sábado, 19 de março de 2016

Cochise - O irmão de Sangue de Águia da Noite

Cochise - O irmão de Sangue de Águia da Noite
Um dos mais importante personagem, daqueles ditos secundários ou de apoio, na saga do Ranger Tex Willer é o chefe Apache Cochise. Criado por G.L.Bonelli a partir da figura real do grande líder apache, o Cochise de Bonelli é um dos grande amigos que Tex tem entre os chefes índios.
Muitos não lembram ou não sabem mas coube ao grande desenhista Letteri a missão de introduzir nas aventuras de Tex o famoso chefe apache Chiricahua. Cochise aparece pela primeira vez no número 83 da edição mensal italiana na aventura chamada A Lança Sagrada (número 25 da série mensal da editora Vecchi).
Aqui no Brasil como não havia a preocupação em publicar as histórias em ordem cronológica, como foram editadas na Itália, nós vimos primeiramente a versão de Galep do lendário chefe Chiricahua na edição número 04 da revista mensal na aventura intitulada Forte Apache(número 100 da edição mensal Italiana).
Letteri criou uma figura imponente, dotada de grande dignidade e carisma. Outro grande desenhista que também retrata de maneira soberba o chefe chiricahua é Erio Nicoló ( na aventura chamada fantasmas do deserto/ a vingança dos Tuareg). Giovanni Ticci também dá uma interpretação poderosa do líder Apache em diversas aventuras repletas de ação.
O Cochise de G.L.Bonelli é um sábio chefe que busca o bem estar de seu povo e tem em Tex Willer, ou melhor, Águia da Noite, o seu grande amigo e irmão de sangue. Ambos os chefes tem o respeito de seus comandados, pois sempre agem com Justiça e bravura nas questões que envolvem o povo vermelho. Bonelli ao criar a personalidade do líder apache decalcou da figura real aqueles aspectos mais favoráveis, como a astucia,bravura, inteligência e carisma do grande chefe. Propositalmente Bonelli deixa de lado o caráter violento e combativo do Cochise real que enfrentou e massacrou diversos inimigos ao longo de sua história.
Esta face do mítico líder guerreiro não ficaria, porém, sem ser representada nos quadrinhos, pois outro grande autor da casa Bonelli também criou sua versão ficcional de Cochise: Gino D´Antonio na sua grande saga Storia Del West (no Brasil chamou-se Epopéia Tri e foi publicada pela editora Ebal). D´Antonio retrata o altivo chefe apache como um homem de estrema inteligência e ferrenha vontade, que tinha todos os homens brancos como seus inimigos. Só havia dois homens brancos em que Cochise confiava, ele costumava dizer:
“Os Apaches não tem amigos brancos. Mas tenho dois inimigos em que posso confiar: Tex Willer e Tom Jeffords, meus irmãos de sangue.”
Jesus Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário