sábado, 16 de março de 2013

TARZAN 100 ANOS DE AVENTURAS DO HERÓI SELVAGEM QUE DOMINOU O MUNDO!





Quem foi guri pequeno em qualquer cidade deste nosso interiorzão com certeza algum dia viu um filme ou leu um gibi do lendário Tarzan, O Rei das Selvas. Talvez tenha tido ( eu tive ) a felicidade de ir a matinês acompanhado do pai e irmãos, onde os Tarzan Johnny Weissesmuller, Lex Barker ou então Gordon Scott, nos faziam vibrar com as peripécias do Rei Branco das Selvas. As aventuras eram cheias de drama e ação. Todos nós queríamos ser Tarzan. Quem nunca brincou de fazer arco e flecha e a faca de Tarzan nos pátios de casa ( naqueles tempos até mesmo as famílias mais humildes tinham um patio grande, que chamávamos de " os fundos" da casa )  e sair pulando e subindo nas arvores e fazendo guerra de flecha ? Muitos de nós, tenho certeza.
A figura imponente de Tarzan, desafiando todos os perigos para ajudar quem estivesse em perigo, usando o senso da justiça da Selva, sempre leal aos amigos e cheio de bravura, era o ideal para os jovens e todo o mundo. E a fascinante selva Africana mostrada em tantos filmes e livros, fascinava por seu mistério e encanto. Tarzan dominava toda a Africa desde seu bangalo juntamente com Jane, Korak ( ou Boy ) e os valentes Wazires. As incursões a Opar ou Pellucidar,duas das muitas civilizações perdidas que povoam a Africa de Tarzan onde animais e seres fantásticos sobreviveram ás grandes catástrofes,  eram as mais esperadas pelos leitores.

Quando chegou aos gibis, depois de passar pelas tiras de jornais, Tarzan foi  ilustrado por alguns dos grandes nomes dos quadrinhos mundial : Burne Hogarth, Joe Kubert, Russ Manning, John Buscema, Jesse Marhs e o primeiro deles todos HAROLD FOSTER grande mestre criador de outra lenda dos quadrinhos : Príncipe Valente!
Mas nem todos estes grandes autores conseguiram manter o interesse dos leitores mais jovens por este clássico da literatura mundial e já há alguns anos o Rei das Selvas não frequenta nossas bancas, salvo em alguma edição especial dirigida aos colecionadores.  E dizer que a revista do homem macaco foi um dos títulos mais exitosos da editora Ebal. Permanecendo em banca desde o inicio dos anos 50 até o final dos 80.
O cinema também ha muitos anos não recebe a visita de lord Greystoke, dizem que o público já não se interessa por aventuras em continentes misteriosos ( alias, já não há mais continentes misteriosos ).
O grande Rei das Selvas continua vivo para todos aqueles que são fã de suas fabulosas aventuras.
Longa vida a John Clayton III, Lord Greystoke, Tarzan!

jesus nabor ferreira

Um comentário:

  1. Existe alguma possibilidade de criar uma página da Zona Franca no face? É bem melhor de divulgar lá :)
    Em forma de comunidade é só dar ctrl+c e ctrl+v nas atualizações daqui.

    ResponderExcluir