As grandes aventuras de Tex e seus pards inegavelmente são aquelas vividas dentro do ambiente tradicional do que convencionalmente chamamos de “velho oeste”. Aquelas aventuras com os costumeiros cowboys, índios, soldados, xerifes, foras da lei, criadores de gado, os pioneiros, as diligências, os trens, as brigas nos saloons, tiroteios na rua principal, duelos ao entardecer, batalhas nas pradarias, cidades fantasmas, assaltos a bancos e longas perseguições.


Lua Vermelha! Lua de Sangue! Lua de Caçador!
À Sombra do Homem-Lobo
Quando a lua cheia surge dominando a noite, ninguém na pequena aldeia de Apaches Broncos está a salvo do terrível Diablero. O ser sobrenatural ataca a todos aqueles que ousam cruzar os seus caminhos. E junto com o Diablero está sempre uma linda mulher, uma jovem feiticeira que domina o estranho ser, a Rainha da Noite. O fascínio que a bela índia causa nos jovens apaches da aldeia dos Broncos faz com que eles a persigam noite adentro, afastando-se da proteção da aldeia e acabando por serem presas fáceis do monstruoso Diablero. A bela feiticeira parece possuir poderes sobrenaturais, pois ela domina uma alcatéia de lobos e comanda também aos terríveis morcegos vampiros chamado de “filhos da noite”. Incapaz de lidar com estes assombrosos inimigos, o chefe da aldeia, Mangos, pede a ajuda de El Morisco – o Bruxo Mouro –que por sua vez convida um militar, também estudioso das ciências ocultas – para lhe acompanhar à aldeia Apache. Por um capricho do destino Tex e seus pards estão no forte quando chega a carta do Bruxo Mouro ao Capitão Walson e eles decidem acompanhar o militar para encontrar seu amigo Morisco. O que se verá a seguir não perde em nada para os melhores filmes de suspense e terror. A viagem do militar e dos pards ao encontro de El Morisco será marcada por diversas situações de verdadeiro perigo, pois a feiticeira Mitla tentará a todo custo impedir que o Capitão Walson encontre-se com El Morisco. Ela vislumbra que se ambos juntarem forças poderão por fim às suas atividades, trazendo mortal perigo até mesmo para o temível Diablero.
O engenhoso roteiro de Bonelli deixa diversas perguntas em aberto ao final desta aventura, pois afinal acabamos não sabendo nada sobre a misteriosa e linda jovem Mitla, apenas que Mitla vive com Guiamas, um gigantesco índio, no interior de um templo em ruínas, em um vale secreto da Serra do osso. Mas nem mesmo qual o grau de parentesco – se é que há algum – dela e de Guimas ou ainda qual o motivo de sua “ maldade”. Bonelli não nos dá nenhuma explicação, deixando para o leitor tirar suas conclusões a respeito do assunto. Isto torna estes personagens ainda mais fascinantes e misteriosos.

LA YERVA DEL DIABLO!
Esta aventura dos pards contra o Diablero marca o reencontro de Tex e Carson com o misterioso Bruxo Mouro – Lembrando que a primeira vez que os Rangers encontraram EL Morisco foi durante a aventura denominada O Tesouro do Templo. Nesta história G.L. Bonelli utiliza de um enredo até bastante comum nas aventuras de “faroeste”, que é o roubo de gado, para revelar uma trama mais ambiciosa em que uma antiga descendente dos Astecas, a princesa Esmeralda, uma descendente de Montezuma, busca restaurar a grandiosidade dos seus antepassados expulsando os homens brancos, contando para isto com a ajuda de bandidos mexicanos, que por sua vez utilizam uma tribo rebelde Comanche a quem oferecem cogumelos “mágicos” os chamados Fungos Sagrados! E será por conta de um destes fungos que Tex irá viver uma inusitada experiência psicodélica. Mas não nos adientemos...

Carson, cético como sempre, duvida dos efeitos dos fungos. Então El Morisco oferece aos dois pards a oportunidade de experimentarem os efeitos do alucinógeno. Tex diz a Carson que aceita e que ele irá fazer a experiência sozinho, provando o fungo. Em poucos minutos Tex vivência os efeitos “mágicos” do fungo, proporcionando-lhe, segundo o Bruxo Mouro, uma Consciência Mística, percepções alteradas de informações que estavam armazenadas em seu inconsciente e também uma espécie de Presságio. Os efeitos das visões são presenciados por Carson que se assusta com a reação do amigo. Mas o Mouro acaba explicando aos dois pards o que de fato aconteceu...

A Lincantropia, as antigas civilizações e os efeitos das drogas alucinógenas são o tema destas duas aventuras, mas que não ficam em primeiro plano, pois o compromisso dos autores é alcançar para seus leitores uma história repleta de ação e suspense. Mesmo que o cenário seja o já muitas vezes utilizado, G.L.Bonelli parece renovar a mesma e velha formula. Entre um tiro e outro, entre uma cena de ação desenfreada, há espaço para considerações, como as do bom Bruxo Mouro junto ao chefe Bronco, sobre as motivações da jovem Mitla. Ou ainda, a explicação à Tex e Carson dos efeitos do Peyote.

Nenhum comentário:
Postar um comentário