quinta-feira, 31 de maio de 2012

TEX 509 / 510 - UM FAROESTE DE PRIMEIRA


Fazia muito tempo que não aparecia uma aventura do Tex que desse aquele gosto de ler como se estivéssemos assistindo a um  filme de faroeste dos velhos tempos. Esta aventura em duas partes, onde a primeira é bastante lenta em relação a segunda, traz toda velha mítica das antigas aventuras do Ranger, saudosa fase de Gian Luigi e Galep, onde a ação explodia em cada canto do quadrinho!
A Aldeia dos Abutres é, sem dúvida alguma, uma das melhores aventuras que li este ano. O ritmo intenso que Manfredi imprimi à história não nos deixa tirar os olhos dos quadrinhos. A ação vertiginosa e constante nem um pouco lembram algumas das últimas aventuras onde os heróis passavam " horas" conversando ou bebendo ou comendo. Aqui parece que estamos em meio a um temporal de grandes proporções, onde não há tempo para nada a não para o extremante essencial.A qualquer momento um raio explode, um trovão retumba e a tormenta promete levar a todos... Salve-se quem puder. É assim quando Tex e Carson ( que prazer ver os dois grandes pards atuando com toda sua coragem e astucia contra os mais diversos perigos ) batalham contra um furioso grupo de bandidos mexicanos liderados por uma verdadeira fera sanguinária. Tudo irá se resolver em poucas horas, do cair da noite ás primeiras horas do novo dia.Sozinhos contra todos, peitando a morte certa, estão Tex e Carson, podendo contar somente com suas armas, sua fibra e seu desejo por justiça.  Só há a certeza que alguns destes homens deixarão seu esqueleto ao sol causticante destas terrar áridas da fronteira entre os EUA e o México. Não vai faltar bala para ninguém. Nem para os soldados que traíram seu uniforme, nem para o mercador ganancioso e nem para o temível bando de El Pardo.
Falar do roteiro perfeito de Manfredi e não falar do desenho do Mestre Ticci seria imperdoável. Todos temos uma divida de gratidão com este maravilhoso desenhista. Suas aventuras para o Tex já fazem parte da lenda e história deste herói e não há lista de 10 melhores onde pelo menos 03 ou 04 aventuras não levem a assinatura visual de Ticci! Ele faz parte da santíssima trindade texana : Bonelli, Galep e Ticci! Tudo dito até aqui. Particularmente sou grato ao Manfredi por ter criado este texto para que o grande desenhista pudesse mais uma vez brilhar. Fazia tempos que não apreciava um trabalho de Ticci como este destas duas edições. Creio, assim como alguns amigos com quem comentei a aventura, que esta foi sua melhor apresentação em anos. E que talvez já seja chegado o momento deste monstro sagrado dos Fumettis descansar seus pinceis de uma forma grandiosa...Mas isto é assunto para outro post....
Grazie Manfredi, grazie Ticci por esta magnifica aventura do Tex!

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com
55 -30260950

Um comentário:

  1. O seu texto está contagiante, pard.
    Gostei mais agora.
    Realmente, uma boa aventura. Vou reler, duma vez só, pois li em duas partes, com + 30 dias de diferença.

    ResponderExcluir