terça-feira, 4 de maio de 2010

TEX E OS NOVOS LÁPIS DE BUENOS AIRES !


Digo sempre que entre os muitos motivos para se colecionar a série Collezione Storica a Colori ( formato grande, 300 paginas em cores de aventuras clássicas , preço convidativo, etc...) os artigos que abrem cada edição são um dos mais fortes! Nestes textos ficamos conhecendo diversos detalhes de bastidores e até mesmo muito da história da Bonelli e dos fumetti em geral. E além disto, para muitos de nós, leitores distantes do centro dos acontecimentos TEXANOS é atravéz de alguns destes textos que podemos descobrir algumas novidades sobre próximos projetos com o Ranger.
É justamente o caso do que trata o "Box" das paginas 12 e 13 da edição número 136 de dita coleção!
Complementando um longo artigo sobre o " Mestre Desaparecido" - Hector G. Oesterheld - o texto nos conta do trabalho de dois grandes desenhistas argentinos ja bastante conhecidos aqui no Brasil : Miguel A Repetto e Ernesto Garcia Seijas e também fala de novos nomes, todos argentinos, que terão seu trabalho ligado ao lendario personagem TEX WILLER...Segue abaixo uma tradução livre do texto do box das paginas 12 e 13 :
MATITE DA BUENOS AIRES !

“Nos últimos anos, dois expoentes ilustres da famosa escola argentina de “Historieta” colocaram seu talento a serviço do grande “Águia da Noite”!

Estamos falando de Miguel A. Repetto e de Hernesto Garcia Seijas. Que mesmo sendo de gerações diferentes ambos trabalharam com o mestre H.G Oesterheld. O primeiro em dezenas de histórias de faroeste e aventuras de batalhas aéreas e o segundo em títulos como Tom de La Pradera e Leon Loco!

Aluno de Alberto Breccia ( aquí acho que pode haver um equivoco,pois Repetto foi discípulo e amigo de ARTURO DEL CASTILLO ) Miguel A Repetto ganhou uma sólida reputação graças a series feitas na Argentina tais como CONRACK, DAN FLYNN, e EL COBRA! Além destas também produziu tiras do AGENTE SECRETO CORRIGAN para o King Features Syndicate que as distribuiu nos Estados Unidos.

Antes de chegar ao TEX, Garcia Seijas, que ja era bastante conhecido na Itália por haver desenhado, entre outras coisas, a série HELENA, Bruno Bianco e o HOMEM DE RICHMOND ( publicado no Brasil no inicio dos anos 80 pela editora VECCHI no titulo HISTÓRIAS DO FAROESTE) todos editados pela EURA EDITORIALE, fez sua estréia na casa BONELLI com uma história de JULIA, em cujo staff entraram também Enio Leguisamon e Alberto Macagno.

O falecido Gustavo Trigo trabalhou durante um longo tempo no titulo policial Bonelli:Nick Raider e também para o terrifico DYLAN DOG, que nos dias atuais conta com o traço de Domingo “cacho” Mandrafina celebre desenhista de CAYENA e SAVARESE!

Atualmente Carlos Gomez, desenhistas deste muitos anos de DAGO – uma série aventureira estilo capa e espada famosa do roteirista argentino Robin Wood, publicada na Itália por Eura Editoriale – está ilustrando uma daquelas edições especiais de TEX chamada TEXONI (TEX GIGANTE )! E outro desenhista, Angel “lito” Fernandez está desenhando um longo episódio destinado a aparecer na coleção MAXI TEX ..."

Como se pode ver, muitas informações importantes que dão conta de que o país irmão segue provendo a casa Bonelli de muitos desenhistas!
Fica a pergunta de sempre : Quando veremos algum artista brasileiro nos créditos principais de algum titulo Bonelli ? ?

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário