terça-feira, 3 de abril de 2012

OS MUROS DE JERICHO ! LIVRO ZAGOR



Alguma coisa está mudando no reino das publicações Bonelli no Brasil. Depois de a editora Mythos lançar no inicio de Março o livro  TEX - A HISTÓRIA DE MINHA VIDA , uma obra em forma de prosa onde o famoso Ranger revê sua longa trajetória de lutas contra a injustiça, a mesma editora Mythos anuncia para breve um outro livro, desta vez centrado em seu outro personagem de destaque : Zagor, o Espirito com a Machadinha. Os Muros de Jericho é o titulo deste romance centrado no senhor de Darwood, escrito por Moreno Burattini. Pergunta-se : O que mudou ? Como Assim ? Porque $erá ??? ...

Enquanto um dos titulo mais elogiado da editora da fogueira foi cancelado, TEX EM CORES , por motivos que ainda não ficaram totalmente esclarecidos ( ou pelo menos, entendidos pelos leitores ) e suposições sobre a vitalidade de algumas séries eram e são questionadas,  séries como Julia ou mesmo Magico Vento, que segundo algumas fontes não vendem o minimo necessário para se pagar, eis que a editora começa a investir em títulos diferenciados como os livros citados acima. Para alguns dos fãs é uma boa estratégia, mas para alguns outros começa ser  motivo de preocupação, pois se vislumbra que talvez o futuro das publicações Bonelli estejam voltadas para as prateleiras mais privilegiadas e que talvez aos poucos as chamadas revistas "comuns" acabem fatalmente deixando de ser publicadas. O mercado está, parece, regulando, como alias sempre fez, o que vai sobreviver e o que vai acabar sendo eliminado. A questão, é claro, passa por detalhes técnicos que nos fogem como por exemplo, custos! Mas nitidamente se percebe que algumas empresas estão mesmo apostando em tiragens reduzidas, preços mais elevados, vendas diretas, estoque zero ou quase isto. Gostaria de acreditar que os dois segmentos podem caminhar juntos, a linha mais popular, que até hoje esteve presente em nossas bancas, chegando a praticamente todos os cantos do Brasil, por um preço mais acessivel ( abro parentese para dizer que hoje infelizmente estas duas condições já não se aplicam - as revistas Tex chamadas mensais não chegam mais a todas as cidades do país, na verdade, estão deixando de chegar até mesmo aquelas do interior do RS onde antes abundavam, e também hoje já não se pode dizer que R$ 7,90 seja um preço acessível e popular.) e também a linha especial com títulos diferenciados e para mercado mais exigente.

Ainda não sei o que podemos esperar, se novos títulos especiais e a diminuição dos títulos "mensais", ou quem a convivência pacifica destes dois segmentos! Haverá espaço e dinheiro para todos ????

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com
55 -30260950

Nenhum comentário:

Postar um comentário