quarta-feira, 15 de maio de 2013

TEX - Uma Aventura No Norte - Um clássico de G.Bonelli e G. Ticci

A editora Mythos publicou recentemente em sua série Tex Edição Histórica, mais precisamente no número 84, uma das melhores aventuras de Tex de toda a vitoriosa saga do Ranger americano. A Mensagem dos Dakotas ( titulo original da referida aventura na Itália ) é uma daquelas histórias que não consegue ler apenas 01 única vez. Saída da mente genial do criador do herói, G.L. Bonelli, esta aventura foi entregue ao jovem talentoso Giovanni Ticci que já para esta época estava tornando-se o segundo principal desenhista no Staff do Ranger. A Mensagem dos Dakotas foi publicada no Brasil pela primeira vez no número 58 da chamada primeira edição da série regular do Tex. Aqui recebeu o nome de A Noite dos Assassinos! Um titulo mais impactante que o original e que não fugia do tema da história. Eu li  A Noite dos Assassinos quando de sua publicação e como já tinha acontecido com as outras aventuras desenhadas pelo Ticci está também ficou marcada em minha memória. Era Dezembro de 1975 e a editora Vecchi lançou a aventura em uma edição de Natal de mais de 200 paginas. Eu tinha apenas nove anos.
durante os anos esta história teve algumas outras reedições, a primeira delas na própria Tex segunda edição, depois em Tex Especial de Férias, Tex Coleção e por fim mais recentemente no Tex Edição Histórica. A cada vez era mais uma oportunidade de reler esta fabulosa aventura. Mas como fã é um ser meio estranho e amalucado, não fiquei contente em ter apenas as edições Nacionais desta A Noite dos Assassinos. E então quando surgiu a oportunidade comprei em outros idiomas a versão desta que é uma das mais belas histórias de Tex.
Consegui comprar a alguns anos um dos álbuns mais raros da coleção chamada Cartonato Mondadori :  Una Avenntura Nel Nord - um lindíssimo álbum em capa dura formato gigante totalmente a cores com a aventura completa. É um dos itens que mais prezo na minha coleção.
Também consegui um exemplar da primeira série do ranger editada na Espanha pela Zinco , que justamente escolhe para iniciar a nova coleção esta fabulosa aventura A Mensagem dos Dakotas em um formato maior que o famoso formato italiano.  E por último, mas não menos importante, também tenho a versão da coleção Storica a Colori em que é mostrada esta aventura. Uma bela edição formato grande e totalmente a cores.
A história é clássica : Tex e seus 03 pards estão a procura de um caminho para forte Benton e acabam por puro acaso chegando a uma aldeia Dakota que fica em um vale um tanto escondido onde eles vivem em total harmonia sendo conduzidos por um abnegado padre. Pelo fato da aldeia ficar longe das trilhas principais, durante o severo inverno, eles acabam isolados do resto do mundo e contam com as provisões do governo para superarem os meses de frio.Mas a ganância de um agente índio corrupto condena toda a tribo a atravessar o inverno sem provisões e a morte pela fome é uma certeza cruel.  É neste cenário que Tex e seus amigos chegam á aldeia de Falcão Negro e acabam representando a salvação para os pobres Dakotas. Logo os amigos se inteiram da situação e depois de providenciarem alimentos para saciar a fome dos Dakotas, Tex e Carson se dirigem ao Forte Benton e posteriormente a Great Fall para encontrarem com o agente responsável pela tribo Dakota. Estamos no inicio da aventura e muitas situações de perigo e emoção ainda esperam pelos leitores no decorrer do restante da história.
O exemplar que a editora Mythos lançou recentemente além de trazer esta fantástica aventura, também traz um texto do articulista e tradutor Julio Schneider muito interessante sobre a obra do desenhista Giovanni Ticci e também alguns detalhes de bastidores que enriquece esta edição, fazendo ela um item imprescindível na coleção de qualquer fã do ranger.
Então, para quem ainda não teve a oportunidade de ler, fica a recomendação : Tex A Noite dos Assassinos!

Jesus Nabor Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário