quinta-feira, 8 de novembro de 2012

TEX SENTIERI DI SANGUE - NOVO ÁLBUM CARTONADO MONDADORI !






Definitivamente meu grande amigo G.G. Carsan precisa de um assistente para assuntos "aleatórios" ! Heheheheheheehehe!  Digo isto porque depois de receber o segundo livro deste meu amigo fã e colecionador do universo do ranger Tex Willer, comentei com ele que não tinha encontrado nas suas duas obras sobre o cowboy



, referencia ao almanaque do Faroeste nº 01 da editora Globo, edição esta que trazia para o conhecimento dos leitores brasileiros, o primeiro trabalho com o famoso Tex Willer, de um autor que estava sendo considerado a mais nova estrela do universo texano : Andrea Venturi. G.G, por algum motivo que desconheço, passa despercebido por esta magnifica edição da editora Globo, que na minha humilde opinião, é uma das mais importantes da legenda do Tex editada no Brasil. Mas este é um assunto para um outro post, o que me ocupa agora, é na verdade o fantástico trabalho deste fabuloso autor chamado Andrea Venturi. E graças a  Mondadori, temos a possibilidade de apreciar a sua bela arte em um álbum de formato gigante e em cores magnificas.
Tex Sentieri di Sangue é o mais novo álbum de uma coleção fantástica (os chamados Cartonados Mondadori - edições anuais) que já nos apresentou trabalhos de consagrados artistas como Ticci, Galep, Villa, Nicoló, Letteri, Fusco, Font, Seijas, Andreucci, Capitanio. Agora tocou a vez a Andrea Venturi e com muita justiça pois Venturi é um dos mais grandes talentos surgidos no staff  Bonelli nos últimos anos. E este álbum traz duas histórias produzidas pelo artista para o titulo Almannaco West. São duas histórias bastante peculiares que apresentam um Tex mais investigativo, diferente do encontrado em dezenas de aventuras onde ele atua impulsivamente de forma decidida, aqui aparece mais o caráter reflexivo e inteligente do ranger em  aventuras cheias de suspense. Vamos a elas:
Na primeira aventura chamada O Matador de Índios, encontramos Tex e Carson envolvidos em um caso onde um misterioso assassino persegue e executa de maneira fria e cruel diversos índios da aldeia de Lontra Amarela. Chamados a intervir, pelo chefe apache, Tex e Carson logo descobrem que o misterioso assassino deve estar entre os moradores da cidade de Ponderosa. Logo surge um clima de desconfiança e franca animosidade entre os habitantes da pequena cidade e logo as encrencas começam. Quando se deparam enfim com o misterioso assassino, Tex e Carson são surpreendidos pela inusitada vestimenta do homem: Um traje  negro como a noite, muito parecido, com exceção da capa, ao usado por Tex no inicio de sua vida como Águia da Noite. O traje serve, além de proteger a identidade do homem, para incutir terror nas suas vitimas. E estas não foram poucas, pelo menos 20 índios foram escalpelados pelo vingativo assassino. Isto o torna um verdadeiro Serial Killer. Um serial Killer, alias, também é o tema central da segunda história deste encadernado :
Missão em Sierra Vista! Aqui encontramos um Tex solitário que vai investigar a pedido do comando dos rangers o sumiço de um colega policial, do leste ( Baltimore ) que estava encarregado do caso de um serial Killer que alguns anos antes havia assassinado diversas mulheres e que poderia estar vivendo em Sierra Vista sob um outro nome. Ao chegar na cidade, Tex, logo fica sabendo que ali mesmo, em Sierra Vista, diversos assassinatos de jovens mulheres aconteceram e que o xerife local pouco ou nada sabe sobre o caso. Mais uma vez o caráter investigativo e o clima de suspense dão o tom da aventura e mesmo havendo algumas cenas de ação, prevalece o teor investigativo pode ser dizer que mais que uma história de
Wester, esta é uma verdadeira história Policial.
Neste trabalho, Andrea Venturi já esta bem mais ambientado ao cenário do ranger e fica nítido sua presteza para desenhar ambientes interiores ( Venturi já tinha desenhado para a Bonelli as séries do Dilan Dog - entre elas a premiadíssima Johnny Freak - Editora Conrad no Brasil - e dezenas de capas para Magico Vento ) e as caracterizações dos "atores coadjuvantes" desta trama policial já dão o tom do estilo deste fabuloso autor. Encontramos os mesmos indivíduos esquisitos que já havíamos visto antes em outros trabalhos do desenhista, tal como o anão, o gigante, além, claro, do próprio assassino, que em si só, já é um tipo distorcido de ser. Parece ser clara a predileção de Venturi por este tipo de história - a lembrar de outros trabalhos seus no próprio Tex - em que ele precisa desenhar elementos quase beirando o sobrenatural e o horror, mas onde o " monstro" da ocasião, tem as feições humanas, as vezes, como no caso em questão, belas feições...Venturi quer retratar a alma distorcida destes personagens e consegue isto de maneira espetacular. A mim o desenho de Venturi impressionou desde o primeiro momento. Com uma mescla de um Neal Adams - anatomia perfeita, domínio das sombras e traço forte como o do grande mestre americano dos quadrinhos de super-heróis - e também uma limpidez expressiva que me lembrou muito, principalmente nesta segunda aventura, Missão em Sierra Vista, a José Luis García-López , as feições do rancheiro Rex Marriot me lembram e muito vários rostos que vi em trabalhos de García-López ( um dos maiores mestres dos quadrinhos mundial, desenhista que definiu para muitoso layout  dos personagens da DC nos anos 70. Seu trabalho apareceu na Argentina, Inglaterra, Italia, Eua, Etc...).
Este foi um dos álbuns que mais apreciei dos últimos tempos. Infelizmente não tenho tido muito tempo para apreciar os lançamentos e estou com diversos atrasados, mas este eu não tinha como deixar passar. Recomendo a todos este ótimo lançamento da Mondadori.

