
BATMAN – NA VEIA DO VAMPIRO!
Sempre houve uma associação subliminar entre vampiros e Batman, um herói que foi projetado para assustar seus inimigos, e Bob Kane admitiu que uma de suas inspirações foi o desempenho Bela Lugosi no filme de 1931 Drácula.Então não é muito surpreendente que uma outra interpretação do ator de personagem de Bram Stoker poderia servir como uma fonte para o artista que trouxe de volta Batman para o seu lugar na sombra. Neal Adams, a quem é creditado, graças ao seu estilo realista de desenho, a fama por ter devolvido Batman às suas raízes, cita os filmes de Christopher Lee como uma grande influência. Em 1968, quando Adams começou a imaginar uma nova abordagem para o Batman, Lee estava fazendo sua quarta aparição como Drácula da famosa empresa HAMMER da Inglaterra. Quando viu a agitação, o movimento dramático que Lee criou com o seu manto, Adams disse a si mesmo: “Assim é o jeito que a capa do Batman deve se mover”.
Batman e os vampiros estão conectados desde os primeiros números do titulo DETECTIVE COMICS. Um dos seus primeiros adversários foi o MONGE que vampirizava suas vitimas. Nesta fase do personagem ele chegou a usar uma arma contra os capangas do Monge.
Uma outra aventura interessante contra os chupa-sangue acontece no meio dos anos 70 com a incrivel arte de MIKE GRELL.
A ligação da Transilvânia continuou a fazer sua marca nos próximos anos. Em 1982, o escritor Gerry Conway inventou uma história sinistra, que intercala os dois títulos, tanto Batman como Detective Comics, em que Batman realmente (mesmo que temporariamente) tornou-se um vampiro.Conway pode ter sido inspirado pela oportunidade de trabalhar com o desenhista Gene Colan, que tinha terminado recentemente uma experiência de sete anos desenhando uma série chamada A TUMBA DE DRÁCULA para a rival da DC, MARVEL COMICS. "Eu queria uma oportunidade levar a atmosfera" da tumba para o univeros do cavaleiro de gotyham, disse Colan. "de-me uma boa história de horror e eu vou diverti-me muito fazendo o desenho”. A história mostra um Batman transformado em uma criatura sedenta por sangue. Tudo começa com Dick Grayson e uma misteriosa mulher que ele encontra no campus da universidade. Batman salva a Vicki Vale de um vampirizado Robin, mas não resiste a sede de sangue e acaba matando a um criminoso nas ruas sujas de Gotham. A luta final entre Batman, Noturna e seu irmão acontece em meio as ruinas de uma igreja profanada pelos Vampiros.Infelizmente esta foi mais uma saga do personagem que não foi publicada aqui no Brasil. A abril deixou de fora estas histórias inexplicavelmente pois vinha editando os titulos Batman e Detective Comics ( na revista Superamigos) com aventuras imediatamente anteriores a este arco de história...
Uma década mais tarde, como parte de uma série chamada Elseworlds ( onde personagens conhecidos são retirados de seus “mundos” e levados para os mais variados cenários),o escritor Doug Moench e o artista Kelley Jones retomaram a essa idéia para sua conclusão final, representando um universo alternativo em que Batman completamente sucumbiu à maldição dos mortos-vivos e, finalmente, teve de ser destruído. Chamou-se CHUVA NEGRA, TEMPESTADE DE SANGUE e BRUMA ESCARLATE a trilogia que mostra a luta entre o senhor de Gotham contra o lorde dos Vampiros : Drácula. Publicada no Brasil pela editora ABril e Mythos.
Batman e as crianças da noite tem um longo histórico juntos,não só nos quadrinhos como também na animação. Ja tivemos um especial BATMAN & DRÁCULA e por pouco , muito pouco a Wanner não permitiu que Bruce Timm levasse para a série animada : BATMAN ANIMATED SÉRIE o arco de histórias criado por Conway e Colan.
Quem sabe não veremos em algum próximo episódio de The Brave And the bold um encontro com o Lorde dos Vampiros e o Cavaleiro das Trevas...
Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com