terça-feira, 26 de agosto de 2014

QUEM SÃO OS VERDADEIROS GUARDIÕES DA GALAXIA ?




Houve um grupo publicado pela Marvel Comics  no final dos anos 70 que tomou para si a tarefa de defender a Terra e o Sistema Solar da ameaça da raça alienígena Badoon ( eles apareceram nas aventuras do Surfista Prateado ). As aventuras dos Guardiões da Galáxia se passam no seculo XXXI e seus primeiros membros eram : Vance Astro, Charles - 27 , Yondu e Martinex.  Estes eram os primeiros Guardiões da Galáxia aqui apresentamos um pouco da sua história :

No final dos anos sessenta a Marvel, por conta de um contrato, não podia lançar tantos títulos em banca quanto gostaria, e então , com as idéias fervilhando , Stan Lee, precisava de algum veiculo para colocar no papel tantos e quantos personagens novos sua imaginação e a de seus colegas criavam mês a mês. Um destes títulos foi Marvel Super-Heroes presents , que como se pode imaginar servia para que a editora experimentasse com suas novas franquia , testando o mercado em busca de aceitação.  Nesta coleção surge no seu número dezoito o quarteto futurista que irá atender pela alcunha de Guardiões da Galáxia. Com texto de Arnold Drake ( X-men , Doom Patrol ) e arte do lendário Gene Colan ( Drácula, Demolidor, Capitão América, Batman, ), em 22 paginas espetaculares, naquele Setembro de 1968 eram apresentados os Guardiões da Galáxia : Vance Astro , Charlie -27, Youndu e Martinex tem a missão de defender a terra contra a Irmandade Badoon ( malditos répteis asquerosos ).  Porém apesar de contar com os primorosos desenhos de Colan , tudo levava a crer que esta aventura acabaria sendo a única aparição deste inusitado quarteto.
Mas cinco anos depois, em 1974 , agora vivendo uma outra realidade em termos de publicação e distribuição de títulos, a Marvel estava efervescente. Novos títulos, novos formatos, novas séries e coleções apareciam quase que " diariamente". Um destes novos títulos chamava-se Marvel Two-In-One onde o Coisa era o mestre de cerimônias que recebia mensalmente um herói ou um grupo de heróis convidados em aventuras espetaculares. Pois no número 04 desta coleção o nosso velho Olhos Azuis recebe a visita de Capitão América e Sharon Carter e juntos viajam ao futuro para juntarem-se aos Guardiões da Galaxia. Era a volta do mítico quarteto ás paginas da Marvel. Os números quatro e cinco da coleção Marvel Two-In-One receberam o retorno definitivo dos heróis do futuro e lança-los de forma continua seria apenas uma questão de tempo.




E isto viria a acontecer graças ao escritor Steve Gerber ( mais um dos chamados outsider da casa das idéias) que tinha desfrutado muitíssimo escrevendo as aventuras do quarteto futurista e que naquele momento escrevia o título Os Defensores.  Aproveitando que naquele momento o grupo formado por Dr. Destino, Hulk, Valquiria e Falcão Noturno contava com uma edição anual , os chamados Giant-Size - edições com o triplo de paginas das revistas comuns , um verdadeiro Almanaque - Gerber convidou diversos amigos roteiristas para lhe ajudar nesta nova volta dos Guardiões. Gerry Conway, Roger Slifer, Len Wein, Chris Claremont , Scott Edelman  e Tony Isabella juntaram-se para criar o argumento do Giant Size Defender nº 05 que traria o primeiro capitulo de uma saga que prosseguiria nos números 26 a 29 do título mensal dos Defensores onde se concluiria esta longa aventura dos Guardiões e em que também seria apresentado um novo personagem que viria a formar parte do grupo : Águia Estelar. Também neste arco de história, Gerber, num esforço titânico, explicaria a continuidade temporal que levou ao futuro distópico apresentado na continuidade não só dos Guardiões mas também na de outros personagens da Marvel como : Deathlock e Killraven ( este nunca publicado no Brasil). Este croosover com os Defensores cimentou as bases do que viria a se tornar um dos grupos mais " cults" da editora e que não rara vezes participou de grandes sagas cósmicas com outro dos maiores heróis da casa : Os Vingadores. Mas isto, como todos nós  sabemos , já será Uma Outra História.
Então com vocês os verdadeiros Guardiões da Galáxia!


Jesus Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário