terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SHAZAM! Leandro Luigi Del Manto - O fã que realizou seus sonhos!



Hoje é aniversário do Leandro Luigi Del Manto e este texto é apenas uma sincera homenagem a este grande profissional!
Batman, Superman, Legião dos Super-heróis, O Sombra, O Questão, Sandman, V de Vingança, Monstro do Pântano, Tarzan, O Fantasma, Dreadstar, Tex Willer, A Liga Extraordinária, Star Trek, Os Novos Titãs, The Spirit, Supremo, Grendel, 30 dias de noite,  Incal, 300, Preacher, Fábulas,  Astro City, Authority, Planetary,  Liberdade, Mundo Sem Fim, Gilgamesh II , Demolidor, Homem  Aranha, Os Quatros Fantásticos,Mandrake,  Orquidea Negra, O Prisioneiro,  Cinder e Ashe,  Slash Maraud,  e a lista poderia seguir por mais dezenas de outros títulos  que ele editou !
Alan Moore, Frank Miller, Will Eisner, Joe Kubert, Garth Ennis, Moebius, Neil Gaiman, John Byrne,  Bonelli, Gallep, Jim Starlin, Gabriel Bá,  Rafael Albuquerque, Fabio Moon, Keith Giffen,  são alguns dos autores que foram editados ou traduzidos por Leandro Del Manto.
Quantos profissionais da área dos quadrinhos podem orgulhar se de um currículo como este? Bem poucos eu diria.  Mas este é o histórico profissional do garoto que escrevia cartas para a redação da linha de super-heróis da Editora  Abril em meados dos anos 80, falando de suas impressões sobre as revistas que o pessoal da Abril estava lançando nas bancas.  Talvez ele não imaginasse que um dia seria ele a responder cartas de fãs de todo o Brasil.
Lembro-me da primeira vez que prestei atenção ao nome do Leandro, foi em um pequeno editorial sobre o lançamento do Cavaleiro das Trevas e sobre Watchmen ! Eu ainda não sabia bem do que ele estava falando, mas o seu tom entusiasmado de fanboy me levava a acreditar que era algo muito bom.  E realmente foi avassalador.  A DC estava com tudo naqueles anos finais da década de 80!
Leandro L Del Manto editou o Superman de John Byrne e diversas outras personagens da DC e Marvel na Editora  Abril, mas seu nome ficaria marcado para sempre no panteão dos quadrinhos brasileiros por ter sido o homem que trouxe o Lorde Moldador para as bancas brasucas. Sim Senhores, foi o Sr. Del Manto quem publicou pela primeira vez no Brasil a revista Sandman, pela Editora Globo, e de uma maneira tão soberba que arrancou elogios do próprio Neil Gaiman e de sua editora na América Karen Berger! Com seus textos e matérias especiais, Del Manto tornou a edição brasileira diferenciada em todo o mundo, ou seja, com seu conhecimento e paixão pelos quadrinhos e cultura pop em geral, Leandro, enriqueceu um produto que por si só já era de uma qualidade superior. Mas  Leandro não se limitou ao Sandman e também trouxe diversos outros grandes títulos para o Brasil enquanto estava na Globo : V de Vingaça, A Guerra de Luz e Trevas, O Prisioneiro, e tantos outros...  Aconteceu o mesmo quando ele editou para a Devir Livraria o titulo Planetary ! Seus textos ajudam a entender e apreciar as complexidades e referências ( homenagens ) que Warren Ellis desfila em cada número da revista e quê, podiam passar batidas entre  leitores não iniciados ao universo dos seriados antigos, monstros japoneses,  teorias quânticas e coisas mil...

  Não sei, sinceramente, se nas últimas três décadas houve um nome no meio editorial brasileiro que tenha a importância de um Leandro Luigi Del Manto.  Acredito que da 2ª geração de fãs que se tornou editor, no Brasil, Leandro é uma estrela da mais alta magnitude e brilho. Falta a meu ver reconhecimento para este profissional.  De seus próprios pares e do fandom em geral... Este texto tem como propósito homenagear este grande cara! Leandro, para o alto e avante !!!!!!!!






Jesus Nabor Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário