quarta-feira, 24 de abril de 2013

LEE MARVIN - MONTE WALSH - UM HOMEM DIFÍCIL DE MATAR !



Um dos melhores westerns que já assisti ( e já assisti a muitos ) olhei ontem a noite junto com meu filho Victor : Monte Walsh,  com Lee Marvin e Jack Palance.
Um filme que mostra o fim de um estilo de vida - o dos cowboys - e a chegada de um novo tempo em que a estrada de ferro, as grandes corporações, as cercas, iriam modificar a maneira como os velhos vaqueiros iriam viver dali em diante. Monte Walsh é um destes vaqueiros que junto com seu amigo Chet ( Jack Palance ) está acostumada a vida livre de um cowboy, conduzindo gado de um lugar para outro, dormindo sob as estrelas, sem criar raízes em lugar algum. Mas os tempos estão mudando rapidamente e Monte e seus amigos agora descobrem que os empregos para quem não sabe fazer outra coisa que ser Cowboy, estão escasseando. E então resignam-se a viver a rotina de  um grande Rancho, onde os dias passam de maneira lenta e as tarefas acabam tornando-se enfadonhas e a sombra do desemprego paira sobre todos de maneira cruel mas certeira.
Jack Palance neste filme não faz seu tradicional papel de vilão, ao contrario, seu personagem é alguém bem humorado, com um senso pratico que contrasta com o do seu amigo Monte.
Gostaria de ter um pouquinho do talento de meu amigo Gilson Vedoin para poder tecer uma ode a este fabuloso filme. Espero que os amigos que seguem este blog, e se interessem por ótimos filmes, assistam a este Monte Walsh! Viu, Rodrigo Canazaro!

Jesus Nabor Ferreira

Um comentário: