domingo, 5 de junho de 2011

DEMOLIDOR - HOMEM SEM MEDO!

DEMOLIDOR – O HOMEM SEM MEDO!

Hoje pela manhã terminei de reler a mini-série O DIABO DA GUARDA, escrita pelo Kevin Sm

ith e muito bem desenhada por Joe Quesada. Confesso que

sempre achei esta aventura pretensiosa, não lembrava bem porque, mas não conseguia compartilhar do mesmo fascínio que alguns amigos fãs do Diabo Vermelho sentiam por este trabalho do Smith. Acho que agora, relendo, descobri o que me incomodou sempre : O vilão!!!!!! A história em si é excelente, a trama pega a gente e não conseguimos deixar de ler cada capitulo em um fôlego só. O mistério e ação bem dosada que Smith impõe em seu texto, aliado a soberba, plástica e explosiva arte de Quesada nos levam até o capitulo final em total escuridão sobre quem será o grande orquestrador de todos os infortúnios pelos quais passa Matt Murdock. E não são poucos. E também há diversas revelações que acabam ficando eclipsadas pela revelação final...

E é aqui, que eu creio que Smith, para mim pelo menos, errou! Mas eu não vou falar nada, os que já leram sabem do que estou falando. Os que não, tem a chance de descobrir uma ótima aventura do Homem Sem Medo. Leiam e depois me digam de sua justiça – como diria um amigo meu!

E com isso, acabei lembrando a primeira revista do Demolidor que li. Foi há muito tempo, muito mesmo. Eu provavelmente deveria ter uns 10 anos, ou seja, lá por 1976. Foi a Demolidor nº 17 da Editora Vecchi ( eu sei disto hoje, claro, na época era só mais um gibi que tinha emprestado) e eu lembro que fiquei fascinado com a história que começava em uma loja de manequins. Curioso que também foi a primeira vez que vi uma revista do Magnus enfrenta os Robôs do genial Russ Manning ( mas esta é outra história...)! Esta foi a primeira aparição do Gladiador, um personagem que iria se tornar importante na história do homem sem medo em um futuro

distante.Lembram que falei da loja de manequins ? Bom, tem um motivo para Stan Lee iniciar uma aventura assim, é que o amigo de Matt, Foggy Nelson justamente está procurando uma fantasia de DEMOLIDOR para impressionar a KAREN PAGE e acaba indo parar na loja de disfarces do GLADIADOR..E o desenhista desta aventura era o grande JOHN ROMITA Sr, um dos maiores desenhistas de todos os tempos. Não tinha como não ficar marcada aquela primeira história do homem sem medo na minha memória.

O Demolidor foi talvez o último dos grandes heróis que Stan Lee criou ainda na chamada era de prata dos quadrinhos- entre 61 e 67 – quando ainda havia uma aura de inocência predominantemente nas aventuras surgidas na casa das idéias. Pouco tempo depois começaria a era de Bronze com surgimento de heróis mais duros e histórias mais sombrias. Chegaria ao titulo o magnífico GENE COLAN e traria toda uma sobriedade, movimento e dinamismo ao titulo do herói cego. Com Gene Colan O homem sem Medo tornar-se-ia maduro e um dos melhores títulos Marvel dos anos 70, pese que nunca tenha realmente obtido um grande sucesso de venda, seguiu firme até receber a atenção de um homem chamado FRANK MILLER. Mas aí, como falamos sempre, já será uma outra história... Há, sim, lembram aquele cara da loja de uniformes? É, o tal do Gladiador, pois bem, se não fosse pelo senhor Miller, não ficaríamos sabendo o nome do individuo: Melvin Potter.

Em 1998 a editora Abril publicou uma edição especial: HOMEM ARANHA: REI DO CRIME ATÉ A MORTE. Uma aventura em que aparece o velho amigão da vizinhança fazendo par com o guardião da cozinha do inferno. Uma história bem bacana que relembra os velhos tempos. Os responsáveis foram STAN LEE, JOHN ROMITA SR.

Pois então, é isto. Fui reler o Diabo da Guarda e acabei lembrando tudo isto...há sim, lembrei também de uma frase que um cara disse, vendo aquele bólido vermelho pulando do alto da ponte do Brooklin: Para fazer isto, ele tem de ser CEGO ou então um HOMEM SEM MEDO!

JESUS FERREIRA
Zonafranca34@hotmail.com

Um comentário:

  1. Eu odiei a mini-série O DIABO DA GUARDA por que Smith e Quesada mataram a Karen, que apesar de tudo foi o verdadeiro amor de Murdock na minha opinião, mais que Electra, mais que Natasha.

    ResponderExcluir