TEX CARTONATI MONDADORI
SENTIERI DI SANGUE
CLAUDIO NIZZI /ANDREA VENTURI

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com
55 - 30260950

2 comentários:

  1. Caro Jesus, realmente nós comentamos esse fato e somente depois que me veio na ideia dar uma olhada no livro 1 - Tex no Brasil - o grande herói do faroeste, pois me recordei de ter falado algumas coisas sobre o Almanaque do Faroeste lançado pela Globo, em edição única. E realmente encontrei algo anotado ali, conforme abaixo:

    1 - Na verdade, ocorreram 5 citações a essa obra. Na página 49, quando falo do autor; na página 150, onde falo da obra em si; na página 223, quando informo, inclusive, que foi a vencedora da categoria Melhor Edição Especial do 9º. HQ-Mix; na página 254 em que cito o sorteio de brinde aos leitores com botons e camisetas feitas através de um questionamento aos leitores realizado nesse lançamento; e por fim na página 290, em que coloco uma imagem dessa aventura, do nosso Tex em ação.

    2 - No livro 2 - Tex no Brasil - justiça a qualquer preço fiz um balanço dos acontecimentos que levaram Tex a se firmar no Brasil, elencando aqueles considerados mais importantes e não inclui este lançamento, pois por ter parado na origem, não me pareceu digno de figurar ali.

    3 - Lembro-lhe que na Itália já se tem mais de 100 livros sobre Tex, são muitos assuntos e enfoques. Aqui, em apenas 2 livros, não foi possível enfocar todos os assuntos.

    4 - Ademais, concordo com o autor que é uma aventura bem legal, que os desenhos são muito bons e que seria já naquela época o sonho de muitos texianos, mas que por algum motivo não vingou. Imagino que em grande formato, colorizada, seja realmente fantástica.

    g. g. carsan

    ResponderExcluir