WILL EISNER, ALEX TOTH, BILL FINGER, GARDNER FOX, JACK KIRBY, JOE SIMON, NEAL ADAMS, CARMINE INFANTINO, BOB KANE, DICK GIORDANO e tantos outros. E hoje é reverenciado por todos e sua contribuição para o crescimento e elevação das histórias em quadrinhos inquestionável. Joe Kubert já ultrapassou a condição de LENDA dos comics. Ele virou verdadeiramente a INSTITUIÇÃO!

Resta dizer que este SENHOR, na melhor percepção da palavra, ainda segue na ativa, envolvendo-se em projetos de interesse pessoal (como FAX FROM SARAJEVO, ou YOSSEL) ou produzindo histórias para a DC COMICS com aqueles personagens que os fãs identificam como seus de toda a vida: Sgt. Rock e Hawkman;seja arte finalizando trabalhos de seus filhos ou fazendo ele mesmo o desenho, JOE KUBERT segue dando o melhor exemplo para todos aqueles que amam esta forma de arte.

Joe Kubert no Brasil – o grande mestre sempre esteve presente nas bancas de jornais do Brasil, sendo em histórias do TOR (como mostra uma das imagens tirada do almanaque VIDA INFANTIL 1956 inclusive curiosamente esta aventura foi apresentada no formato 3D, algo até então inédito) do Viking Príncipe, Sargento Rock, o Ás Inimigo – o famoso Barão Vermelho, aviador da primeira guerra mundial . Mas talvez o personagem que mais contribuiu para que JOE KUBERT seja conhecido no Brasil, depois do Sargento Rock, tenha sido TARZAN O HOMEM–MACACO! Lançado nos meados dos anos 70 pela editora EBAL a revista TARZAN COLEÇÃO LANÇA DE OURO especial em cores, publicou o trabalho de Joe Kubert com o herói de E.R.Burrougs feito para a DC comics. Era uma edição caprichada com belíssimas cores e papel especial e ficou marcada para toda uma geração de leitores brasileiros.

Ao mesmo tempo a EBAL publica dois álbuns em formato grande também com um grande cuidado gráfico, contando a ORIGEM e a VOLTA de TARZAN, também de autoria de JOE KUBERT. Soma-se a isto a profusão de capas produzidas pelo genial desenhista que mês após mês são colocadas em bancas, tudo isto faz com que todo e qualquer leitor de quadrinhos que se preze acabe conhecendo a arte deste fantástico desenhista.

Em imagens um pouco da arte de uma verdadeira lenda vida do mundo dos quadrinhos: Joe Kubert!

Jesus ferreira

Zonafranca34@hotmail.com

3 comentários:

  1. Jesus, de fato esse é um trabalho impressionante, o Kubert mandou TUDO nesse álbum! Agora, tenho uma dúvida: Algum outro não-italiano já desenhou o Tex, ou algum dos outros fumetti da Bonelli?

    Grande abraço,
    J.

    ResponderExcluir
  2. Oi James,o Kubert é fantástico. Viste que a panini está publicando aqui, de maneira discreta alias,Universo DC-LEGADO , que tem arte dele ?
    Quanto a tua pergunta, sim, vários autores não italianos já colocaram seu talento a serviço do Tex e de outros titulos bonelli. No tex, por exemplo, autores espanhóis tem obtido muito sucesso. Desenhistas argentinos também tem trabalhado para a Bonelli. Há o Goran Parlov que é um dos mais famosos atualmente na Bonelli. Mas há varios oturos que agora me fogem...
    Você gosta dos fumetti Bonelli? Já leste Ken Parker ou Magico vento ? e Julia ?
    grande abraço
    J

    ResponderExcluir
  3. Opa, Jesus!

    Então, cara, eu tenho um conhecimento bem en passant do universo Bonelli. Já li algumas coisas: Julia, alguns numeros de Ken Parker (gosto MUITO do traço do Ivo Milazzo), os primeiros números de Mágico Vento e ma mini-série de Dylan Dog, além do Tex Gigante o Kubert.

    Sou um leitor que se guia primeiramente pela arte, e esses gibis tem artistas EXTREMAMENTE competentes, que conseguem fazer MÁGICA só com lápis e nanquim, o que me impressiona muito. Além do Milazzo, gosto MUITO do Frizenda. E não sabia que o Goran Parlov trabalhava com os títulos Bonelli, gosto muito da arte dele em projetos da Marvel, especialmente o Justiceiro da linha MAX.

    Vou correr atrás!

    Valeu pelas informações, e um grande abraço!
    J.

    ResponderExcluir