terça-feira, 10 de julho de 2012

AMANHECER VIOLENTO - CLÁSSICO DOS ANOS 80

Ontem, entre uma olhadela nas teorias de Kelsen, Bobbio e Teoria dos Fatos Jurídicos, não pude deixar de perceber que estava "passando" no canal TCM da Sky, um filme clássico das jovens tardes dos anos 80:
Amanhecer Violento - Red Down no original!
                                           Contando com um elenco de jovens atores que viriam a tornar-se ( ou não) grandes astros no decorrer dos anos 90 e 2000:“Amanhecer Violento”, filme de John Milius (“Roma” e “Apocalypse Now”), co-escrito por Kevin Reynolds (“Rapa Nui” e “Conde de Monte Cristo”), foi para a história – e para o Guinness Book de Recordes – como o filme com mais atos de violência por minuto (2.23) na época, tendo submetido os então garotos Patrick Swayze, C. Thomas Howell, Lea Thompson, Charlie Sheen e Jennifer Grey a oito semanas de treinamento militar real.Começa com um professor numa sala de aula de segundo grau, numa cidadezinha americana, glorificando a estratégia militar de um Gengis Khan. Sua palestra é interrompida por inúmeros paraquedistas que pousam no pátio da escola. Assim que pisam em terra firme, passam a atirar. Eles são russos, cubanos, nicaraguenses, salvadorenhos, todos inimigos do grande SATÃ! Mais surreal impossível, imaginar que os estados unidos, grande potencia, poderia ser invadida na "camufla" por estes soldados terceiro mundista.
                                         
                                                Ideologias a parte, este filme é um ótimo exemplo do que era produzido naqueles anos Reagan! Não se presta a grandes análises, apenas puxar a pipoca e curtir...

Jesus Ferreira
zonafranca34@hotmail.com
55-30260950

Um comentário: