segunda-feira, 28 de outubro de 2019

TEX , EL MORISCO , MONSTROS , VISÕES DE HORROR E MAGIA NO VELHO OESTE !


TEX - HORROR E MAGIA NO VELHO OESTE! 
As grandes aventuras de Tex e seus pards inegavelmente são aquelas vividas dentro do ambiente tradicional do que convencionalmente chamamos de “velho oeste”. Aquelas aventuras com os costumeiros cowboys, índios, soldados, xerifes, foras da lei, criadores de gado, os pioneiros, as diligências, os trens, as brigas nos saloons, tiroteios na rua principal, duelos ao entardecer, batalhas nas pradarias, cidades fantasmas, assaltos a bancos e longas perseguições.
Mas a poderosa imaginação de G.L.Bonelli não permitiu que ele fosse limitado por estas convenções e então, o criador de Tex, levou para dentro deste universo do Western clássico, uma verdadeira miríade de situações extraordinárias que acabou conquistando também uma grande legião de fãs; O fantástico e o sobrenatural ganharam espaço no cenário tradicional do oeste selvagem e seres espectrais e fantasmagóricos transitavam lado a lado das figuras tradicionais dos personagens corriqueiros do gênero. Uma das maiores criações dentro destes pressupostos é a figura extraordinária do Bruxo Mouro, El Morisco! Um dos mais antigos e importantes amigos do Ranger, El Morisco está sempre disposto a ajudar os pards nas investigações de casos misteriosos e ele foi responsável por Tex ter vivido uma das mais inusitadas experiências psicodélica da saga do Ranger. ][
Ahmed Jamal (El Morisco) é um estudioso, um cientista Egípcio, mas que escolheu o México para viver ao lado de seu assistente e amigo Eusebio. Profundo conhecedor das ciências ocultas, esteve sempre disposto a desvendar os mistérios das antigas civilizações que habitavam o México antes da chegada dos conquistadores espanhóis. Seus estudos também o levam incontáveis vezes a lugares distantes e sendo considerado também um “homem da medicina” tem grandes amigos entre os Shamans e curandeiros índios, bem como entre os médicos do exercito americano. E é em socorro de um ou de outro que este simpático e astuto “Bruxo” acaba envolvendo-se em grandes aventuras repletas de mistério e perigos, sempre, claro, ao lado de Tex e seus pards.
Lua Vermelha! Lua de Sangue! Lua de Caçador!
À Sombra do Homem-Lobo
Quando a lua cheia surge dominando a noite, ninguém na pequena aldeia de Apaches Broncos está a salvo do terrível Diablero. O ser sobrenatural ataca a todos aqueles que ousam cruzar os seus caminhos. E junto com o Diablero está sempre uma linda mulher, uma jovem feiticeira que domina o estranho ser, a Rainha da Noite. O fascínio que a bela índia causa nos jovens apaches da aldeia dos Broncos faz com que eles a persigam noite adentro, afastando-se da proteção da aldeia e acabando por serem presas fáceis do monstruoso Diablero. A bela feiticeira parece possuir poderes sobrenaturais, pois ela domina uma alcatéia de lobos e comanda também aos terríveis morcegos vampiros chamado de “filhos da noite”. Incapaz de lidar com estes assombrosos inimigos, o chefe da aldeia, Mangos, pede a ajuda de El Morisco – o Bruxo Mouro –que por sua vez convida um militar, também estudioso das ciências ocultas – para lhe acompanhar à aldeia Apache. Por um capricho do destino Tex e seus pards estão no forte quando chega a carta do Bruxo Mouro ao Capitão Walson e eles decidem acompanhar o militar para encontrar seu amigo Morisco. O que se verá a seguir não perde em nada para os melhores filmes de suspense e terror. A viagem do militar e dos pards ao encontro de El Morisco será marcada por diversas situações de verdadeiro perigo, pois a feiticeira Mitla tentará a todo custo impedir que o Capitão Walson encontre-se com El Morisco. Ela vislumbra que se ambos juntarem forças poderão por fim às suas atividades, trazendo mortal perigo até mesmo para o temível Diablero.
O engenhoso roteiro de Bonelli deixa diversas perguntas em aberto ao final desta aventura, pois afinal acabamos não sabendo nada sobre a misteriosa e linda jovem Mitla, apenas que Mitla vive com Guiamas, um gigantesco índio, no interior de um templo em ruínas, em um vale secreto da Serra do osso. Mas nem mesmo qual o grau de parentesco – se é que há algum – dela e de Guimas ou ainda qual o motivo de sua “ maldade”. Bonelli não nos dá nenhuma explicação, deixando para o leitor tirar suas conclusões a respeito do assunto. Isto torna estes personagens ainda mais fascinantes e misteriosos.
Na parte gráfica, Letteri constrói com imagens de composição cinematográficas, digna dos melhores filmes de suspense e terror, um crescendo quase que angustiante, com a ação se desenvolvendo primeiro em um ambiente aberto, com a perseguição dos jovens apaches, a percepção de que eles não estavam sozinhos na noite enluarada, que uma criatura maligna rondava por perto, e por fim, a sugestão ao leitor de que algo terrível aconteceu com o jovem apache, insinuando, sem mostrar explicitamente o horror.

LA YERVA DEL DIABLO!
Esta aventura dos pards contra o Diablero marca o reencontro de Tex e Carson com o misterioso Bruxo Mouro – Lembrando que a primeira vez que os Rangers encontraram EL Morisco foi durante a aventura denominada O Tesouro do Templo. Nesta história G.L. Bonelli utiliza de um enredo até bastante comum nas aventuras de “faroeste”, que é o roubo de gado, para revelar uma trama mais ambiciosa em que uma antiga descendente dos Astecas, a princesa Esmeralda, uma descendente de Montezuma, busca restaurar a grandiosidade dos seus antepassados expulsando os homens brancos, contando para isto com a ajuda de bandidos mexicanos, que por sua vez utilizam uma tribo rebelde Comanche a quem oferecem cogumelos “mágicos” os chamados Fungos Sagrados! E será por conta de um destes fungos que Tex irá viver uma inusitada experiência psicodélica. Mas não nos adientemos...
Chegando a Pilares, Tex e Carson logo procuram pela casa do Bruxo Mouro e após as apresentações, Tex explica o caso dizendo que o Dr. Walson aconselhou que buscasse junto ao Mouro informações sobre os chamados Fungos Sagrados. El Morisco então explica aos Rangers que o fungo provoca naqueles que o ingerem, experiências fantásticas, visões incríveis por conta da substancia alucinógena que contem o fungo, derivada dos frutos do Peyote! Estas alucinações (ou visões) tanto podem ser relacionadas a percepções fantasiosas de acontecimentos ou eventos passados, como também previsões futuras. Tex logo entende o motivo dos índios Comanches terem se aliado ao bandoleiro Fidel Romulio para cometerem os roubos de gado em troca de uma porção de fungos. O chefe dos Comanches ganhou enorme prestigio entre seus índios por controlar os Fungos, que permitem àqueles que os usem, se comunicar com o grande espírito.
Carson, cético como sempre, duvida dos efeitos dos fungos. Então El Morisco oferece aos dois pards a oportunidade de experimentarem os efeitos do alucinógeno. Tex diz a Carson que aceita e que ele irá fazer a experiência sozinho, provando o fungo. Em poucos minutos Tex vivência os efeitos “mágicos” do fungo, proporcionando-lhe, segundo o Bruxo Mouro, uma Consciência Mística, percepções alteradas de informações que estavam armazenadas em seu inconsciente e também uma espécie de Presságio. Os efeitos das visões são presenciados por Carson que se assusta com a reação do amigo. Mas o Mouro acaba explicando aos dois pards o que de fato aconteceu...
É assim que se deu o primeiro encontro entre os pards e o misterioso Bruxo Mouro, nesta aventura repleta de ação e mistério. O Templo Asteca, e o seu fabuloso tesouro, permaneceu inalcançável para todos aqueles que tentaram profanar suas galerias. A bela Esmeralda garantiu que ninguém tivesse acesso à tumba sagrada e aos subterrâneos onde se encontravam os misteriosos fungos. Estes mesmos fungos são encontrados pela Rainha da Noite e este mesmo templo, no vale escondido, serviu de abrigo para Mitla e seu companheiro Guimas, fazendo assim um perfeito link entre as duas aventuras. Mais uma vez fica comprovada a incrível capacidade de Bonelli para desenvolver seus roteiros perpassando diversas linhas argumentais. Mesmo trabalhando com assuntos corriqueiros ao gênero Western, como o roubo de gado, os confrontos entre soldados e índios, Bonelli encontra espaço para apresentar aos leitores elementos estranhos que enriquecem suas histórias. O conhecimento enciclopédico do roteirista é usado para dar credibilidade e fundamentação aos seus textos.
A Lincantropia, as antigas civilizações e os efeitos das drogas alucinógenas são o tema destas duas aventuras, mas que não ficam em primeiro plano, pois o compromisso dos autores é alcançar para seus leitores uma história repleta de ação e suspense. Mesmo que o cenário seja o já muitas vezes utilizado, G.L.Bonelli parece renovar a mesma e velha formula. Entre um tiro e outro, entre uma cena de ação desenfreada, há espaço para considerações, como as do bom Bruxo Mouro junto ao chefe Bronco, sobre as motivações da jovem Mitla. Ou ainda, a explicação à Tex e Carson dos efeitos do Peyote.
Outra curiosidade sobre estas duas aventuras diz respeito às inimigas enfrentada pelos Rangers. Tanto Mitla como Esmeralda acabam sucumbindo ao seu destino sem que os pards tenham uma participação direta no fato. Tex, alias, tem até mesmo certa admiração sobre a personalidade de Mitla chegando a dizer que gostaria de poder interrogá-la sobre seus misteriosos poderes. Mas Carson e principalmente Jack Tigre não partilham das mesmas intenções do amigo. Diablero e o Tesouro do Templo são duas clássicas histórias que em nada perdem para as melhores elencadas nas listas das mais lembradas de todos os fãs e assim Mitla e Esmeralda estão para sempre no panteão das grandes inimigas de Tex.



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